Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Rancor é o ato de guardar memórias ruins de um evento que lhe gerou dor ou sofrimento

O rancor é um sentimento de dor e raiva que pode se dissipar com o tempo, ao mesmo tempo que pode ficar escondido no inconsciente e retornar em determinado momento. Por ser um sentimento ruim de longo prazo, o rancor pode ser danoso para a saúde mental e física de um indivíduo — principalmente quando não é tratado de forma correta.

como pedir desculpas
Como pedir desculpas: dicas para pedir perdão

O que é o sentimento de rancor?

O ser humano tem diversos tipos de sentimentos, os bons e os ruins. O rancor é um sentimento derivado da sensação de ser traído ou enganado. Ele acontece quando a pessoa não consegue se libertar da raiva e da dor relacionada a alguém que lhe fez algo de errado. Assim, ela guarda esses sentimentos dentro de si, que com o tempo vão se acumulando.

Se sentir machucado por alguém, principalmente alguém próximo que você confia, causa raiva, dor, tristeza, confusão e sofrimento. Ficar revivendo esses eventos faz com que o indivíduo desenvolva ressentimento de quem o traiu. Desta forma, os sentimentos ruins tomam conta, e todas as memórias boas são deixadas de lado pelo rancor

O ato de guardar esse ressentimento pode afetar sua saúde emocional e física. Uma pessoa com rancor pode se pegar pensando na situação ruim várias horas por dia, ramificando cada acontecimento e se culpando por ter deixado aquilo acontecer.

Entretanto, existem formas de lidar com o rancor e não deixar que ele consuma toda a sua vida.

Por que as pessoas guardam rancor?

Um estudo, de 2021, revelou que existem seis motivos pelos quais as pessoas guardam rancor:

  • Necessidade de validação;
  • Superioridade moral;
  • Dificuldade de superar;
  • Ruptura de laços;
  • Expectativas do futuro;
  • Latência (demora para identificar que foi enganado);

Como guardar rancor afeta sua vida?

Os efeitos negativos do rancor não são unicamente suposições, existem estudos que mostram os impactos do sentimento no dia a dia humano. Uma pesquisa de 2020 analisou a resposta emocional diária de mais de 20 mil pessoas com sentimentos relacionados ao rancor, como estresse, raiva e “emoções negativas intensas e de elevada excitação”. Ao fim do estudo foi notado que esses indivíduos apresentavam pressão alta e batimentos cardíacos acelerados. 

Em contrapartida, os voluntários que tinham emoções positivas relacionadas a calma, serenidade e perdão tinham menores níveis de pressão sanguínea e batimentos cardíacos.

Outra análise, de 2020, descobriu que ruminar sobre o passado e as coisas que o machucaram pode afetar a saúde mental. Isso porque a prática de ruminar sentimentos prolonga e piora sensações ruins e faz com que o indivíduo fique vulnerável a transtornos psicológicos como a depressão. 

Impactos do rancor na saúde 

Guardar rancor pode causar uma série de problemas à saúde. Além de afetar as relações com terceiros e trazer problemas no trabalho, em casa e na escola. Além disso, o sentimento funciona como gatilho para atitudes agressivas. Outros efeitos do rancor são:

Dicas para lidar com o rancor 

Se você quer seguir em frente e deixar as emoções ruins para trás, confiras as dicas a seguir:

Medite

O ato de meditar tem diversos benefícios à saúde, como reduzir o estresse, controlar ansiedade, melhorar a saúde mental e gerar autoconhecimento. Praticar meditação regularmente pode lhe ajudar a lidar com as emoções do rancor. Assim você tem tempo para pensar sobre o que tem causado aquela dor e como deixá-la ir embora.

Meditação infantil: cinco técnicas para crianças

Use um diário

Escrever um diário é uma forma de lidar com os sentimentos que você não consegue expressar. Deixe que a caneta revele as sensações que não consegue nomear em voz alta. Sempre que sentir a onda de rancor vindo, escreva para liberar tudo aquilo que está dentro de você.

Não se preocupe se tem que escrever todos os dias ou não. Na verdade, se preferir, escreva apenas quando quiser e sentir que não consegue guardar os sentimentos do lado de dentro.

Escreva uma carta, mas não envie

Ainda na prática de escrever, preparar uma carta para a pessoa que você sente rancor e não enviar é uma técnica terapêutica antiga. Coloque todos os seus sentimentos na mensagem, seja sincero consigo mesmo como se estivesse falando diretamente com a pessoa. Porém, não envie o texto para ela, deixe que seu inconsciente descarregue o peso no papel, e se preferir, jogue-o fora depois.

Mude de perspectiva

Ao ficar obcecado com o acontecimento que gerou rancor, a pessoa pode acabar cega com os próprios sentimentos negativos. Logo, a sua visão sobre o acontecimento pode ficar deturpada e um tanto quanto parcial.

Por isso, tente pensar na situação do ponto de vista de outra pessoa. Por que fizeram isso com você? Quais sentimentos você acha que quem lhe machucou sentiu? Ao se colocar no lugar do outro é possível evitar que o rancor se torne um sentimento corrompido pela raiva e a dor.

Pratique o perdão 

Perdoar alguém não significa esquecer o que ela fez, e sim decidir seguir em frente da situação que lhe machucou. Ao perdoar alguém que lhe fez mal você permite que o rancor se dissipe e pare de afetar a sua saúde. 

Uma pesquisa de 2021 apontou que o perdão está associado a menores níveis de estresse e melhor saúde emocional. Se não souber como perdoar alguém, tente conversar com um psicólogo. Essa pode ser uma maneira de aprender a superar esse momento difícil da sua vida. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais