Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Para entender o que é ácido hialurônico, é preciso saber um pouco mais sobre sua funcionalidade, produção e propriedades

Você já se perguntou o que é ácido hialurônico? Bom, o ácido hialurônico nada mais é do que um químico produzido naturalmente pelo corpo humano, em regiões como os olhos, pele e juntas. A função principal do ácido é conter a água desses tecidos para mantê-los hidratados e lubrificados, evitando envelhecimento precoce, infecções e ressecamento da pele.

Com a idade, a produção de ácido hialurônico pode diminuir, causando o surgimento de rugas, pele engelhada e ressecada. Além disso, outro fator que pode contribuir para a aparição precoce dessas características é a prática de fumar e de ter contato constante com a poluição. 

Porém, existe uma maneira de evitar esses efeitos nocivos usando ácido hialurônico produzido e vendido comercialmente. Os suplementos hialurônicos podem ser consumidos como:

  • Cremes
  • Shampoos
  • Géis
  • Adesivos
  • Serums
  • Loções
  • Pílulas
  • Lubrificantes íntimos   
  • Injeções
  • Implantes
  • Medicamentos para o nariz
  • Inaladores e nebulizadores

É importante lembrar que a aplicação do ácido hialurônico, em alguns casos, deve ser realizada por um profissional da saúde responsável.

pele brilhante
10 dicas para ter uma pele brilhante

Para o que serve o ácido hialurônico? 

Melhora a condição da pele 

Quando aplicado sobre a pele, o ácido hialurônico ajuda a reter a água do tecido e manter a hidratação. Desta forma, ele retém o processo de envelhecimento e auxilia o usuário a manter uma pele macia. Outro ponto importante é que o produto também ajuda a reduzir rugas, linhas de expressão, bigode chinês, vermelhidão e dermatite.  

Acelera a cicatrização

O ácido hialurônico é uma substância que é comumente produzida pelo corpo humano. Porém, quando acontece algum acidente e o organismo precisa lidar com a reparação de um tecido, o corpo aumenta a produção do ácido, para ajudar na cicatrização. 

A produção de ácido hialurônico ajuda na cicatrização através da regulação da inflamação, enquanto sinaliza para o corpo construir mais veias de sangue na área danificada. Em pessoas com idade avançada, onde a produção da substância é reduzida, a aplicação do produto sobre a pele pode ajudar a reduzir o tamanho das lesões. 

Alivia dores nas juntas 

O corpo produz uma quantidade exata de ácido hialurônico nas juntas com intuito de fazer com que elas fiquem lubrificadas e não gerem atrito. Alguns estudos apontam que o ácido hialurônico deve ser usado com pessoas diagnosticadas com osteoartrite, uma condição degenerativa que causa dores nas juntas;

As pesquisas apontam que o uso de injeções acompanhada da ingestão de suplementos foram eficazes em reduzir os sintomas da condição. 

Alivia sintomas de refluxo 

Pesquisas apontam que o uso de ácido hialurônico ajuda a reduzir os sintomas de refluxo. Segundo especialistas, o suplemento pode aliviar os danos causados no esôfago pelo ácido que é regurgitado pelo refluxo, e ainda acelerar o processo de recuperação do paciente.

Melhora desconforto do olho seco  

Como o ácido hialurônico é ótimo em reter hidratação, ele é comumente usado para aliviar os sintomas de olho seco. Existem diversas maneiras de aplicar o produto ao olho, as principais são: usando colírio com base de ácido hialurônico ou aderindo ao uso de lentes de contato que liberam essa substância em pequenas quantidades. 

O ácido também é usado para o pós-tratamento de pessoas que passaram por cirurgia nos olhos, para acelerar a cicatrização, reduzir os riscos de inflamação e causar bem-estar. 

Preserva o fortalecimento dos ossos 

Apesar de só existirem estudos em animais, o ácido hialurônico já mostra alguma eficiência em aumentar o fortalecimento dos ossos. As pesquisas realizadas em animais apontam que os suplementos foram eficientes em ratos que sofriam com osteopenia.

Tipos de ácido hialurônico 

Agora que você sabe o que é ácido hialurônico, está na hora de entender um pouco mais sobre os tipos disponíveis para comercialização:

Ácido hialurónico hidrolisado: é um tipo de ácido quebrado em diversos pequenos elementos que penetram a pele e a hidratam. Não é a alternativa mais hidratante, mas é a melhor para pessoas com pele oleosa.

Hialuronato de sódio: é uma opção que penetra a pele com eficiência e tem efeitos menos duradouros, ótimo para pessoas com uma pele equilibrada, não muito oleosa, nem muito seca. 

Hialuronato acetilado de sódio: os mesmos benefícios do hialuronato de sódio, porém com resultados mais duradouros. Melhor alternativa para quem tem pele seca e vive em clima secos e frios. 

O que o ácido hialurônico pode causar?

A maioria dos produtos à base de ácido hialurônico é segura para o organismo humano, isso porque ele é produzido pelo corpo. No entanto, é preciso ficar de olho quando o produto tiver a adição de outras substâncias, como alérgenos, álcool (que pode ser secante) e fragrâncias. 

A quantidade de água e de vitamina C no ácido hialurônico não afeta diretamente a substância, na verdade, quanto mais desses dois ingredientes, melhor a eficácia do produto. Antes de aplicar o suplemento tópico, faça um teste em uma pequena parcela de pele para ver se não vai acontecer uma reação alérgica. 

Pessoas que recebem injeções de ácido hialurônico podem apresentar os seguintes efeitos colaterais:

  • Dores
  • Vermelhidão
  • Coceira
  • Inchaço
  • Lesão

Qual é a diferença entre colágeno e ácido hialurônico?

O que é ácido hialurônico e colágeno? Os dois são substâncias produzidas pelo corpo humano. No entanto, o colágeno ajuda a sustentar, prender e firmar a derme, enquanto o ácido hidrata profundamente e faz o preenchimento facial. Os dois trabalham juntos, se comunicando e incentivando a produção um do outro. 

Pode sair no sol com ácido hialurônico?

Não é preciso se preocupar com o ácido hialurônico ao sair no Sol! Essa substância não é fotossensível, o que significa que a sua pele não vai ficar irritada, lesionada ou sensível se tiver contato com os raios ultravioleta depois de aplicar o produto. Logo, fique a vontade para usá-lo no verão, só não se esqueça do filtro solar.

Pode dormir com ácido hialurônico no rosto?

Sim, o ácido hialurônico não tem potencial descamativo e é uma substância natural do corpo humano; por isso não causa nenhum efeito colateral durante o sono. Porém, fique de olho nos ingredientes adicionais do suplemento, para ter certeza de que nenhum deles pode afetar sua pele durante uma boa noite de sono. 

Chorar faz bem para a pele? Prós e contras

Pode usar ácido hialurônico todos os dias?

É recomendado que o tempo de uso do ácido seja prescrito por um profissional da saúde. A maioria dos especialistas prescreve o ácido hialurônico todos os dias, por um curto período de tempo. Ou seja, é possível usá-lo diariamente, mas apenas por alguns meses. Além disso, a melhor época do ano para adotar este tratamento é durante o inverno, já que é o período em que a pele fica mais ressecada. 

Quem não deve usar? 

Antes de aplicar o ácido hialurônico em sua rotina, converse com seu médico para saber se não vai afetar seu quadro de saúde. O consumo dos suplementos do ácido não são recomendados para gestantes, lactantes e  crianças, afinal, não existem estudos que comprovem a eficácia ou os efeitos colaterais desse produto nesses grupos de indivíduos. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais