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Entenda como uma dieta rica em triptofano pode fazer bem para a saúde

O triptofano é um aminoácido essencial — não pode ser sintetizado pelo organismo humano — que auxilia na produção de proteínas. Entre seus papéis no organismo, ele também é responsável pela formação da serotonina, uma molécula que tem um papel importante no sistema nervoso central. O triptofano também cuida da manutenção do microbioma intestinal. 

Para que serve?

A falta de triptofano no organismo está associada ao desenvolvimento de quadros como depressão, dificuldade de aprendizagem, falta de memória e de controle de raiva.

Uma pesquisa publicada na Medical College of Georgia At Augusta University indica que uma dieta com falta de triptofano resulta na alteração do humor e níveis de energia e aumenta a possibilidade de inflamações por conta do enfraquecimento do microbioma intestinal.

Alimentos como leite, aveia, frango e peru são alguns com altos níveis desse aminoácido. 

A microbiota é única para todo ser humano por ser o resultado de genes de nossas mães biológicas, do que consumimos e do que somos expostos diariamente. Ela é essencial no sistema digestivo e auxilia na resposta imunológica e na saúde em geral. Portanto, é de extrema importância que o  organismo esteja suprindo suas necessidades diárias de aminoácidos.

O Dr. Carlos Isales, um dos fundadores da pesquisa, indica que a microbiota tem relação direta com o envelhecimento. De acordo com o especialista, o triptofano, ou sua falta no organismo, pode ter um papel crucial nesse processo. Esse aminoácido é necessário na produção de proteínas, portanto, está envolvido nos ciclos celulares, como regeneração e integridade.

A análise feita em ratos de laboratório apontou que o consumo saudável de triptofano resulta na redução de bactérias associadas ao comprometimento da microbiota. Porém, também foi comprovado que o aumento súbito de sua ingestão não corrige os problemas causados pela sua deficiência. Isso, na verdade, pode ter um impacto negativo no organismo. 

Alimentos com triptofano 

Foto de Tom Hermans no Unsplash

O triptofano precisa ser consumido e não pode ser sintetizado pelo corpo humano. Por isso, uma dieta balanceada com alimentos ricos nesse aminoácido é de grande auxílio no funcionamento do organismo.

Estão entre eles chocolate, pães, queijos, nozes, frutas e atum enlatado.