Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

rosto é o seu cartão de visitas. Cuidar da pele dessa região é imprescindível, não só para causar uma boa impressão, como também para manter a aparência jovem e a autoestima sempre em alta!

Montar uma rotina de skincare pode parecer complicado no começo, mas, com produtos adequados, funcionais e livres de substâncias químicas tóxicas, é muito mais fácil do que você imagina.

Confira dicas para deixar a pele do seu rosto saudável, hidratada na medida e com um viço de dar inveja!

Por que é tão importante cuidar bem da pele do rosto?

A pele é um dos maiores órgãos do corpo e, por isso, cuidar dela pode afetar diretamente a sua saúde geral. A pele atua como um escudo protetor e é mais vulnerável a elementos externos do que você imagina. Alguns fatores que devem ser levados em conta para cuidar do seu rosto são:

  • Exposição à radiação UV em camas de bronzeamento
  • Exposição às substâncias tóxicas do tabaco
  • Exposição a agrotóxicos presentes em alimentos de origem animal e vegetal
  • Descanso
  • Hidratação
  • Estresse
  • Alimentação
  • Exposição ao Sol
  • Envelhecimento
  • Exposição a substâncias tóxicas de cosméticos

Hábitos saudáveis

Dormir em um ambiente tranquilo e garantir uma boa noite de sono é o primeiro passo para manter a saúde da pele. Além disso, hidratar-se é importante.

A alimentação deve ser rica em vegetais orgânicos e incluir muitas folhas cruas, que ajudam a eliminar os radicais livres que danificam a pele.

Por outro lado, é importante evitar alimentos inflamatórios como carne, presunto, linguiça, queijo, requeijão, margarina, pães, bolos, leite, biscoitos, entre outros que contenham glúten e açúcar refinado.

Além de uma rotina diária de cuidados, crie o hábito de examinar sua própria pele em busca de anormalidades, descolorações ou quaisquer outras alterações regularmente.

Também é importante proteger a pele do excesso de sol, que pode aumentar as rugas e causar câncer de pele. Exponha-se dez minutos por dia ao Sol sem protetor solar para garantir sua produção de vitamina D. No entanto, procure cobrir a pele ou se manter longe da radiação ultravioleta ao longo do dia.

O que considerar na hora de montar uma rotina de cuidados com a pele?

1. Limpeza

A limpeza da pele diária, que é mais superficial, pode ser feita com um único produto, desenvolvido especialmente para o seu tipo de pele.

Dê preferência a produtos naturais e fuja de produtos que contenham ingredientes como fragrâncias, benzoato de benzila, DMDM hidantoína, BHT, triclosan, triclocarban, formaldeído, parabenos, oxibenzona e lauril sulfato de sódio, entre outros.

Nesta etapa, você pode utilizar recursos caseiros para a limpeza, como o pepino. Corte rodelas de pepino de cerca de 1cm e passe sobre o rosto com cuidado.

Deixe agir durante toda a noite e lave de manhã com água fria. Esse método pode ser realizado todos os dias, sempre antes de dormir.

A limpeza superficial do dia a dia não elimina todas as sujeiras que se acumulam nos poros faciais ao longo do tempo, especialmente no caso dos moradores das grandes cidades.

Por isso, para se livrar da poluição que vai ficando no rosto, é importante fazer uma limpeza de pele profunda de vez em quando. Confira os quatro passos necessários, após a limpeza superficial:

2. Abertura dos poros

Experimente também usar uma gota do óleo essencial de algumas dessas ervas. Mas lembre-se: é preciso utilizar os óleos essenciais em pouca quantidade, pois são altamente concentrados.

Coloque três colheres de sopa de tomilho ou 50 folhas de hortelã para ferver junto com um litro de água (ou uma gota de algum dos óleos essenciais das ervas citadas acima).

Espere dez minutos de fervura, desligue o fogo e aproxime o rosto do vapor, tomando cuidado para não se queimar.

Se achar muito quente, espere esfriar um pouco antes de se aproximar. Para acelerar o processo, você pode cobrir a cabeça com uma toalha, para evitar que o vapor se dissipe muito rápido.

Espere cinco minutos e depois seque o rosto com uma toalha limpa.

3. Esfoliação

O açúcar é um poderoso ingrediente para esfoliantes baseados em técnicas caseiras. É possível fazer desde receitas sofisticadas, como esta com açúcar mascavoóleo de coco e vitamina E, até opções mais básicas, como misturar uma colher de sopa de açúcar mascavo com duas colheres de mel.

Depois é só mexer até formar uma pasta, aplicar no rosto com movimentos circulares suaves e deixar agir por dois minutos. Enxágue com água abundante.

