Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Comer cranberry todos os dias pode oferecer benefícios ao coração, confira

A cranberry é uma fruta nativa da América do Norte que cresce em vinhas em pântanos de água doce. Caracterizada pelo seu gosto azedo, é raramente consumida em sua forma in natura, contudo é popularmente ingerida em forma de suco ou suplementos por seus benefícios à saúde. 

Devido às restrições de sua natividade, a cranberry, também conhecida como oxicoco, é comumente comercializada em forma de frutas liofilizadas, ou frutas secas. 

A variedade de cranberry mais comum é a norte-americana Vaccinium macrocarpon, que foi usada por anos por povos indígenas como alimento, tintura de tecido e como medicina. Muitos marinheiros também usavam-na como uma prevenção ao escorbuto por ser uma fonte de vitamina C

Mirtilo: benefícios comprovados para a saúde

Nutrição 

Uma xícara de cranberries frescas e sem açúcar contém: 

  • 46 calorias
  • Água: 87%
  • Proteínas: 0,4g
  • Carboidratos: 12,2g
  • Açúcar: 4g 
  • Fibras: 4,6g
  • Gordura: 0,1g

Em relação à vitaminas e nutrientes, a mesma quantidade da fruta proporciona:

  • 25% dos Valores Diários (VD) de vitamina C
  • Cerca de 9% do VD de vitamina A
  • Cerca de 6% do VD de vitamina K
  • 2% do VD de potássio
  • 1% do VD de ferro e cálcio
  • 8% do VD de vitamina E
  • 16% do VD de manganês
  • 7% do VD de cobre
  • 8% do VD de vitaminas do complexo B

Em geral, a cranberry é composta principalmente de carboidratos e fibras, que são açúcares simples, como a sacarose, a glicose e a frutose. O resto é formado por fibras insolúveis, como a pectina e a celulose. 

A fruta também é uma ótima fonte de antioxidantes, contendo quercetina, miricetina, peonidina e ácido ursólico. 

Quando está seca, ela perde grande parte de suas vitaminas, mas ainda possui parte de nutrientes como potássio e cálcio.

Benefícios 

Por seu alto teor de vitaminas e nutrientes, a cranberry pode oferecer diversos benefícios à saúde. Conheça-os:

Previne infecções no trato urinário

A cranberry possui fitonutrientes únicos conhecidos como proantocianidinas do tipo A, que ajudam a impedir a bactéria E. coli, causadora de de infecções urinárias, à se alojar no revestimento da bexiga e do trato urinário. Diversas pesquisas já comprovaram a ação da fruta na prevenção dessas infecções, principalmente por suplementação ou no seu consumo em forma de suco. (1, 2, 3, 4, 5)

Reduz os riscos de doenças cardiovasculares

Um estudo de 2019 comprovou que a suplementação de cranberry na dieta pode reduzir diversos fatores de riscos para doenças cardiovasculares, como a pressão arterial sistólica. 

Além disso, um ensaio clínico de 2022 comprovou que homens que consomem até 100g de cranberry diariamente apresentam uma melhora significativa na dilatação mediada por fluxo (DMF), que sinaliza melhora da função do coração e dos vasos sanguíneos.

Em geral, produtos derivados da fruta podem oferecer diversos benefícios à saúde do coração, incluindo o aumento dos níveis do colesterol bom (HDL), diminuição dos níveis do colesterol ruim (LDL) e a redução da pressão arterial. 

Legumes
Comer legumes e frutas todo dia aumenta a felicidade, diz estudo

Saúde oral

O mesmo fitonutriente da cranberry que ajuda na prevenção de infecções no trato urinário também pode oferecer benefícios à saúde oral. Acredita-se que as proantocianidinas do tipo A ajudam a evitar a formação de bactérias na boca, além de prevenir cáries, doenças gengivais e câncer oral. 

Previne câncer de estômago e úlceras 

Uma das maiores causas do câncer de estômago é a infecção pela bactéria Helicobacter pylori. Contudo, as proantocianidinas do tipo A presentes na cranberry também podem ajudar na prevenção contra essa doença, além de prevenir outros tipos de infecções e úlceras no estômago. 

Como já mencionado, esse composto impede que bactérias se alojem em certas partes do organismo, como o estômago, reduzindo os riscos de desenvolvimento de certas condições. 

Um estudo com crianças comprovou que o consumo diário de suco de cranberry por 3 semanas suprimiu o crescimento de H. pylori em cerca de 17% dos infectados.

Efeitos colaterais 

O consumo de cranberry é seguro em moderação. Entretanto, em excesso, pode causar alguns efeitos colaterais não desejados, como dores de estômago e diarreia. 

Em casos mais graves, a fruta pode possibilitar a formação de pedras nos rins, uma vez que é rica em oxalato — um dos componentes que formam as pedras. 

Contudo, a suscetibilidade ao desenvolvimento de cálculos renais varia entre os indivíduos. Na maioria das pessoas, a cranberry potencialmente não influencia essas formações. 

Em geral, o acompanhamento médico é insubstituível no tratamento de toda e qualquer doença ou infecção. Portanto, antes de tentar fazer a suplementação com cranberry ou qualquer outro composto natural, procure orientação de profissionais da saúde. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais