Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

O dever de casa é uma responsabilidade do aluno, que se dá como uma oportunidade de aprender mais fora da escola

Dever de casa é uma atividade disciplinar pedagógica utilizada para o treinamento do aluno e para fortalecer a teia de relações com pais, professores, parentes e colegas de classe. A ideia principal é que o estudante leve o que foi aprendido em sala para o conforto de sua casa. Assim, ele pode revisar o que foi estudado e ainda investir na convivência com seus pais, que terão maior conhecimento sobre o que o filho está aprendendo.

A prática do dever de casa tem como função incentivar os alunos a aprenderem mais sobre o que viram na sala de aula. Afinal, o tempo dentro da sala não é o suficiente para absorver todo o conhecimento, muito menos sanar todas as dúvidas. O dever de casa também serve de ponte, criando uma relação pais e escola. 

Essa relação pode resultar em uma colaboração melhor entre o aluno e a família. Já que, ao estudar em casa, ele pode contar com a ajuda de algum parente e acabar criando certo laço de aprendizado com essa pessoa. 

Importância do dever de casa

Apesar do dever de casa aparentar ser mais uma pendência para o aluno, ele representa uma tarefa importante no aprendizado. O tempo que é gasto no dever de casa é essencial para o aprendizado do estudante. Isso porque, com uma lição de casa, ele pode tirar as dúvidas que teve durante a aula, ou até mesmo descobrir novas dúvidas para questionar os professores. 

Esse estudo diário realizado no conforto de casa também pode ser benéfico em tempos de provas. Assim, em vez de estudar por longas horas antes do teste, o estudante entrará em contato com o conteúdo aos poucos e se familiarizará com o tema de tal forma que ao prestar a prova não encontrará tantas dificuldades. 

Um estudo baseado em entrevistas com professores conseguiu elencar algumas razões pelas quais os profissionais acreditam que o dever de casa seja essencial nas escolas. Algumas delas são:

  • Auxiliar crianças a serem mais responsáveis, confiantes e disciplinadas;
  • Entender o conhecimento dos alunos sobre a lição e suas habilidades;
  • Introduzir um material que será visto em sala, para que o aluno já venha preparado;
  • Fazer com que os estudantes usem suas próprias habilidade no dever de casa;
  • Prover aos alunos oportunidades para que eles consigam aplicar as habilidades em novas situações ou áreas de interesse;
  • Praticar ou revisar um material da aula;
  • Criar ou melhorar a comunicação entre os pais e a criança sobre o aprendizado.

Benefícios para os alunos e os pais

O dever de casa foi criado com a intenção de melhorar o desempenho dos alunos na escola. Por isso, ele apresenta alguns benefícios tanto para a vida escolar, como para a carreira profissional e o dia a dia em casa. Confira alguns desses benefícios:

Organização de tempo

Esse é um dos benefícios para a vida que o dever de casa oferece. Geralmente, as lições de casa costumam ter uma data de entrega, definida pelo professor, e isso pode ser muito bom para o aluno. Mas como? Bom, um estudante que tem contato com um dever de casa para ser entregue em uma semana precisa se organizar para realizar a lição antes da data prevista. 

Assim, a criança vai aprender a lidar com o tempo e a resolver problemas. Caso esse aluno deixe o dever de casa para última hora, ele vai entender o porque aquilo dificulta sua rotina, e talvez, na próxima situação irá tentar completar a atividade mais cedo. O que é ótimo para o aluno, que um dia irá crescer e ter que lidar com a organização do tempo no trabalho ou até mesmo em casa.

Lugar confortável para estudar

Apesar da escola ser um lugar criado para a criança se sentir confortável ao desenvolver suas atividades, alguns alunos não conseguem se sentir assim. Por isso, desenvolver o dever de casa pode ajudar o estudante a conseguir atingir o seu potencial. Afinal, ele está dentro de um ambiente no qual está acostumado e pode se sentir mais confortável para exercer a tarefa. 

Ajuda de materiais de aprendizagem

O dever de casa pode ser uma ótima ferramenta para incentivar os alunos a procurarem mecanismos de aprendizado fora da escola. Como bibliotecas ou até mesmo na internet. O estudante pode aproveitar dessas ferramentas para tirar dúvidas, aprender mais sobre a matéria ou até mesmo descobrir um mundo novo de informações.

Revisão

A criação de uma rotina de dever de casa pode auxiliar o estudante a descobrir um padrão de revisão que o ajudará em épocas de provas. Com uma rotina de dever de casa, ele pode aprender a se organizar, saber identificar uma atividade que pode revisar e até mesmo controlar o tempo que irá usar para o estudo.

Tempo extra para aprender

Cada pessoa tem um tempo diferente para aprendizado. O que pode significar que para uma criança, o tempo da aula, pode não ser o suficiente para aprender toda a matéria. Por isso, o dever de casa oferece um tempo extra para aprender o tópico com exercícios feitos pelo professor. 

Com a organização de tempo feita pelo aluno e sua família, e a ajuda que eles podem oferecer, o estudante tem a possibilidade de aprender tudo que for necessário. O que é benéfico para o aluno e acaba repercutindo nas notas e nos testes.

Como os pais podem ajudar

Rotina de estudo

Ajudar a criança a criar uma rotina de estudo pode ser a chave para facilitar o dever de casa. Sente-se com seu filho e pergunte a ele qual o melhor momento do dia para os estudos e a realização do dever de casa. Ofereça a ele um tempo médio para ele gastar com as lições, sempre tirando uma pausa de até 30 minutos para descansar a mente.

Verifique se eles estão aprendendo

Não se meta demais no dever de casa, mas também não deixe a criança na mão. É ideal que os pais ajudem o estudante a realizar as tarefas e prestem algum tipo de apoio nos momentos difíceis. Porém, é preciso que a criança realize suas tarefas sozinha, apenas com uma ajuda esporádica. 

Área de estudos 

Para que haja dedicação e concentração, a criança precisa estar estudando em um lugar confortável e silencioso. Afinal, não tem como ela conseguir focar em um local barulhento e apertado. 

Esforço e resultado

Reconhecer o esforço e os bons resultados do aluno o ajuda a ter motivação para continuar assim. Porém, é preciso tomar cuidado para não tornar as notas e dever de casa uma competição. O tempo e a capacidade da criança devem ser respeitados, aprecie o esforço dela e até mesmo suas pequenas conquistas.

Leitura

Alguns estudantes encontram dificuldade na leitura do dever de casa devido a falta de prática. Por isso, é essencial que a família incentive a leitura, para que a criança tenha prática e consiga ter um melhor desempenho na escola. Basta incluir livros e outras formas de leitura na rotina do aluno, desta forma ele poderá aprender até em seus momentos de lazer.

Dever de casa e desigualdade social

O dever de casa é uma tarefa essencial para o desempenho das crianças na escola. Porém, ele também pode ser uma forma de entender a desigualdade social entre as pessoas. Afinal, para um bom desenvolvimento da tarefa é necessário material, um local adequado, acesso à informação e acompanhamento dos pais.

Isso nem sempre pode ser alcançado, já que famílias com condições mais pobres acabam tendo uma maior defasagem. A falta de acesso a internet, a material, um local adequado e pais que não podem estar presentes acabam gerando certa desigualdade. 

Sem o auxílio dos professores para fazer uma lição mais adequada para alunos com dificuldade, o dever de casa se torna uma competição na escola. Onde os alunos com maior facilidade acabam saindo por cima, enquanto aqueles que encontram obstáculos pelo caminho continuam por baixo.

Uma pesquisa realizada em 2012, pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, mostrou que a desigualdade no dever de casa é muito maior entre escolas públicas. O estudo foi feito com duas escolas particulares e uma pública, revelou que as dificuldades de realizar o dever de casa configuram condições desiguais no sistema escolar e na sociedade.