Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Proveniente das sementes, óleo é rico em cucurbitacina, ácidos graxos e antioxidantes

O óleo de semente de abóbora é extraído das sementes do fruto da aboboreira, também conhecido como moranga ou jerimum. A abóbora faz parte da família Cucurbitaceae, e no Brasil, é cultivada em todas as regiões, mas principalmente no Nordeste. 

A semente de abóbora possui princípios bioativos que trazem diversos benefícios para a saúde. Saiba mais clicando na matéria abaixo:

7 benefícios da semente de abóbora para a saúde

O óleo de semente de abóbora pode ser extraído por solventes ou prensagem a frio. Este último é considerado o método mais vantajoso. Afinal a extração por solventes, assim como qualquer processamento térmico, pode resultar em alterações na composição e nas propriedades físico-químicas.

Óleos vegetais onde comprar
Óleos vegetais: extração, benefícios e como adquirir

Para que é indicado o óleo de abóbora?

O que mais se ressalta no óleo de semente de abóbora é a prevenção de problemas de próstata. Portanto, é muito indicado para homens com mais de 50 anos. O intuito é melhorar a qualidade de vida e evitar condições como hiperplasia benigna da próstata.

Óleo de semente de uva
Óleo de semente de uva: benefícios e como usar

As cucurbitacinas são um grupo de compostos que dá nome à classificação biológica da abóbora. Além de auxiliarem com propriedades vermífugas (principalmente contra a tênia), atuam como propriedades anti inflamatórias. Elas têm efeito direto nas doenças de próstata e no sistema urinário.

Elas auxiliam no tratamento de bexiga hiperativa, incontinência urinária e hiperplasia prostática benigna. Junto com os ácidos graxos presentes, inibem a formação de células cancerígenas. Assim, evitando vários tipos de câncer, como os de próstata, estômago, mama, pulmão, entre outros.

Ácidos graxos monoinsaturados (ômega 6 e ômega 9) também estão presentes no óleo de semente de abóbora. Por isso, ele auxilia nos tratamentos de doenças de próstata e vesícula, além de ser importante para pessoas com problemas cardiovasculares.

Rico em antioxidantes

Outro grupo de compostos encontrado no óleo de semente de abóbora são os carotenoides. Com papel fundamental na saúde humana, os carotenoides atuam como antioxidantes. Ou seja, reguladores do sistema imune e previne alguns tipos de cânceres e doenças cardiovasculares

Entre seus compostos, encontramos as xantofilas e os carotenos (como o β-caroteno, já conhecido por ajudar na manutenção do bronzeado). Esses compostos se transformam em vitamina A no organismo.

óleos essenciais
O que são óleos essenciais e para que servem?

A vitamina A é essencial para a saúde dos olhos. Isso porque previne problemas de visão e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), doença genética que mais causa cegueira.

Além disso, a vitamina A também atua no desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, na conservação do dente e seu esmalte. Além da manutenção do bom estado do cabelo, nos órgãos reprodutivos e no crescimento e desenvolvimento dos ossos.

Outros componentes do óleo de semente de abóbora são:

  • Zinco: previne a osteoporose, atrasando a deterioração da densidade mineral óssea. Fortalece também o sistema imunológico, aumentando a imunidade e a disposição.
  • Triptofano: o aminoácido tem efeitos calmantes e antidepressivos.
  • Potássio: ajuda na prevenção e no tratamento da hipertensão.
  • Fitosteróis: reduzem o índice de colesterol e triglicérides.
  • Magnésio: contribui com o bom funcionamento cerebral, na produção de energia para o corpo e no fortalecimento dos ossos. Mas também podendo prevenir doenças como diabetes, controlando o nível de açúcar no sangue, e algumas infecções.

Usos cosméticos do óleo de semente de abóbora

O óleo de semente de abóbora contém antioxidantes que atuam contra radicais livres,. Assim, prevenindo o envelhecimento precoce das células e a formação de rugas e manchas na pele. Por fim, promovendo a hidratação e a maciez da mesma. As vitaminas A, C e E auxiliam também na limpeza da pele.

A vitamina E e o betacaroteno, ambos presentes no óleo, aumentam a resistência dos fios de cabelo, hidratando-os e prevenindo a queda.

O óleo de semente de abóbora também é um inibidor natural de DHT. Esse hormônio debilita os folículos pilosos e é conhecido por ser o causador da calvície.

Como usar óleo de semente de abóbora

Os benefícios do óleo de semente de abóbora não param por aí. Além de ter uso cosmético e farmacêutico, o óleo de semente de abóbora pode ser utilizado nos alimentos. Na Áustria, por exemplo, ele é usado para temperar saladas como substituto do azeite. No entanto, segundo estudos, ele é impróprio para a fritura de alimentos.

Embora seja comumente usado diretamente nos cabelos e na pele, o óleo de semente de abóbora também é consumido via oral através de cápsulas. Lembre-se de consultar um médico para saber as doses adequadas.

Verifique se o óleo é 100% natural, para que não contenham substâncias nocivas ao corpo que afetem o bem estar. É importante que nenhum outro componente tenha alterado sua composição original. Por ser um óleo de baixo teor calórico, não existem contraindicações.

Para o descarte correto, certifique-se de colocar os resíduos em recipientes plásticos e levá-los a um local adequado. O descarte indevido de óleos vegetais influencia na contaminação de águas e solos, além de poder entupir ralos e encanamentos. Encontre de Postos de Coleta mais próximos de você nos mecanismos de busca gratuitos do Portal eCycle.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais