Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Ingrediente culinário proporciona benefícios à saúde, mas manteiga de cacau labial contém substâncias nocivas

Imagem de Kasia Serbin no Unsplash

A manteiga de cacau é um ingrediente culinário presente em alimentos como o chocolate branco e em cosméticos como cremes e hidratantes labiais. Ela é retirada da parte gordurosa do cacau por meio de processos como torra e prensagem. A manteiga de cacau culinária e natural proporciona benefícios para a saúde, já a manteiga de cacau labial possui compostos perigosos.

Benefícios da manteiga de cacau culinária

Excelente para a pele

A manteiga de cacau é rica em ácidos graxos. Estes compostos formam uma barreira protetora para pele, nutrindo-a e aumentando seu potencial de elasticidade. Além disso, a manteiga de cacau é rica em fitoquímicos. Essas substâncias melhoraram o fluxo sanguíneo e previnem o envelhecimento precoce, protegendo contra os danos dos raios ultravioleta do sol. Estudos sugerem que a manteiga de cacau pode prevenir e tratar doenças de pele.

Faz bem para os ossos

Outro estudo mostrou que a manteiga de cacau é fonte de vitamina D, uma vitamina importante no processo de absorção do cálcio que é essencial para os ossos.

Pode combater a malária

Curiosamente, um estudo revelou que consumir cacau pode ter um efeito clínico contra a malária. Segundo os pesquisadores, isso pode ser devido ao aumento da disponibilidade de antioxidantes no plasma, aumento dos níveis plasmáticos de óxido nítrico, atividade dos flavonoides do cacau e seus derivados e potencializado sistema imunológico mediado por componentes do cacau, incluindo manteiga de cacau, polifenóis, magnésio e zinco.

Como usar

A manteiga de cacau natural pode ser diluída em óleo de rícino e usada para na pele para hidratar, prevenindo rugas e ressecamentos. Na culinária, ela pode compor sobremesas e pratos salgados.

Riscos da manteiga de cacau em cosméticos

A manteiga de cacau em si não apresenta riscos para a saúde, a menos que você seja alérgico, o que é raro. O problema é que muitos cremes e protetores labiais são feitos com substâncias nocivas. Alguns deles nem contêm manteiga de cacau de verdade. Alguns exemplos são os componentes BHA e BHT.

O BHA (2,3-terc-butil-4-hidroxianisol) e o BHT (2,6-diterc-butil-p-creso) são substâncias nocivas. Estudos concluíram que o BHA tem efeitos carcinogênicos, pois induz modificações no DNA, iniciando a mutagênese. Um outro estudo indicou que ambos, BHT e BHA, mimetizam estrogênios naturais do corpo, sendo considerados disruptores endócrinos.

Além disso, o BHA e o BHT já estão presentes em esgotos, e assim como outra pesquisa aponta, esses componentes são persistentes no ambiente e acumulam-se no fígado dos organismos de vivos e em sedimentos. É possível que o BHA e BHT, além de estarem presentes em alimentos e cosméticos, podem ser encontrados em águas já tratadas e disponíveis para consumo e ainda em organismos aquáticos que serão ingeridos.

Um estudo descobriu que um produto à base de manteiga de cacau tinha efeitos antiestrogênicos. Isso significa que reduziu ou bloqueou os efeitos do hormônio feminino, estrogênio, no corpo. E isso pode ser perigoso, principalmente porque a exposição a produtos com efeitos antiestrogênicos pode afetar o desenvolvimento de adolescentes durante a puberdade.

Se você está preocupado com aditivos nos cosméticos, compre manteiga de cacau 100% e faça seus próprios cosméticos para a pele. Ou utilize a manteiga de karité, que proporciona hidratação semelhante. Saiba mais sobre ela na matéria: “Manteiga de karité: poderoso hidratante natural“.


Veja também:

Avatar do autor eCycle
Escrito por:
eCycle