4. Limpeza de pele profunda

Uma boa opção natural para a limpeza de pele profunda é utilizar uma mistura de cúrcuma com suco de abacaxi. Apesar da cor, a cúrcuma tem fortes propriedades antissépticas; por isso, precisa ser usada com cautela, três vezes por semana ou menos, se sua pele for sensível.

Misture uma colher de sopa de cúrcuma com algumas gotas de suco de abacaxi até formar uma pasta. Aplique sobre a pele do rosto e do e pescoço e deixe até que seque completamente, em seguida remova e lave bem o rosto com água fria.

Você também pode massagear o rosto com uma mistura de 100g de açúcar demerara moído ou processado em casa (é só colocar no liquidificador por alguns minutos), uma colher de chá de azeite de oliva e uma colher de chá de óleo de coco.

Bata tudo no liquidificador e aplique sobre a pele do rosto, massageando com calma. Deixe agir por pelo menos 20 minutos e depois lave com água morna.

5. Tonificação

Para tonificar a pele do rosto, você pode usar uma água termal ou alguma máscara caseira. Uma receita simples leva duas colheres de sopa de aveia em flocos finos, meia colher de sopa de óleo de coco e três colheres de sopa de camomila.

Junte todos os ingredientes, misture e passe no rosto. Deixe agir por 20 minutos e depois retire. Essa máscara funciona muito bem para pessoas com a pele mista.

Consulte sempre um/a dermatologista antes de qualquer procedimento mais agressivo e não esqueça de proteger sua pele da radiação UV. O uso diário de protetor solar evita manchas no rosto e previne o envelhecimento precoce da pele.

Hidratação

Além de manter a pele limpa, hidratá-la é muito, mas muito importante, mesmo que sua pele seja oleosa. Do ponto de vista estético, um rosto hidratado parece mais saudável e jovem, melhorando a elasticidade da pele, o que reduz o aparecimento de rugas.

A pele hidratada também ajuda a combater a oleosidade, por incrível que pareça. A pele desidratada produz mais óleo, porque compensa a falta de hidratação, e é menos resistente a irritantes ambientais.

Os hidratantes devem ser usados ​​toda vez que você lava o rosto, mesmo se você tiver pele oleosa. Se você tem esse tipo de pele, escolha um produto sem óleo ou em gel.

Dê preferência a hidratantes formulados com ingredientes naturais e livres de substâncias tóxicas nocivas à saúde. Já existem diversas opções de hidratantes e outros cosméticos veganos, orgânicos e/ou naturais no mercado, mas você também pode optar por receitas caseiras, feitas com óleo de coco, bananaabacate e até café!

Proteção solar

Ainda que o seu hidratante tenha fator de proteção, usar um protetor solar específico para a sua pele todos os dias também ajuda a se proteger dos danos causados pelos raios solares. Escolha um que forneça proteção de amplo espectro e tenha um FPS de pelo menos 30.

Sérum

O termo sérum é derivado do latim serum, que significa soro. O que diferencia os cremes tradicionais do sérum é a textura aquosa, não oleosa, que promove hidratação e trata a pele ao mesmo tempo.

Como existem vários tipos de sérum, é importante conhecer cada um deles para escolher o produto ideal para sua pele e necessidades.

Por ter textura leve, não ser gorduroso e apresentar consistência mais líquida, o sérum se adapta muito bem às peles brasileiras, que tendem a sofrer mais com oleosidade e acne em razão das altas temperaturas.

O produto acalma a pele sensível e promove renovação celular, melhorando a aparência de rugas e linhas de expressão. É o caso do sérum com retinol, que tem propriedades anti-idade que combatem o envelhecimento precoce.

O sérum também protege a pele dos radicais livres. Produtos que contêm vitamina C, vitamina E, ácido ferúlico, chá verde, resveratrol e astaxantina ajudam a prevenir os danos oxidativos da luz ultravioleta (UV) e da poluição, que podem causar envelhecimento prematuro da pele, rugas e linhas de expressão.

Se preferir uma versão mais natural, confira esta receita de sérum feito com ingredientes vegetais, que pode ser usado em todos os tipos de pele. Caso note qualquer problema ou irritação na pele, busque orientação dermatológica.

  1. Pegue duas colheres de sopa de óleo de rosa mosqueta e misture com cerca de 10 gotas de óleo de neroli ou óleo de cenoura.
  2. Mexa bem e guarde em um recipiente hermeticamente fechado
  3. Aplique uma camada fina com a ponta dos dedos e massageie a pele.
  4. O sérum pode ser usado de manhã e à noite. O óleo de rosa mosqueta ajuda na produção de colágeno, além de reduzir a inflamação da pele. O óleo vegetal dilui e ajuda a hidratar.

Dicas e receitas naturais para cuidar da pele do seu rosto

Borra de café

Usar borra de café no rosto é uma forma de prolongar o uso do pó de café e praticar o autocuidado com um produto natural e livre de testes em animais.

