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Pular o café da manhã é uma prática cercada de mitos e verdades, entenda seus benefícios e malefícios

Pular o café da manhã é um dilema para muitos. Afinal, é comum ouvir que o café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia. Por isso, algumas pessoas defendem que pular o café da manhã é errado, enquanto outras acreditam que a prática não faz diferença nenhuma no dia a dia.

O café da manhã é a primeira refeição do dia. Segundo especialistas, é ideal que se coma pelo menos três refeições ao decorrer do dia. A primeira delas seria o café da manhã. O cardápio desta refeição muda muito de região para região, sendo que cada lugar tem sua comida típica. Pular o café da manhã, basicamente, priva o indivíduo de ter a primeira refeição pela manhã.

Algumas pessoas preferem pular o café da manhã por não gostar de comer logo cedo. A afirmação de que se alimentar pela manhã causa náuseas é uma reclamação bem comum. A divisão entre os que defendem com unhas e dentes o café da manhã, e aqueles que não acreditam em sua necessidade, também é algo real.

No entanto, diversas questões são levantadas quando se trata deste assunto. Algumas têm base em estudos científicos, e outras são apenas mitos passados de geração em geração sobre o ato de pular o café da manhã. Neste artigo iremos apresentar quais os malefícios e benefícios desta prática. 

Malefícios de pular o café da manhã

Pode causar ganho de peso em adolescentes

Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade Paulista provou que adolescentes que pulam o café da manhã são mais propensos a desenvolverem obesidade. Isso porque o consumo do café da manhã está ligado com uma maior ingestão de micronutrientes essenciais para o corpo humano em desenvolvimento. 

Enquanto isso, o ato de pular o café da manhã está associado, pela ciência, a pessoas com hábitos menos saudáveis, incluindo alcoolismo e má alimentação. De acordo com a pesquisadora responsável pelo estudo no Brasil, o adolescente que decide pular o café da manhã pode influenciar uma dieta energética desequilibrada durante o dia. Assim colocando a si mesmo em vulnerabilidade ao ganho de peso. 

Pode aumentar risco de morte em vítimas de infarto 

Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), mostrou que indivíduos que pulam o café da manhã e jantam perto da hora dormir têm resultados negativos depois de sofrer um infarto. 

O estudo concluiu que as vítimas de infarto que tinham uma dieta irregular, ou seja, escolhiam pular o café da manhã, tinham mais risco de morte. As vítimas de infarto, com má alimentação, apresentaram cerca de quatro a cinco vezes mais chances de vir a óbito ou ter outro ataque cardíaco, dentro de 30 dias depois da alta hospitalar. 

Pode aumentar o nível de colesterol e de pressão sanguínea

Outras pesquisas da área da saúde também já comprovaram a relação de pular o café da manhã com alta pressão sanguínea e alto nível de colesterol. Um estudo realizado em 2014 mostrou que pessoas que pulam o café da manhã costumam ter altos picos de glicose no sangue. 

Pessoas que pulam o café da manhã estão propensas a atitudes não saudáveis 

A prática de pular o café da manhã foi associada com diversas atitudes não saudáveis. Isso porque alguns estudos mostraram que a maioria das pessoas que não tomam café da manhã costumam levar uma vida sedentária. Além disso, elas também apresentam hábitos alimentares não saudáveis e vícios como cigarros e álcool.

Benefícios de pular o café da manhã

Apesar dos benefícios de tomar café da manhã serem diversos, existem sim alguns resultados positivos quando se trata de pular esta refeição. 

Pode ajudar a reduzir o consumo de calorias

Deixar de consumir calorias durante uma refeição do dia, como ao pular o café da manhã, pode fazer com que o indivíduo coma menos calorias durante o dia. Isso tudo pode ajudar na perda de peso. Uma análise de 13 estudos em 2019 mostrou que aqueles que comem café da manhã consomem mais calorias diariamente. 

Pode prevenir indigestão

Pessoas que costumam pular o café da manhã geralmente usam de justificativa o fato de sentirem indigestão após a refeição. E isto acontece com alguns indivíduos, principalmente aqueles que fazem exercícios físicos logo depois de comer, sem esperar pela digestão. Um exemplo são atletas, que costumam reclamar de náusea e desconforto se praticarem exercícios depois do café da manhã.

