Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Suco de lingonberry pode reduzir a pressão arterial e contribuir para a saúde de vasos sanguíneos

O lingonberry é uma fruta nativa do Hemisfério Norte, encontrada através de florestas boreais e da tundra, principalmente na região escandinava do norte da Europa. Ela cresce do arbusto baixo Vaccinium vitis-idaea, da família Ericaceae, e é similar à cranberry – vermelha e redonda igual à fruta, mas também com um gosto parecido à sua “prima”. 

Seus usos também são parecidos com os da cranberry, uma vez que o lingonberry é predominantemente consumido através de geleias, outros condimentos e sucos de fruta. No entanto, também pode ser encontrado em sua forma in natura, tanto fresca quanto congelada. 

Pouco conhecido, o lingonberry não é comumente cultivado para o seu consumo em massa como fruta fresca, e sim colhido casualmente na natureza. Isso, porém, reflete o seu preço, que pode ser mais caro que outras bagas.

Suco de cranberry: 5 benefícios incríveis

 Valores nutricionais do lingonberry 

Os lingonberries contêm os seguintes nutrientes por 100 gramas (g):

  • Calorias: 56
  • Proteína: 0,5g
  • Gorduras: 0,7g
  • Carboidratos: 8,9g
  • Fibra: 2,6g
  • Vitamina C: 10,7mg 
  • Vitamina E: 1,5mg

Benefícios do lingonberry 

O consumo de lingonberry pode proporcionar diversos benefícios à saúde. Confira: 

Rico em antioxidantes 

Entre todas as bagas, o lingonberry é o mais rico em antioxidantes, contendo manganês, vitamina C, antocianinas e quercetina. De fato, 100 gramas desta fruta podem oferecer 139% da ingestão diária de referência para manganês — componente mineral de uma importante enzima antioxidante conhecida como superóxido dismutase.

Adicionalmente, a fruta também oferece 10% e 12% da ingestão diária de referência para vitamina E e C, respectivamente — dois compostos também conhecidos por seus poderes antioxidantes. 

A cor avermelhada da fruta também pode ser uma fonte de antioxidantes, além de proporcionar benefícios anti-inflamatórios. 

Reduz o risco de câncer

Um estudo de 2018 comprovou que o suco fermentado de lingonberry possui efeitos anticancerígenos em células de câncer oral, inibindo seu crescimento e disseminação. Acredita-se que isso é uma resposta ao conteúdo de fitoquímicos e polifenois, que podem reduzir o risco de câncer através da prevenção contra o crescimento de tumores.

Promove a saúde do coração 

Muitas bagas, incluindo o lingonberry, ajudam a promover a saúde cardiovascular através de seus altos níveis de fibras e polifenois. De fato, diversos testes em animais já sugeriram que o consumo da fruta pode relaxar as artérias do coração para apoiar o fluxo sanguíneo, retardar a progressão da aterosclerose, diminuir os triglicerídeos e proteger as células do coração contra danos oxidativos. (1, 2, 3)

Similarmente, um estudo de 2019 comprovou que o suco do lingonberry pode diminuir a pressão arterial e promover o funcionamento dos vasos sanguíneos. Na análise, especialistas observaram os efeitos de suco de lingonberry prensado a frio, suco de cranberry e suco de groselha por 8 a 10 semanas em ratos com pressão alta.

Desse modo, descobriram que o suco diluído de lingonberry foi eficaz na redução da pressão arterial dos animais. 

Reduz a inflamação 

Uma pesquisa de 2021 comprovou que o lingonberry pode modificar beneficamente a microbiota intestinal, além de potencialmente prevenir a inflamação no fígado e no tecido adiposo. A inflamação crônica está altamente associada ao desenvolvimento de diversas condições prejudiciais, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, demência e doença hepática gordurosa.

Inflamação crônica
Inflamação crônica: o que é, causas, sintomas e como tratar

Pode ajudar na perda de peso 

Assim como a grande maioria das frutas, o lingonberry pode auxiliar na perda de peso, sendo um alimento de baixas calorias. No entanto, acredita-se que a fruta pode promover a perda de peso através de outros fatores. 

De acordo com um estudo realizado em ratos de laboratório com uma dieta rica em gorduras, animais que receberam 20% de suas calorias de lingonberries pesavam 21% menos e tinham uma gordura corporal significativamente menor do que aqueles que comiam uma dieta igual em calorias e rica em gordura sem as frutas. 

Ajuda a controlar os níveis de açúcar do sangue

Testes em animais de laboratório sugerem que o lingonberry e o seu extrato podem ajudar no controle dos níveis de açúcar no sangue. Isso pode ser uma resposta ao conteúdo de polifenois da fruta. (1, 2, 3, 4)

Outros benefícios 

Outros possíveis benefícios da fruta incluem:

  • Propriedades antivirais; 
  • Proteção dos rins contra a perda de função; 
  • Promoção da saúde dos olhos através do seu conteúdo antioxidante;
  • Aliada no tratamento contra infecções fúngicas orais. 

Além disso, o lingonberry pode ser consumido como ingrediente em diversos suplementos alimentares, podendo auxiliar no tratamento contra: 

  • Infecções urinárias;
  • Inflamação crônica;
  • Doenças neurodegenerativas; 
  • Câncer.

Entretanto, é importante notar que o consumo da fruta não substitui, em hipótese alguma, o conselho e tratamento indicado por profissionais de saúde. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais