Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda a fazer o melhor creme para o rosto caseiro totalmente livre de substâncias nocivas

O creme para o rosto normalmente vendido em lojas de beleza e farmácias possui ingredientes que a grande maioria das pessoas desconhece, como os triglicerídeos caprílicos, o petrolato, a betaína e o miristato de isopropilo. É normal ficarmos em dúvida sobre comprar ou não um produto, já que sem uma pesquisa prévia é difícil saber o que estamos passando em nossa pele.

Além disso, é possível que o creme para o rosto que você consome tenha sido testado em animais como coelhos e cães da raça beagle. Por isso, fazer um creme de hidratação para o rosto é uma ótima escolha: além de sair mais em conta, você ainda sabe exatamente quais os ingredientes presentes no seu creme e garante um produto livre de crueldade animal, no estilo vegano.

Receita de creme para o rosto caseiro

Esse tipo de creme para o rosto é ótimo para fazer hidratação, e ele também pode ser usado nas mãos e em outros locais que estejam ressecados. Para fazê-lo, você deve separar duas partes de óleo de rícino, três partes de chá de hamamelis, uma parte de cera de carnaúba e duas partes de óleo de coco. Se preferir, você pode acrescentar uma gota de óleo essencial de ylang-ylang ou de gerânio. Esse tipo de creme de hidratação caseiro é de fácil preparação.

A melhor maneira de manter um produto consistente é medir os ingredientes por peso. Para isso, uma balança de cozinha seria o ideal. Vale ressaltar que para todas as receitas será necessário derreter os ingredientes utilizando um fogão ou um aparelho de micro-ondas, exceto para o líquido.

Preparação do creme de hidratação

  1. Derreta tudo junto (exceto o chá) em um fogão ou em um aparelho de micro-ondas;
  2. Em uma panela ou recipiente separado, aqueça o chá até que ele fique muito quente ou próximo do ponto de fervura;
  3. Despeje o líquido no processador de alimentos (ou liquidificador) e feche a tampa principal, mas deixe a tampa interna aberta;
  4. Enquanto o aparelho está em funcionamento, despeje a mistura dos outros ingredientes derretidos junto com a água.

Quando você colocar os ingredientes, a mistura provavelmente vai “voar” por cada fenda do processador de alimentos. Retire a tampa e raspe a loção para o recipiente principal. Em seguida, raspe as laterais do processador. Quanto mais a mistura se unir e solidificar, menos ela vai “voar” até o topo. Depois de fazer esse processo cerca de cinco vezes, dificilmente alguma coisa se desprenderá, e esse é o sinal de que a mistura está pronta.

Nesta fase, retire a tampa do processador de alimentos e coloque o recipiente principal em seu freezer por alguns minutos. Em seguida, retire-o e misture novamente. É recomendável que você repita esse processo algumas vezes até que você tenha certeza de que os óleos e líquidos se uniram.

A maneira mais rápida de aglomerar esses ingredientes é misturando, raspando e congelando eles. Depois de algumas horas, o creme de hidratação irá se solidificar ainda mais e estará pronto para o uso.