Para essas pessoas, pular o café da manhã, ou ter uma alimentação pequena e leve pode ser benéfico.

Pode oferecer uma forma segura de jejum

Existem indivíduos que precisam praticar jejum intermitente em sua rotina, seja por problemas de saúde ou devido a crenças pessoais. Ao pular o café da manhã, essa pessoa pode adotar uma maneira mais segura e saudável de praticar o jejum. 

Para isso, existe o método 16/8, onde o indivíduo deve passar 16 horas sem se alimentar e tem oito horas para as refeições. Isto é, uma pessoa praticando este tipo de jejum pode parar de comer um pouco antes de dormir e se alimentar apenas depois do horário do café da manhã. 

Benefícios de tomar o café da manhã

Pode ajudar a ter um almoço melhor

Uma pesquisa feita em 2014, mostrou que um café da manhã rico em proteínas pode prevenir o desejo ou as tendências de comer em excesso durante a hora do almoço. Isso porque, em alguns estudos anteriores, já foi comprovado que pular o café da manhã pode fazer com que a pessoa recompense a falta de nutrientes no almoço. 

Quando o indivíduo faz uma refeição pela manhã rica em proteínas e baseada em uma dieta saudável, ele tem uma menor tendência de exagerar no almoço. 

Pode auxiliar a saúde mental reduzindo estresse

Um estudo realizado em 2014, pela revista Psychology & Behavior, sugeriu que mulheres que pulam o café da manhã apresentam altos níveis de cortisol – hormônio do estresse. Elas também tinham números altos de pressão sanguínea durante o dia. Os dois grupos que foram analisados, os que comiam e os que não comiam no café, tinham resultados de estresse parecidos. No entanto, aqueles que não tinham uma boa refeição pela manhã acabavam tendo uma grande influência negativa na pressão sanguínea e nos níveis de cortisol. 

Pode ajudar na prática de exercícios físicos

Ao ter uma boa alimentação durante o período da manhã, o indivíduo pode se beneficiar de uma boa performance em exercícios físicos matinais ou no final da tarde. Isso porque ele pode ter a força necessária para a prática das atividades, sem correr o risco de acidentes causados pela fraqueza ligada à fome. 

Pode oferecer nutrientes importantes

A carência de nutrientes e vitaminas essenciais é algo que cerca o ato de pular o café da manhã. Muitas pessoas acreditam que sem a refeição, o corpo pode desenvolver algum tipo de deficiência nutricional

Um estudo de 2014 analisou o impacto da refeição matinal na vida de adolescentes e crianças. Ele chegou a conclusão que aqueles que escolhiam pular o café da manhã estavam com deficiência de vitamina D, cálcio, ferro, magnésio, vitamina A, fósforo e zinco.

Uma alimentação rica em micronutrientes é muito importante para combater doenças como infecções, anemia e depressão. Um café da manhã que oferece alimentos assim pode ser o primeiro passo para uma vida saudável. 

O café da manhã é opcional 

É preciso ter em mente que pular o café da manhã é algo que tem seu lado bom e ruim. No entanto, uma pessoa que decide não se alimentar durante a manhã pode evitar problemas adotando uma dieta saudável no resto do dia. 

Isso porque, a maior parte dos malefícios de pular o café da manhã estão ligados aos hábitos ruins de quem tem essa rotina. Um indivíduo que decide pular a refeição, seja para evitar indigestão ou para praticar jejum, deve saber cuidar de sua saúde e de sua alimentação durante todo o dia.

O mesmo deve ser levado em conta quando se fala sobre tomar café da manhã. Os benefícios do café da manhã são vários, porém, eles são resultados de uma alimentação saudável. Desta forma, quem se alimenta pela manhã, mas tem hábitos ruins como tomar refrigerante e comer alimentos processados durante esta refeição, não vai conseguir ter resultados positivos.

Assim, pular o café da manhã ou não é algo que vai de pessoa para pessoa. O ideal é  procurar a orientação de uma nutricionista. Além disso, é importante entender qual a maneira correta de pular o café da manhã, buscando dietas adequadas para essa prática.