Os antioxidantes presentes no café ajudam a combater os radicais livres que causam danos à pele. A borra de café ainda previne o envelhecimento precoce da pele, fornece vitamina B3, trata acne, reduz a inflamação, entre outros benefícios.

Existem muitas maneiras diferentes de usar borra de café no rosto. A melhor maneira é misturar os grãos de café com um ingrediente não comedogênico (que não obstrui os poros). Aqui está uma receita para experimentar:

  1. Misture partes iguais de azeite e borra de café
  2. Aplique no rosto em movimentos circulares
  3. Deixe a máscara entre 15 e 60 minutos
  4. Enxágue com água morna. Repita até três vezes por semana

Banho frio

Uma outra prática que pode beneficiar muito a saúde da pele do rosto é o banho frio. O banho frio melhora a circulação sanguínea, aumenta os níveis de endorfinas, acelera o metabolismo, aumenta a imunidade e melhora o desempenho atlético, além de trazer uma enorme economia para a conta de luz.

Óleos vegetais

Os óleos vegetais são excelentes alternativas naturais para cuidar da pele. Uma forma de evitar oleosidade em excesso e garantir a nutrição da pele é esfregar bem (aumentando o calor) o óleo vegetal na pele até que penetre na camada mais profunda. Em seguida, lave e retire bem o produto do rosto.

Óleos que podem ser utilizados dessa forma são:

Outros produtos naturais amplamente utilizados na rotina de skincare para diversas finalidades (esfoliar, tonificar, hidratar, entre outras), são:

Argilas

As argilas são velhas conhecidas de quem adora produtos naturais para cuidar da pele do rosto. Os responsáveis pelas propriedades terapêuticas da argila são os sais minerais presentes em sua composição.

Por possuírem elementos químicos semelhantes aos do corpo humano, como cálcio e ferro, as argilas têm propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e desintoxicantes e servem para muitas aplicações, trazendo benefícios à saúde.

Existem vários tipos de argila e cada uma é indicada para uma finalidade específica. Por isso, é muito importante conhecer sua composição antes de usá-las.

Cada tipo apresenta uma composição de minerais diferentes e é essa composição de inúmeros componentes que confere às argilas diversas colorações.

Demaquilante caseiro

Ingredientes:

  • Azeite de oliva;
  • Uma folha da planta Aloe vera, popularmente conhecida como babosa (da espécie Aloe barbadensis Miller que especificamente possui as propriedades desejadas descritas abaixo);
  • 1 copo (200 ml) de água.

Para fazer o seu demaquilante caseiro e natural, é necessário fazer o suco de Aloe vera: a folha deve ser cortada rente à base e colocada em um recipiente com a parte cortada para baixo para que possa escorrer um líquido amarelo. Atenção: esse líquido amarelo deve ser retirado, já que pode causar alergias e hipersensibilidade ao entrar em contato com a pele e mucosas dos olhos e boca (abaixo seguem a descrição e seus efeitos).

Em seguida, deve-se retirar a casca da folha com uma faca, e a polpa gelatinosa incolor, que é a parte desejada, deve ser fatiada. Para essa receita você precisará de aproximadamente duas colheres de sopa (30 ml) desse gel incolor.

No liquidificador, bata o gel incolor de Aloe vera com a água até ficar bem uniforme. Coloque essa mistura em um recipiente com tampa, de preferência de vidro, e adicione azeite de oliva na seguinte proporção: cerca de dez partes de suco de Aloe vera para uma parte de azeite de oliva.

Tampe o frasco e agite bem. Em seguida, molhe a mistura em “almofadas” de algodão ou gaze estéril, já que irá entrar em contato com a região dos olhos e as mantenha sobre essa região por alguns segundos antes de limpar, esfregando suavemente. Armazene o produto na geladeira.

O óleo de coco é sozinho também é ótimo para retirar a maquiagem. Utilizando apenas um algodão e um pouco de óleo de coco é possível retirar toda a maquiagem da pele e ainda obter um efeito hidratante.

Basta aplicar o óleo de coco na pele do rosto e dos olhos, massagear e retirar com algodão. Mas cuidado para não deixar a pele oleosa demais e facilitar o aparecimento de espinhas.

Se isso acontecer, use uma gota de óleo de melaleuca na região afetada. Mas, antes disso, teste se você não tem alergia. Aplique uma gota do óleo essencial de melaleuca na região interna do antebraço.

Se aparecer alguma reação indesejada, retire o óleo essencial de melaleuca com um algodão embebido em óleo de coco, ou outro óleo vegetal neutro, como azeite, óleo de girassol, óleo de semente de uva, entre outros que não sejam óleos essenciais (já que eles costumam ser muito concentrados).