Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Folhas e sementes de coentro têm sabores, aromas e benefícios distintos

O coentro é uma planta, e uma erva aromática, pertencente à família Apiaceae, de nome científico Coriandrum sativum. Apesar da incerteza sobre sua origem, sabe-se que os antigos egípcios já o utilizavam para embalsamar corpos. Mas também como planta medicinal para melhorar a digestão, acalmar e aliviar dores articulares.

Acredita-se que o coentro seja originário da bacia do Mediterrâneo, onde os gregos e romanos o utilizavam em pratos e bebidas. Suas folhas e sementes podem ser usadas nas cozinhas indiana, árabe e brasileira, sendo muito comuns em pratos com frutos-do-mar. Entretanto, as diferentes partes possuem benefícios distintos. Confira:

Propriedades nutricionais

 Sementes de coentro (% IDR)Folhas de coentro (% IDR)
Fibra dietética1,116,8
Vitamina A13,50
Vitamina C4,53,5
Vitamina K38,80
Manganês2,19,5
Ferro19,1
Magnésio0,68,2
Cálcio0,77,1
Cobre1,14,9
Fósforo0,54,1
Selênio0,13,7
Potássio1,53,6
Zinco0,33,1

Vale a pena notar que as folhas frescas de coentro são compostas por 92,2% de água. Enquanto isso, as sementes têm apenas 8,9% de água. Essa é uma das principais razões pelas quais ele tem baixos níveis de minerais em peso. Já que a água não contém minerais ou calorias.

Sementes são bem diferentes das folhas

As folhas e sementes são bem diferentes em termos de sabor e aroma. Enquanto as folhas têm um sabor refrescante, perfumado e cítrico, as sementes têm um sabor que lembra noz-moscada. O coentro é considerado uma planta polêmica.

Muitas pessoas apreciam seu sabor e aroma, mas outras não suportam. Curiosamente, as pessoas que acham o coentro repulsivo tendem a ter um traço genético que os faz perceber o tempero como “sujo” ou “com gosto de sabão”.

Um estudo analisou a proporção de pessoas de diferentes etnias que não gostam de coentro. Os resultados mostraram que 21% dos asiáticos orientais, 17% dos caucasianos, 14% dos afrodescendentes, 7% dos sul-asiáticos, 4% dos hispânicos e 3% dos participantes do Oriente Médio não gostavam das folhas.

Para que serve o coentro?

coentro
Foto de Chinh Le Duc na Unsplash

As diferentes propriedades das folhas e sementes de coentro levaram as pessoas a usá-las de forma diferente nas receitas. Você acredita que existe até chá de coentro?

Porém, esse não é nem de longe o seu único uso. O sabor refrescante e cítrico das folhas é comum em pratos sul-americanos, mexicanos, sul-asiáticos, chineses e tailandeses. Esses pratos incluem:

  • Salsa: um prato mexicano
  • Guacamole: Um molho à base de abacate
  • Chutney: um molho de origem indiana
  • Açorda à alentejana: uma sopa de pão portuguesa

Já as sementes de coentro, com sabor mais quente e picante, são usadas em pratos como:

  • Curry
  • Arroz
  • Sopas e ensopados
  • Legumes em conserva
  • Pão Borodinsky: Um pão de centeio de origem russa
  • Dhana dal: sementes de coentro assadas e esmagadas, um lanche indiano popular

Assar seco ou aquecer as sementes de coentro pode melhorar seu sabor e aroma. Já a versão moída ou em pó perde sabor rapidamente, sendo preferível ralar as sementes na hora. Além disso, também existem outras maneiras de usá-lo, como em forma de óleo essencial.

Quais os benefícios do coentro para a saúde?

Pode reduzir a inflamação

Um estudo realizado em animais descobriu que o extrato de coentro é uma excelente fonte de antioxidantes, elementos importantes no combate aos radicais livres. Esses compostos possuem propriedades anti-inflamatórias, contribuindo para reduzir a inflamação provocada pelos radicais livres e, consequentemente, para a prevenção do envelhecimento precoce das células.

