Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Cogumelo portobello é uma variedade da mesma espécie que o champignon e uma ótima opção para receitas grelhadas e assadas

Cogumelo portobello (Agaricus bisporus) é uma variedade da mesma espécie que o champignon, sendo uma versão mais madura e crescida. Ele é um cogumelo comestível, um dos mais amplamente disponíveis no mercado e uma boa fonte de proteína, antioxidantes e nutrientes. Por causa desses nutrientes e substâncias, o cogumelo portobello proporciona benefícios à saúde e pode ser uma fonte promissora de novos tratamentos medicinais. Conheça benefícios e receitas a seguir!

Benefícios do cogumelo portobello

O cogumelo portobello possui polissacarídeos que têm efeitos antioxidantes e que estimulam o sistema imunológico. Além disso, ele é rico em niacina, uma vitamina que faz parte das vitaminas do complexo B, que têm importante papel no controle do colesterol, saúde da pele, circulação sanguínea e produção de energia.

O cogumelo cogumelo portobello também é rico em outras vitaminas e nutrientes, incluindo selênio, potássio, fósforo e magnésio. Ele possui atividade anti-inflamatória, antimicrobiana, anticâncer, pode ajudar no tratamento de doenças cutâneas e colaborar com a saúde intestinal.

Uma revisão de pesquisas constatou que o cogumelo portobello também é útil contra doenças do coração e diabetes, podendo ser uma fonte promissora de novos tratamentos medicinais e desenvolvimento de medicamentos. 

Receitas com cogumelo portobello

receitas com cogumelo portobello
Foto de azerbaijan_stockers no Freepik

Uma das preparações mais comum e clássica com o cogumelo portobello é assá-lo ou fazê-lo grelhados. Receitas assim são ótimas opções, por exemplo, para os veganos e vegetarianos em um churrasco. Eles podem ser consumidos com algum acompanhamento ou servirem de base para outras receitas, como uma mini pizza.

Cogumelo portobello assado

Ingredientes

  • 3 cogumelos portobello (com as hastes removidas);
  • 3 colheres de sopa de molho de soja;
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico;
  • 1 dente de alho picado;
  • 1 colher de chá de sálvia fresca picada;
  • 1 colher de chá de folhas frescas de tomilho.

Modo de preparo

Use uma toalha para esfregar suavemente os cogumelos portobello para remover qualquer sujeira. Em seguida, em um recipiente que irá ao forno, coloque-os com a parte do “caule” (que já foi removida) virada para cima.

Em outra tigela, misture molho de soja, vinagre, alho, sálvia e tomilho. Depois, use uma colher para despejar essa mistura sobre os cogumelos, esfregando o molho na parte externa também, deixando-os bem cobertos com a mistura.

Deixe os cogumelos marinarem por cerca de 15 minutos enquanto o forno pré-aquece a 200 ºC. Depois desse período, asse os cogumelos por 15 minutos e, em seguida, use uma espátula para virá-los e leve-os ao forno por mais 15 minutos. Chegando ao fim, você pode servi-lo quente com seus acompanhamentos favoritos. 

Pizza de cogumelo portobello 

Ingredientes

  • 3 cogumelos portobellos grandes (limpos e com caules removidos);
  • Azeite; 1/4 de colher de chá de alho em pó;
  • 1/4 de colher de chá de manjericão seco;
  • 1/4 de colher de chá de orégano seco;
  • 1 xícara de molho de pizza;
  • 1/2 xícara de vegetais mistos de sua preferência (tomate, pimentão, cebola, etc);
  • Queijo parmesão (se for vegano, é só substituir por um queijo vegano).

Modo de preparo

Comece colocando o forno para pré-aquecer a 200 ºC. Insira os cogumelos limpos em uma assadeira e regue-os levemente, pegando os dois lados, com um pouco de azeite. Polvilhe com alho em pó, manjericão e orégano. Em seguida, leve ao forno por cinco minutos.

Enquanto espera, prepare os vegetais e o molho para a pizza. Retire os cogumelos, cubra-os com a quantidade desejada de molho, vegetais e uma pitada de queijo. Asse por cerca de 15 a 20 minutos ou até que os vegetais estejam quase cozidos. Por fim, sirva com manjericão fresco, pimenta e mais queijo!