Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Trabalho híbrido surgiu como uma alternativa que faz junção do home office e do trabalho presencial, mas ele causa mais impactos do que o teletrabalho por si só

O trabalho híbrido é um modelo de trabalho que fornece aos seus funcionários a possibilidade de trabalhar em casa pelo menos um dia na semana. No trabalho híbrido, os trabalhadores têm contato com uma rotina dentro e fora do escritório. Apesar dessa ideia existir há anos, ela só foi difundida em larga escala durante a pandemia do coronavírus. 

Como surgiu o trabalho híbrido? 

Antes da pandemia da Covid-19, já se discutia a respeito da implementação do trabalho híbrido. Empresas que buscavam renovar seus escritórios estavam em busca de entender melhor o modelo. Porém, sua implementação em grande escala só veio acontecer depois que o mundo parou, na pandemia do coronavírus.

Logo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou a pandemia da Covid-19, as pessoas começaram a se isolar. Para que todos pudessem ficar seguros, sem risco de infecção, adotou-se o trabalho remoto, também conhecido como home office ou teletrabalho. O trabalho remoto consiste em trabalhar de casa ou qualquer outro lugar que ofereça a possibilidade de realizar tarefas.

Com o home office, os trabalhadores deixaram os escritórios e passaram a ter mais tempo em suas residências. Essa medida permitiu que milhares de pessoas ao redor do mundo conseguissem se proteger do contato com a Covid-19. No entanto, conforme o cenário da pandemia avançou, vacinas começaram a chegar e casos diminuíram, o mercado mostrou uma necessidade de mudar esse modelo. 

Com tantos estudos mostrando os benefícios do home office, não se sabe o porquê de alguns empregadores quererem retomar o modelo pré-pandemia. Ainda assim, com a liberação das atividades presenciais, muitos locais já retornaram com o trabalho no escritório.

Tipos de trabalho híbrido 

Local de trabalho com trabalho remoto limitado

Neste tipo de trabalho híbrido, os trabalhadores precisam fazer contato com o escritório todos os dias. Eles precisam comparecer ao local para sessões de treinamento, atender a reuniões, colaborações e briefings

Local de trabalho com trabalho híbrido em maior quantidade

Nessa situação, o funcionário tem o direito de trabalhar alguns dias em casa e no escritório. A quantidade de dias dentro e fora do local de trabalho geralmente é determinada pela empresa. O escritório continua disponível nos dias em que os funcionários estão em casa, no entanto, não é usado.

Trabalho digital antes do escritório físico

Para esse cenário, o que importa é o âmbito digital. A empresa conta com tecnologias e aplicativos que permitem a comunicação da equipe à distância, assim, mantendo o trabalho remoto durante a maior parte do tempo. Porém, ainda é mantida a existência de um escritório físico para casos de reuniões urgentes ou necessidade de armazenar material de trabalho.

Digital sem escritório

A única diferença entre essa opção e a anterior é que ela não conta com um local de trabalho físico. Ou seja, todos os funcionários trabalham remotamente, e contam com plataformas digitais para armazenar dados da empresa e se comunicar. 

Diferença de trabalhos híbridos 

Trabalho híbrido: neste caso, os funcionários se dividem em uma rotina dentro e fora do escritório. Onde todos trabalham um dia em casa e outro na empresa;

Trabalho híbrido de casa: já neste cenário, uma parcela dos trabalhadores ficam em modelo 100% remoto, enquanto a outra parcela trabalha 100% presencial. 

Cuidados ao se criar um ambiente de trabalho híbrido 

Um ambiente de trabalho híbrido que não tem organização e coordenação corretas está fadado ao fracasso. Para que o modelo seja aplicado a seu escritório, ele precisa ser bem pensado antes. Isso porque o trabalho híbrido pode causar burnout nos funcionários, quando aplicado de maneira errada.

Quando o trabalhador se encontra em uma rotina de mudanças constantes, ele pode apresentar dificuldades em se acostumar com ela. O trabalho híbrido faz com que os trabalhadores tenham que se organizar dentro de casa e dentro do escritório da empresa. O que pode causar uma confusão em sua rotina,  gerando acúmulo de tarefas e estresse.

 Antes de iniciar o modelo de trabalho híbrido, faça as seguintes perguntas:

  • Todos vão ser incluídos no modelo? Se não, como aqueles que ficarão de fora se sentirão?
  • Aqueles que trabalham de maneira remota se sentirão incluídos na dinâmica da empresa?  
  • É possível evitar a desigualdade entre os funcionários?
  • Todos os funcionários conseguem colaborar de forma efetiva?

Esses questionamentos são essenciais para manter o ambiente de trabalho híbrido, harmonioso e saudável para todos. 

Como iniciar seu projeto de trabalho híbrido?

Estabelecer diretrizes claras desde o início

Antes de mais nada, é preciso determinar quais funções podem ser feitas no modelo de trabalho híbrido. Não se esqueça de checar se existe um número de dias específicos em que os funcionários podem estar no escritório. Dessa forma, fica mais fácil montar a rotina da empresa.

Comunique-se

Uma das bases essenciais para o trabalho híbrido é a comunicação. A presença de canais de comunicação e reuniões são necessárias para uma boa relação entre a equipe. Certifique-se de que, mesmo durante o trabalho remoto, todos estão em contato.

Tratar todos igualmente

Todos os funcionários devem receber o mesmo tratamento, mesmo durante o trabalho híbrido. Assim, eles precisam ser tratados da mesma maneira em que são tratados quando estão presencialmente, sem funções extras ou menos funções que o normal.

Crie eventos de socialização

Em um cenário de trabalho híbrido pode ser difícil socializar com um colega de empresa. Para isso, é possível planejar eventos de socialização entre os funcionários. Convide seus empregados para um almoço, um jantar ou uma confraternização durante o horário de trabalho. Faça com que todos se sintam incluídos e aceitos dentro do ambiente de trabalho híbrido

Benefícios do trabalho híbrido 

Atrai diferentes talentos: com a pandemia, muitas pessoas aderiram ao trabalho híbrido ou remoto, o que significa que a gama de talentos disponíveis para contratar é maior;

Melhora a imagem da empresa: oferecer trabalho híbrido significa inovar no modelo de trabalho, mostrando que a empresa tem um pensamento mais progressivo e flexível;

É mais barato: um local de trabalho híbrido é mais barato, pois pode ser reduzido ou contar com menos gastos do que com a equipe toda presencial;

O trabalho híbrido diminui a pegada de carbono das empresas?

A revista Financial Times realizou pesquisas que mostram a eficiência do trabalho híbrido na redução das emissões de gases de empresas. Segundo o estudo, o impacto do trabalho híbrido não é significativo. Afinal, o escritório continua funcionando mesmo nos dias em que o funcionário não vai trabalhar.

Quando o trabalhador volta para trabalhar em casa, o escritório continua consumindo energia e ar-condicionado. Como complementação a isso, a casa do funcionário também consome mais energia, já que ele está trabalhando remotamente. Ou seja, os dias de trabalho presencial praticamente cancelam o efeito das emissões.

Ao contrário do trabalho híbrido, o home office tem potencial significativo na redução das emissões de gases. Isso porque, nesses cenários, o escritório físico da empresa quase não é usado ou simplesmente não existe. Esse fator acaba gerando uma economia de energia que impacta diretamente as emissões de carbono.