Outro estudo em tubo de ensaio descobriu que os antioxidantes presentes em um extrato de semente de coentro trouxeram benefícios à saúde, pois reduziram a inflamação e os danos causados por ela. Eles também inibiram o crescimento de células cancerígenas do estômago, próstata, cólon, mama e pulmões.

Além disso, estudos levantados pela Universidade Federal Rural da Amazônia, o coentro é rico em Vitamina A, responsável por fortalecer o sistema imunológico e contribuir para a saúde dos olhos, ossos e sistema nervoso.

Pode reduzir o risco de doenças cardíacas

A doença cardíaca é a principal causa de morte no mundo. Alguns estudos em tubo de ensaio e em animais mostraram que as folhas e a semente de coentro podem reduzir vários dos fatores de risco para doenças cardíacas.

Um outro estudo em tubo de ensaio descobriu que o extrato de coentro pode reduzir a formação de coágulos sanguíneos, o que, potencialmente, pode reduzir o risco de doença cardíaca.

Além disso, um estudo em animais descobriu que o extrato de sementes de coentro reduziu significativamente a pressão arterial. Além disso, levou os animais da pesquisa a eliminarem mais água e sal através da urina, o que ajudou a reduzir a pressão arterial.

salsa
Salsa (Salsinha): quais os benefícios e como usar

Pode baixar os níveis de açúcar no sangue

A elevação dos níveis de açúcar no sangue é um fator de risco para diabetes tipo 2. Surpreendentemente, as sementes e as folhas de coentro podem ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Acredita-se que isso se deve ao aumento dos níveis de atividade das enzimas que ajudam a remover o açúcar do sangue .

Um estudo realizado com animais mostrou que aqueles que ingeriram sementes de coentro apresentavam significativamente menos açúcar na corrente sanguínea.

Em outro estudo com animais, as folhas de coentro mostraram ser quase tão eficazes quanto um medicamento para diabetes na redução dos níveis de açúcar no sangue.

Estudos em tubos de ensaio mostraram que as propriedades antimicrobianas e antibacterianas das folhas e das sementes de coentro podem ajudar a combater infecções. Um estudo em tubo de ensaio mostrou que os compostos de folhas frescas de coentro ajudaram a combater infecções transmitidas por alimentos ao matar bactérias como Salmonella enterica (16).

Outro estudo de tubo de ensaio mostrou que as sementes de coentro combatem bactérias que comumente causam infecções do trato urinário (ITUs) (17).

No entanto, não há atualmente nenhuma evidência de que coentro ou coentro possam ajudar a combater infecções em humanos. Portanto é necessária mais pesquisa baseada em humanos.

Como escolher e armazenar coentro e as sementes de coentro

Quando você compra o coentro, é melhor escolher folhas verdes e aromáticas. Evite comprar folhas amarelas ou murchas, pois elas não são tão saborosas. O ideal é plantá-lo de forma orgânica em casa. 

Mas quando isso não for possível, compre sementes inteiras, em vez de moídas ou em pó. Uma vez que as folhas são moídas, ele perde o sabor rapidamente. Então você obterá os melhores resultados se o moer pouco tempo antes de usá-lo no dia a dia.

Para guardar na geladeira, apare o fundo das hastes e coloque o cacho em uma jarra com alguns centímetros de água. Certifique-se de trocar regularmente a água e verificar se há folhas amarelas ou murchas. O coentro também pode ser desidratado para durar mais tempo, mas isso faz com que perca muito do seu sabor fresco e cítrico.

Se você não tem planos de usá-lo nas próximas semanas, não precisa desperdiçá-lo. Faça cubos de gelo de coentro para utilizá-los em uma variedade de pratos, como sopas. Eles duram até três meses no congelador.

Com uma faca afiada, pique as folhas em pedaços pequenos. Em seguida, distribua-os uniformemente em uma bandeja de cubos de gelo. Adicione um pouco de água ou caldo para cobrir as ervas. Pronto!

Confira no vídeo abaixo como plantar coentro em casa!


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais