Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

O consumo de groselha-negra pós-refeição pode ajudar na redução de açúcar no sangue e evitar derrames

Groselha-negra é uma fruta que nasce em arbusto, ela é conhecida por sua cor roxa escura que remete à jabuticaba. Além de seu gosto azedo, a groselha-negra tem propriedades benéficas para a saúde. Uma delas é a capacidade de controlar o açúcar no sangue depois das refeições.

Essa fruta é nativa do norte e centro da Europa, mas também pode ser encontrada em algumas regiões da Sibéria. A groselha-negra faz parte da família das bagas, assim como a amora, o morango e a cereja. Essas frutas são alimentos essenciais para uma dieta saudável. Elas são ricas em vitaminas, minerais e fibras necessários para a vida humana.

Produção no mundo

A Indonésia e as Filipinas são as atuais maiores produtoras mundiais da groselha-negra. No entanto, o Brasil não fica muito atrás, já que ele é o quarto lugar no ranking de maiores produtores e exportadores do produto. A indústria também vem crescendo cada vez mais devido ao investimento que tem recebido dos produtores rurais do país, de regiões como Sul e Sudeste, principalmente Minas Gerais. 

Benefícios da groselha-negra

A groselha-negra possui diversas propriedades benéficas à saúde. Ela contém vitamina A, B5, B6, B1 e vitamina E, porém o nutriente mais importante e em maior quantidade é a vitamina C. Na groselha-negra se encontra quatro vezes mais vitamina C do que em uma laranja, o que auxilia o metabolismo de proteínas e a formação de colágeno. 

Trabalha como anti-inflamatório 

O uso de óleo de sementes de groselha-negra tem poder anti-inflamatório no corpo humano. Isso se deve à presença de ômega-6, também chamado ácido gama linolênico (GLA). Em companhia do pigmento vegetal chamado antocianina, o GLA consegue reduzir dores nas juntas,  rigidez e danos nos músculos.

É amiga do coração

Devido a sua grande quantidade de potássio e GLA, a groselha-negra pode ajudar na luta contra danos e o acúmulo de placas de gordura nas veias e artérias. Desta forma, ela consegue evitar problemas de saúde como dor no peito, AVC e infarto. O suco de groselha-negra também consegue auxiliar o corpo na redução da pressão sanguínea.

Ajuda no cuidado da pele  

Não existem muitos estudos que comprovem a eficácia da utilização de óleo de semente de groselha-negra no tratamento de pele. Entretanto, um instituto estadunidense, chamado National Psoriasis Foundation, recomenda que o óleo da fruta seja usado para o tratamento dos sintomas da psoríase. Isso porque o óleo da semente da groselha-negra auxilia na redução do crescimento e desenvolvimento das manchas da doença, podendo ser aplicado na pele seca ou quando ela coça.

O antioxidante presente na composição da groselha-negra é responsável por contribuir no retardamento do envelhecimento das células. Desta maneira, pode ser utilizado na rotina diária de cuidados da pele, para quem gosta de fazer skincare

Melhora o sistema imunológico

Como já foi mencionado, a groselha-negra é rica em vitamina C, antioxidantes e antocianina. Tudo isso combinado consegue reforçar o sistema imunológico, sendo uma ótima opção para quem está sofrendo com garganta seca, inflamada ou com pequenos sintomas de febre. 

A groselha-negra também possui propriedades antivirais, anti-toxinas, antissépticas e antimicrobianas.

Pode diminuir o açúcar no sangue 

Um estudo realizado pela revista British Journal Of Nutrition, comprovou que  a groselha-negra tem efeito significativo na diminuição de açúcar no sangue após as refeições. Os resultados mostraram que todos os participantes da pesquisa que consumiram a fruta tiveram uma alteração na glicose e insulina no sangue.

Outros estudos da área também já haviam provado que ao aderir bagas à alimentação, algumas pessoas apresentaram maior redução de açúcar no sangue. Frutas escuras, como a groselha-negra, foram as que mais mostraram resultados positivos.

Como utilizar groselha-negra

Apesar de não ser tão comum encontrar groselha-negra em receitas do dia a dia, é possível inseri-la na alimentação diária. Algumas formas de consumir e utilizar a fruta são por meio do fruto seco, óleos, pílulas, cápsulas e pó. Existem algumas receitas, como a mencionada a seguir, que levam groselha-negra em sua composição. Confira: 

Aprenda a fazer geleia de groselha-negra 

  • Preparação: 30 minutos
  • Cozimento: 30 minutos

Ingredientes

  • 600 gramas da fruta groselha-negra
  • 400 gramas de açúcar mascavo
  • 1 limão
  • 100 ml de água

Preparação

Passo 1 

Espalhe a groselha-negra sobre uma caçarola e acrescente a água. Deixe ferver no forno por aproximadamente 5 minutos, até que a fruta esteja parecendo uma polpa volumosa. Depois retire do forno e deixe esfriar por um tempo.

Passo 2

Se você está em busca de uma geleia mais suave, leve a groselha-negra para uma peneira e esmague ela até que os pedaços se separem do resto em uma tigela. Caso queira uma geleia com pedaços é só manter ela como está e adicionar os 400 gramas de açúcar a cada 500 gramas de polpa. 

Passo 3

Adicionar o suco de limão ao resto e mexer no fogo até dissolver o açúcar. Deixar o fogo alto e esperar ferver por 10 minutos, depois desse tempo mexer na polpa, se ela se enrugar então já está pronta, caso não, volte a ferver por mais 2 minutos.

Passo 4 

Assim que finalizada, deixe esfriar por dez a quinze minutos e então mexa para distribuir a fruta. Em seguida, coloque dentro de potes. A geleia pode ser mantida no pote por aproximadamente 6 meses.