Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Descubra oito métodos práticos para desencardir roupa branca com ingredientes menos prejudiciais ao meio ambiente

Afinal, como desencardir roupa branca sem afetar a saúde e o meio ambiente?

Se você acompanha nossas dicas de limpeza doméstica, já sabe que os alvejantes, detergentes e sabão em pó tradicionais causam impactos ambientais e contribuem para o desenvolvimento de doenças – especialmente aqueles que contêm branqueadores à base de cloro.

Além disso, o odor desses produtos é, muitas vezes, desagradável e pode causar irritação e problemas respiratórios. Por isso, tirar mancha de roupa branca é, às vezes, um desafio e tanto!

A boa notícia é que existem opções mais naturais e ecológicas para lavar e clarear roupa branca e até remover manchas de pano de prato.

As alternativas apresentadas aqui não substituem o potencial desinfetante do cloro para matar bactérias, mas ajudam a manter as peças brancas com boa aparência e são amigáveis ao meio ambiente. Para roupas que precisam ser desinfetadas, existem opções como óleo de pinho e desinfetantes fenólicos para substituir o alvejante.

8 dicas para desencardir roupa branca

1. Bicarbonato, vinagre e limão

Esta é uma alternativa acessível e fácil de fazer para deixar suas peças brancas como novas. Para preparar a mistura, o passo a passo é simples: misture meio copo de vinagre branco de álcool com meio copo de bicarbonato de sódio e meio copo de suco de limão.

Uma dica é começar lavando normalmente com sabão de coco. Depois, deixe as roupas de molho em água limpa com a mistura de bicarbonato, vinagre e limão por uma hora. Se preferir, lave novamente com sabão de coco ou sabão líquido natural, na máquina de lavar ou à mão, e deixe secar no sol.

O bicarbonato de sódio é excelente para limpeza de casa, além de versátil. Conheça outros usos inusitados do produto no vídeo abaixo. No canal do Portal eCycle, você confere outras dicas de produtos com menor impacto ambiental para lavagem de roupas e de casa.

2. Peróxido de hidrogênio

O peróxido de hidrogênio, popularmente conhecido como água oxigenada, é um agente clareador suave que pode ser usado para desencardir roupa branca e remover manchas.

Quando exposto à luz, o peróxido de hidrogênio eventualmente se decompõe em água e oxigênio, tornando-se um alvejante biodegradável.

Adicione meia xícara da solução 10 volumes na lavagem normal, junto com o sabão. Tome cuidado para não misturar as cores das peças e não utilize o produto em tecidos coloridos secos, pois pode causar manchas e remover a cor.

3. Bicarbonato de sódio

Adicionar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio ao sabão líquido para lavar roupas aumentará o poder de limpeza e deixará as pelas mais brancas e brilhantes.

O bicarbonato de sódio é seguro para uso em lavadoras padrão e de alta eficiência. Basta adicioná-lo diretamente na máquina antes de colocar a roupa suja.

Mesmo que ainda sinta a necessidade de usar alvejante, você pode usar menos produto adicionando bicarbonato de sódio à lavagem. Ele também ajuda a limpar o cloro com mais eficácia.

4. Alvejante à base de oxigênio

Um alvejante à base de oxigênio é mais suave para o meio ambiente e suas roupas do que o alvejante com cloro, mas é um agente de clareamento e removedor de manchas extremamente eficaz.

Pode ser usado em todos os tecidos laváveis, exceto seda, lã e peças com acabamento em couro. Embora o alvejante à base de cloro remova permanentemente a cor da maioria dos tecidos tingidos, o alvejante à base de oxigênio pode ser usado com segurança em roupas coloridas para iluminar o tecido e remover manchas.

O alvejante à base de oxigênio funciona um pouco mais lentamente do que o alvejante à base de cloro. Por isso, você obterá melhores resultados se permitir que a roupa fique de molho por pelo menos duas horas, ou durante a noite, numa solução de um litro de água com alvejante antes da lavagem habitual.

5. Vinagre branco destilado

Para ajudar a desencardir roupa branca e lençóis manchados, lave as peças em uma solução de uma parte de vinagre destilado branco e seis partes de água morna. Misture a solução em um balde.

Mergulhe completamente as roupas brancas e esfregue-as com a solução de vinagre para se certificar de que todas as superfícies estão molhadas.

Deixe as roupas de molho durante a noite e, depois, lave-as normalmente. Qualquer odor de vinagre desaparecerá e o meio ambiente agradece seus esforços.

6. Suco de limão

O suco de limão é ácido como o vinagre e oferece a mesma ação clareadora natural. Adicione uma xícara de suco de limão na máquina de lavar.

Assim como a roupa branca, as meias de algodão branco podem ficar muito manchadas e sujas. Para clareá-las, coloque um limão cortado em fatias em uma panela grande com água fervente.

Então, adicione as meias, desligue o fogo e deixe-as de molho durante a noite antes de lavar.

7. Raios UV

Usar os raios ultravioleta do sol para branquear suas roupas é uma solução simples e eco-friendly, com pegada de carbono praticamente zero!

Os raios ultravioleta clareiam, removem manchas e desinfetam os tecidos enquanto eles secam. Lembre-se, porém, de que a ação solar pode desbotar tecidos coloridos.

8. Nozes de Saponária

As Nozes de Saponária não são exatamente um agente branqueador de roupas, mas servem como um sabão mais sustentável para lavar roupas.

Elas estão entre um dos produtos mais simples e naturais para lavar roupas, louça, vidros e outros objetos, porque têm ação semelhante à do sabão industrial e do detergente quando em contato com a água.