Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Germes e bactérias estão por todas as partes da sua casa. Eles são muito comuns e aparecem nos móveis, na louça, no banheiro e onde você menos imagina. Por isso, é importante usar um desinfetante para ajudar na remoção desses micro-organismos e para deixar sua casa mais limpa. No entanto, a maior parte dos produtos desse tipo é considerada tóxica e pode contaminar o usuário e o ambiente. Existem outras opções, como fazer desinfetante caseiro e usar produtos naturais.

Mas lembre-se: antes de iniciar esta receita certifique-se de estar usando luvas de proteção e siga as medidas à risca.

Fazer o seu próprio desinfetante é um método mais sustentável e econômico de resolver o problema das bactérias. O desinfetante caseiro leva ingredientes acessíveis e menos danosos ao meio ambiente, como vinagre e água oxigenada. Apresentamos abaixo uma receita desenvolvida por um cientista do Departamento de Ciência Alimentkícia e Tecnologia da Virginia Tech, nos EUA, para remover salmonela das carnes e vegetais, mas que funciona também para eliminar micro-organismos transmissores de gripes e resfriados – neste caso, porém, verifique com uma médica ou médico se a solução é indicada para você, já que o uso de água oxigenada exige cuidado e moderação.

Como fazer desinfetante caseiro

Ingredientes necessários

  • 100 ml de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) a uma concentração de 3% (ou 10 volumes, como se encontram descritas em farmácias);
  • 250 ml de vinagre branco
  • 250 ml de água
  • 1 frasco com capacidade para 600 ml;
  • 1 bico de pulverização (caso o frasco não o possua).

Como fazer

Encha o frasco com a água e o vinagre branco e coloque o bico de pulverização na sequência.

Mantenha seu potinho de água oxigenada em uma mão e o spray de vinagre na outra. Em seguida, defina a área em que você quer usar seu desinfetante caseiro e despeje um pouco de água oxigenada. Em seguida, borrife o vinagre diluído.

Tome cuidado para que sua pele não fique em contato direto com a água oxigenada, que pode causar ressecamento, esbranquiçado nas mãos e até obstrução de vasos sanguíneos. Entenda a questão na matéria: “Água oxigenada: uso excessivo pode se tornar um problema“.

Esse desinfetante caseiro foi desenvolvido na Virginia Tech para ser pulverizado diretamente na comida, mas tome cuidado para não exagerar na dose, já que o uso de água oxigenada exige atenção – prefira usar a mistura somente com alimentos que tem casca e/ou que serão cozidos. Além da limpeza de áreas e de alimentos, você também pode usar a fórmula do desinfetante caseiro para outros fins, como antisséptico para pequenos ferimentos (mas, de novo, não exagere e consulte um profissional da saúde sobre a aplicação adequada).

Essa variedade de usos dessa receita de desinfetante caseiro ocorre devido às propriedades antissépticas da água oxigenada.

Conheça outra receita caseira para limpeza de superfícies:


Veja também: