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O homus é um prato típico da cozinha árabe feito com grão-de-bico e repleto de proteínas, vitaminas e minerais

O homus é um prato árabe feito com grão-de-bico, tahine, azeite, sumo de limão, sal e alho muito aderido no Brasil por vegetarianos e veganos. Ele é uma excelente fonte de gordura boa, proteína, carboidrato, manganês, cobre, folato, magnésio, fósforo, ferro, zinco, tiamina, vitamina B6 e potássio, sendo um alimento completo para pessoas com restrições, como intolerantes à lactose e glúten. Confira seus benefícios e como fazer homus:

Benefícios

Os ingredientes do homus o tornam um ótimo alimento anti-inflamatório, regulador do intestino, prebiótico e controlador de açúcar no sangue. Além disso, ele pode reduzir o risco de doença cardíaca e prevenir a obesidade. Confira estudos a respeito de seus benefícios neste artigo da Healthline.

Homus
Imagem de SBZUS por Pixabay 

Receita de homus

Ingredientes

  • 1 xícara de grão-de-bico cru
  • 1/3 xícara de tahini
  • 1/4 xícara de suco de limão
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 2 dentes de alho
  • Uma colher de café de sal (ou a gosto)

Modo de preparo

Deixe o grão-de-bico de molho de um dia para o outro ou por pelo menos quatro horas. Após esse período, escorra a água, leve os grãos para uma panela de pressão e cubra com dois dedos acima do nível de grão com água. Deixe cozinhar por 30 minutos após pegar pressão. O grão-de-bico deve ficar macio.

Caso possua problemas com gases intestinais, escorra novamente os grãos cozidos, deixe esfriar e retire a pele de grão por grão. Caso contrário, escorra os grãos e leve diretamente para um processador ou liquidificador potente. Coloque todos os ingredientes restantes e bata até obter uma pasta homogênea. Está pronto! Consuma com tapioca, pães, torradas, arroz e saladas.