Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Rica em antioxidantes e nutrientes benéficos para a saúde, jabuticaba pode ser a opção ideal de lanche no seu dia a dia

Imagem editada e redimensionada de Paulo4718, disponível no Wikimedia e licenciada sob CC-BY 2.0

A jabuticaba, ou jaboticaba, é o fruto da jabuticabeira (Plinia cauliflora), uma árvore subtropical Plinia cauliflora, da família Myrtaceae. A planta é nativa da Mata Atlântica e de regiões montanhosas do sul do Brasil, mas cresce também em vários estados, como Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais, e outros países da América Latina, como Bolívia, Assunção, Paraguai, Uruguai e nordeste da Argentina. Pequena e fácil de ser cultivada, a jabuticabeira é uma das árvores frutíferas mais populares em pomares domésticos no nosso país.

Fontes de vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, fibras, ferro, potássio e selênio, a jabuticaba tem ação antioxidante e contém poucas calorias. Por isso, é considerada uma fruta muito benéfica para a saúde. A jabuticaba pode ser consumida in natura e também utilizada na preparação de geleias, licores, aguardentes e vinhos.

A palavra jabuticaba é derivada da palavra tupi, jaboti, que significa tartaruga, porque a polpa branca do fruto remete à gordura do animal. Cauliflora vem de caulifloria, o que significa que os frutos e flores crescem diretamente na casca ou sob a casca ao longo do tronco.

Benefícios da jabuticaba para a saúde

Na medicina popular, a jabuticaba tem sido utilizada no tratamento de hemoptise, asma, diarreia e disenteria, bem como em gargarejos para inflamação crônica das amígdalas. A fruta da jabuticabeira contém compostos semelhantes aos das uvas, cranberries e outras espécies semelhantes, incluindo propriedades antienvelhecimento, anti-inflamatórias e antioxidantes. Conheça mais benefícios da jabuticaba para a sua saúde.

1. Alivia a dor de garganta

Graças às sua ação anti-inflamatória, o suco de jabuticaba com água morna pode ajudar a acalmar a dor de garganta. Além disso, a vitamina C encontrada na fruta contribui no combate à infecção.

2. Promove a saúde digestiva

O alto teor de fibras da jabuticaba auxilia na regularização dos movimentos intestinais e na prevenção da prisão de ventre. Os nutrientes desta fruta ajudam na digestão e também na limpeza e desintoxicação do intestino.

3. Mantém ossos e dentes fortes

Altos níveis de cálcio, potássio e magnésio nesta fruta são benéficos para os ossos e dentes. Esses minerais ajudam a fortalecer os ossos e a prevenir doenças como a osteoporose.

4. Alivia a artrite

Por causa de suas poderosas propriedades anti-inflamatórias, a jabuticaba é útil no alívio da artrite e outros distúrbios relacionados à inflamação.

5. Favorece a perda de peso

Se você está seguindo uma dieta de baixas calorias, a jabuticaba pode ser o lanche ideal para o seu dia a dia. Ela tem baixo teor de carboidratos e está repleta de vitaminas, minerais e proteínas. Essa combinação é excelente para favorecer a perda de peso.

6. Ajuda no tratamento da asma

A jabuticaba é composta por alguns compostos ativos que podem ajudar a abrir as vias respiratórias brônquicas, o que é muito benéfico para os asmáticos.

7. Tem propriedades antitumorais

A jabuticaba é muito popular por seus poderosos efeitos antioxidantes, por causa da presença de compostos fenólicos, como as antocianinas. As antocianinas, que atuam como potentes antioxidantes, também têm ação anti-inflamatória e anticancerígena. Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres responsáveis ​​por causar danos às células e mutações no DNA.

8. Acelera o processo de cura

A alta quantidade de vitamina C presente na jabuticaba atua no organismo aumentando a imunidade, o que é muito favorável quando você está doente. Além disso, a fruta promove a hidratação, otimizando o metabolismo corporal durante a recuperação.

9. Traz benefícios para a pele

Os antioxidantes poderosos da jabuticaba previnem o envelhecimento precoce da pele e ameniza os sinais da passagem do tempo, como manchas escuras, rugas e linhas finas. Além disso, ela estimula a produção de colágeno, que auxilia no aumento da elasticidade e da firmeza da pele.

A polpa da fruta contém vitamina B3, que auxilia no funcionamento de enzimas que estimulam o crescimento celular. Com propriedades desintoxicantes e antimicrobianas, a jabuticaba também é um excelente auxiliar no tratamento da acne.

10. Mantém seu cabelo saudável

Os nutrientes da jabuticaba promovem o crescimento saudável dos fios e também são úteis na prevenção da queda de cabelo.

11. Combate a diarreia

A pele da jabuticaba, se consumida em excesso, pode causar constipação. Isso acontece porque compostos específicos presentes na fruta ajudam a abrandar a evacuação. É por isso que, para efeito de medicamento, consumir jabuticaba com pele é benéfico para o tratamento da diarreia de forma natural.


Fontes: Food Research International, Hygienic Nasta, Health Benefits Times e Women Fitness


Veja também: