Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Seguir um estilo de vida minimalista pode parecer difícil, mas possui vantagens

O estilo de vida minimalista prega eliminar tudo que é excesso na vida das pessoas. Ou seja, se livrar de objetos materiais e situações desnecessárias que podem estar ocupando demais a sua rotina. Os seguidores do estilo de vida minimalista acreditam que quanto menos, melhor. Assim, o indivíduo valoriza o pouco que tem.

Em um mundo onde o consumo é incentivado a todo momento por meio de comerciais e influenciadores, seguir um estilo de vida minimalista é um ato de coragem. Afinal, pode ser um processo doloroso lutar contra todas as forças sociais que impõem o consumo exagerado.   

Seguir um estilo de vida minimalista é muito mais do que ter menos objetos dentro de casa, é sobre cuidar da natureza e ter mais tempo para aproveitar a família e os amigos. Quando se gasta menos tempo e dinheiro indo às compras, é possível economizar e ainda ter tempo de qualidade com aqueles que se ama.

Engana-se quem pensa que ter um estilo de vida minimalista é uma moda passageira e atual. Na verdade, durante toda a existência humana, o minimalismo se fez presente. Oss monges budistas, por exemplo, pregam o estilo de vida minimalista há muitos anos e acreditam no seu poder de influência em uma vivência de qualidade. 

Estilo de vida minimalista e o meio ambiente 

Ter um estilo de vida minimalista não é nada radical, na verdade, é algo comum, leve e prático. O minimalismo tem um impacto positivo quando se trata de diminuir resíduos de consumo no meio ambiente. Quando você deixa de comprar algo desnecessário, você também deixa de descartá-lo.

Logo, uma pessoa que segue um estilo de vida minimalista consegue chegar próximo a um estilo de vida de zero desperdício. Atitudes assim ajudam a reduzir o lixo no planeta. Se cada indivíduo optar viver apenas com o básico para a sua existência, o meio ambiente não sofrerá mais com a alta demanda de seus recursos. Já que não será preciso produzir em quantidades exageradas.

Inicialmente, adotar um estilo de vida minimalista pode parecer desafiador. Ainda mais em uma sociedade onde o consumo é promovido a todo segundo. No entanto, com vontade, boas intenções e dedicação, qualquer um pode viver apenas com o necessário. Ao entrar em uma rotina minimalista, o indivíduo tem benefícios para a sua vida, e não só para o meio ambiente. 

Benefícios de ter um estilo de vida minimalista

Os resultados positivos de se ter um estilo de vida minimalista são vários.

A redução do desperdício e o aumento do tempo livre podem melhorar a qualidade de vida. 

Confira outros benefícios de um estilo de vida minimalista:

  • Menos objetos em casa, menos desarrumação e menos tempo gasto na limpeza;
  • O minimalismo permite que a pessoa foque em suas prioridades;
  • Uma vida minimalista, com menos bagunça, reduz o estresse psicológico, segundo estudo de 2009;
  • Um estilo de vida minimalista tem impacto nas finanças, e permite que a pessoa consiga economizar dinheiro;
  • Reduz o desperdício;
  • Mais produtividade, já que não é preciso gastar tempo com coisas desnecessárias;
  • Mais tempo com a sua família;
  • Aprender que não é preciso muito para ser feliz;
  • Possuir objetos de alta qualidade, menos é melhor e o melhor é melhor;
  • Não se apegar aos bens materiais;
  • Mais tempo para descansar;
  • Viver em lugares menores ou se desprender da vida em um lugar só.

Dicas para adotar um estilo de vida minimalista

Como foi dito anteriormente, ter um estilo de vida minimalista pode não ser tão fácil quanto parece. A sociedade é constantemente incentivada a consumir mais do que necessita e isso pode ser tentador para quem ainda está iniciando seu estilo de vida minimalista. Pequenos passos  são essenciais para começar no minimalismo. 

Confira a seguir algumas dicas de como iniciar seu estilo de vida minimalista:

Qualidade na compra e não quantidade 

Um estilo de vida minimalista não acaba completamente com as compras. Na verdade, uma pessoa minimalista opta por compras mais duradouras e de boa qualidade. Ao escolher um produto, não olhe apenas o preço, mas também a sua qualidade. Um bom produto que vai durar muito tempo e é atemporal (principalmente roupas) é a chave para evitar o consumo recorrente.

Invista em objetos reutilizáveis

Ao comprar utensílios para sua casa e sua rotina, opte sempre por aqueles que podem ser reutilizados. Ou seja, ao comprar um café na cafeteria peça para o vendedor usar o seu copo para preparar o pedido. Em vez de usar sacolas de plástico do mercado, use ecobags que podem ser reutilizadas toda a vez que você for às compras. 

Uma boa prática para quem quer ter um estilo de vida minimalista é reutilizar o que poderia ser desperdiçado. Por isso, ao arrumar sua casa, verifique a possibilidade de reciclar materiais que seriam descartados. 

Valorize experiências 

Um conceito comum para quem vive um estilo de vida minimalista é a valorização das experiências. Para essas pessoas, o mais importante não é ter os carros, roupas e celulares mais caros, e sim, ter experiências incríveis. Por isso, esses indivíduos preferem investir em cursos e viagens que vão agregar a sua vivência. 

Não compre produtos desnecessários

Antes de comprar algo, pergunte-se: “Eu realmente preciso disso?”. Se a resposta for não, então talvez seja melhor deixar de lado. Compras desnecessárias são grandes geradoras de resíduos, e podem aumentar mais ainda o seu desperdício. Desta forma, sempre escolha gastar dinheiro com o necessário.

Aprecie aquilo que você já tem 

Pratique gratidão pelas coisas que você já tem. Em vez de ficar olhando as redes sociais e desejando as coisas que você não pode ter, seja grato pelo o que já conquistou. Tentar praticar a gratidão pode fazer com que você se sinta mais positivo para o que a vida tem para lhe oferecer. Além disso, o sentimento ajuda a reduzir a vontade de gastar dinheiro em coisas desnecessárias.

Deixe de lado o que você não pode controlar 

Aproveite o que você pode fazer, com aquilo que você tem. Ou seja, não fique se lamentando por não poder ter aquela roupa cara ou não ir para uma viagem super chique. Em vez disso, aproveite cada segundo das suas oportunidades e as valorize. Desta forma, você pode ser feliz com o que pode controlar, e vai deixar de desejar o que não pode.