Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Saiba como fazer o cabelo crescer rápido e naturalmente sem prejudicar a sua saúde e a do meio ambiente

Como fazer o cabelo crescer rápido e naturalmente? Basicamente, você precisa se alimentar de maneira saudável, consumir bastante água e evitar o consumo de alimentos processados e o acúmulo de toxinas. Mas existem outras dicas adicionais que ajudam o cabelo crescer mais rápido.

Comer alimentos ricos em proteínas

Como fazer o cabelo: feijão
Imagem de HomeMaker por Pixabay

Os alimentos ricos em proteínas ajudam o cabelo crescer mais rápido, já que são essenciais para a formação dos fios. Se você for vegetariano estrito, consuma fontes diversificadas de proteína para obter todos os aminoácidos essenciais para o corpo.

Máscara caseira de abacate

Como fazer o cabelo: abacate
Imagem de Juraj Varga por Pixabay

Para fazer o cabelo crescer mais rápido, aplique nele uma máscara caseira de abacate batido com azeite de oliva na proporção de meio para meio. Massageie no couro cabeludo e ao longo dos fios. Deixe agir por 20 minutos e lave o cabelo naturalmente, como de costume.

Massageie o couro do cabelo

Como fazer o cabelo: massagem
Imagem de Tim Mossholder em Unsplash

Ao lavar o cabelo, massageie todo o couro cabeludo com as pontas dos dedos. Massagear o couro cabeludo ativa a circulação sanguínea de qualquer tipo de cabelo, o que ajuda a acelerar naturalmente o crescimento do cabelo. Se você não lava o cabelo todos os dias, faça uma massagem com ele seco.

Babosa

Como fazer o cabelo: babosa
Imagem de Olesia Misty em Unsplash

Para fazer o cabelo crescer rápido, pegue uma folha grande de babosa, descasque-a, armazene a gelatina que há no interior, corte-a em cubinhos e coloque para congelar. O congelamento conserva a babosa por mais tempo. Uma vez por semana você pode bater um cubinho desses com um pouco de azeite de oliva e passar nos fios e couro cabeludo, favorecendo o crescimento. Além disso, a babosa é um ótimo hidratante natural.

Jaborandi

A casca da árvore do jaborandi é um ótimo fortificante para quando o cabelo está enfraquecido por estresse, poluição ou doenças, além de fazer o cabelo crescer mais rápido.

Óleos para hidratar

Como fazer o cabelo: óleos
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

Para fazer o cabelo crescer mais rápido, recomenda-se o uso de um óleo vegetal uma vez por semana para a hidratação dos fios. Dentre eles, estão o azeite de oliva, o óleo de semente de uva e o óleo de amêndoas – você pode utilizar o óleo de sua preferência, já que todos os óleos vegetais são bons para essa finalidade. O óleo de coco também é uma ótima alternativa para fazer o cabelo crescer rápido e naturalmente. Confira seus benefícios na matéria:

Para preparar o óleo, basta misturar o óleo vegetal escolhido em um vidro com alecrim ou com sálvia (pode ser a essência, o chá ou as folhas) e deixá-lo descansar em um local escuro. Depois é só colocar o óleo na palma da mão e passar por todo o cabelo, da raiz até as pontas, massageando bem o couro cabeludo.

Outra opção é o óleo de rícino, que pode ser aplicado sozinho. Ele ajuda no fortalecimento do couro cabeludo e no crescimento dos fios. Devido à sua elevada composição de ácido ricinoleico, o óleo de rícino apresenta propriedades antibacterianas e antifúngicas, combatendo infecções e crescimento de bactérias e fungos que poderiam impedir o crescimento capilar. Ele também serve para queda de cabelo, cabelos ressecados, pontas duplas e coceira.

Esse óleo pode ser utilizado na umectação. Nesse caso, com o óleo nas mãos, massageie o couro cabeludo por cinco minutos e deixe agir nos cabelos por cerca de 30 minutos. Massagear o couro ativa a circulação e ajuda a estimular o crescimento por causa da presença de ácido linoleico (ômega 6), que fortalece e nutre os fios. Você pode aplicá-lo de duas a três vezes por semana, usando continuamente por um período de tempo prolongado.

Água pura

Como fazer o cabelo: água pura
Imagem de rony michaud por Pixabay

Uma dica para fazer o cabelo crescer mais rápido é levá-lo com água pura (da fonte), pois a água que recebemos em casa contém cloro. Você também pode utilizar sabão neutro para tirar o excesso de gordura. Uma boa opção é levar o cabelo uma vez por semana com sabão de coco ou xampu neutro e nas outras lavar com água pura. Conheça as técnicas no e low poo na matéria:

Vinagre de maçã

Como fazer o cabelo: vinagre de maçã
Imagem disponível em rawpixel.com

Para fazer o cabelo crescer mais rápido, você pode misturar vinagre de maçã com um pouco de água e usar para lavar os cabelos; em seguida, lave o cabelo com shampoo (de preferência caseiro) normalmente. Isso estimula os folículos capilares, fazendo o cabelo crescer mais rápido. Veja com mais detalhes como usar o vinagre de maçã no cabelo na matéria: