Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Usar uma bruma facial pode promover a hidratação do rosto além de oferecer outros benefícios

A bruma facial é um líquido que pode ser borrifado sob o rosto para promover a hidratação da pele. Adotado nas rotinas de skincare, esse produto tem diversos usos ao longo do dia, podendo ajudar contra a irritação da pele e oferecendo outros benefícios. 

O uso da bruma é recomendado para todos os tipos de pele, mesmo as com alta produção de óleo. As propriedades do produto ajudam a repor a hidratação da pele de um modo suave, diferentemente de alguns hidratantes que podem causar oleosidade — principalmente em conjunto com o protetor solar. 

Além de fazer parte da rotina de skincare, as brumas faciais podem ser usadas ao longo do dia, como em dias quentes e depois da academia para ajudar a refrescar a pele. Em muitos casos, suas propriedades fixadoras são utilizadas para retocar a maquiagem, dando um aspecto luminoso e brilhante ao rosto. 

Em que ordem e como usar a bruma facial 

Sendo um produto versátil, a bruma facial não possui uma ordem correta de aplicação dentro da rotina de skincare. Ela pode ser usada antes do toner ou do hidratante facial — o que contribui para uma maior hidratação. 

Na maquiagem, o produto pode ser usado antes, depois ou durante a aplicação! Antes, é comumente adicionado antes do primer. Porém, na maioria das vezes é usado após a pele estar feita, para ajudar a fixar a base e o corretivo no rosto, mas antes dos olhos. Por outro lado, a bruma também pode refrescar a maquiagem durante o dia. 

Para usar a sua bruma facial corretamente, segure o frasco a cerca de 30 centímetros longe do rosto, feche os olhos e borrife levemente o líquido. Espere secar naturalmente e não esfregue no rosto. 

Benefícios da bruma 

Dependendo dos ingredientes da bruma facial, ela pode oferecer benefícios diferentes à pele. Ingredientes suaves, como a aloe vera ou o chá verde, por exemplo, podem exercer ações anti-inflamatórias, acalmando e refrescando a pele. 

Contudo, na maioria dos casos, a bruma fixadora e hidratante ajuda selando a hidratação no rosto, promovendo uma sensação de refrescância e uma pele mais macia. 

Como fazer bruma facial caseira

Aprenda como fazer alguns tipos de bruma facial caseira e aproveite de seus diversos benefícios ao rosto. 

Bruma de chá verde

O chá verde ajuda a combater a vermelhidão e inflamação do rosto. A vitamina E, um dos nutrientes presentes no chá, ajuda a manter a pele hidratada. Além disso, ele possui propriedades antioxidantes, que ajudam a combater os efeitos dos radicais livres e a rejuvenescer células mortas.

Para fazer essa bruma é só adicionar uma xícara de água fervendo sob um sachê de chá verde. Deixe em infusão por 20 minutos, remova o saquinho de chá e espere esfriar. Se quiser, adicione algumas gotas de vitamina E para reforçar a hidratação do produto. Transfira a mistura para um borrifador e use como quiser!

Bruma de vinagre de maçã 

O vinagre de maçã pode ajudar a equilibrar o pH do rosto, porém é necessário tomar cuidado — por sua acidez, ele também pode danificar peles sensíveis e irritar o rosto. Portanto, não use regularmente. Se for necessário, faça um teste na pele do braço e veja como a sua pele reage. Prefira utilizar essa bruma durante a noite, para não se expor ao Sol com o produto no rosto. 

Adicione duas colheres de sopa de vinagre de maçã e encha o borrifador com água destilada até completar. Misture antes de usar e deixe na geladeira se quiser. 

Bruma de vitamina C 

A bruma facial de vitamina C estimula a produção de colágeno do rosto, além de neutralizar as ações de radicais livres. Entretanto, ela não é recomendada para peles negras, pois inibe a produção de melanina e pode branquear a pele do rosto. 

Adicione quatro saquinhos de chá de hibisco em uma xícara de água fervida. Após esfriar, adicione meia colher de chá de vitamina C em pó. Se quiser, adicione 30 mls de extrato de hamamélis.  

Bruma de lavanda

A lavanda é um ingrediente comumente usado na aromaterapia por seus efeitos relaxantes. No rosto, suas propriedades antibacterianas ajudam a limpar os poros. 

Adicione quatro gotas de óleo essencial de lavanda em meia xícara de água. 

Escolha a melhor bruma facial para o seu tipo de pele e desfrute de seus benefícios com essas receitas caseiras!