Aprende se sachê de chá pode ir na compostagem e como esse material é feito
Se você já se perguntou se o sachê de chá pode ir na compostagem, essa matéria é para você. Os saquinhos de chá são, na maioria das vezes, feitos de papel, plástico de polipropileno ou uma combinação dos dois. Por isso, a resposta dessa questão pode variar.
Quando são inteiramente feitos de papel ou de outros materiais biodegradáveis, os sachês de chá podem ir na compostagem. O chá em si é uma ótima fonte de nitrogênio, que é essencial para a decomposição de outros alimentos presentes na composteira.
Por outro lado, os que são feitos de plástico ou possuem esse material em sua composição não são decompostos durante o processo. Eles até “podem” ser descartados desse modo, mas precisam ser removidos no final do processo. Porém, isso não é recomendado, uma vez que o plástico pode liberar partículas de microplásticos e outros produtos químicos perigosos que podem comprometer o composto orgânico puro. Nesses casos, os saquinhos de chá devem ir para o lixo normal e não podem ser reciclados – mas podem ser reutilizados! Confira nossa matéria na reutilização de saquinhos de chá:
Quais sachês devem ser compostados?
Mas como saber qual sachê de chá pode ir na compostagem? Existe uma técnica simples que pode te ajudar a diferenciar os saquinhos de papel dos de plástico, mas que pode gastar alguns sachês.
Após abrir o seu chá, tente rasgar o saquinho. Se ele rasgar com facilidade, ele provavelmente é feito de papel. Sachês mais resistentes, que precisam de força para serem rasgados ou que não rasgam de forma alguma podem ser feitos de plástico.
Você também pode tentar usar o teste do fogo. Queime o saquinho de chá e verifique como ele é queimado — materiais plásticos soltam um odor característico em contato com o fogo e derretem em vez de queimar.
Por fim, você pode entrar em contato com o SAC do fabricante do chá para ter certeza sobre os materiais usados na composição do sachê.
Confira o vídeo (em inglês) das técnicas mencionadas acima:
Como compostar sachês de chá?
Após confirmar que seu sachê de chá pode ir na compostagem, o seu descarte é simples: Retire qualquer tipo de resíduo não compostável, como grampos ou a parte do saco que contém cola, e jogue o resto na composteira. Para facilitar o processo, jogue as folhas de chá usadas primeiro e depois o saquinho.
Se você ainda tem dúvidas sobre o material do seu sachê, é possível compostar apenas as folhas do chá. Para fazer isso, é só cortar o saquinho e despejar o seu conteúdo dentro da composteira.