Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Alternativa a dietas baseadas em ultraprocessados, dieta nórdica é um opção para quem está tentando reduzir consumo de carne

A dieta nórdica é um tipo de alimentação focada nas comidas típicas dos países nórdicos como a Noruega, Dinamarca e Islândia. Os alimentos da dieta nórdica são ricos em proteínas, carboidratos e gorduras essenciais. Conhecida por focar no uso do óleo de canola, a dieta nórdica tem menos gorduras saturadas e se baseia no consumo de frutos do mar.

Este tipo de dieta tem grande semelhança com a dieta mediterrânea. A única diferença é que em vez de utilizar o óleo de canola, a dieta mediterrânea usa o azeite extra-virgem. As duas opções de dieta são saudáveis e anti-inflamatórias. Os adeptos da dieta nórdica   ingerem menos açúcar e quase o dobro de fibras e frutos do mar em comparação a uma dieta ocidental comum. 

A dieta nórdica surgiu no ano de 2004. Ela foi idealizada por um grupo de nutricionistas, cientistas e chefes de cozinha que tinham o objetivo de reduzir as taxas de obesidade de seus países. Além disso, a dieta nórdica foi usada para melhorar a sustentabilidade da produção de alimentos nórdicos. 

Por focar em uma pegada eco-friendly e enfatizar o consumo de alimentos locais, produzidos de maneira sustentável, a dieta nórdica é uma ótima alternativa de hábitos alimentares saudáveis. Quando comparada à dieta ocidental, ela contém menos adição de açúcar e gordura.

Princípios da dieta nórdica

  1. Comer mais frutas, vegetais e comidas orgânicas;
  2. Comer mais grãos integrais; 
  3. Ingerir mais frutos do mar;
  4. Melhorar a qualidade de carne consumida ou reduzir o consumo de carne;
  5. Evitar o consumo de comida processada e alimentos açucarados;
  6. Cozinhar em casa sempre que possível;
  7. Gastar menos.

Saiba o que comer e o que não comer

Comer: frutas, vegetais, legumes, batatas, grãos integrais, nozes, sementes, pães de centeio, peixe, frutos do mar, leite vegetal, ervas, especiarias e óleo de canola.

Não comer: bebidas açucaradas; carne processada, aditivos alimentares e lanches de fast food.

Comer raramente:  carnes de caça, ovos, queijo, iogurte, carne vermelha e gordura animal.

Benefícios da dieta nórdica 

Inflamação

O papel da dieta nórdica na redução das inflamações ainda precisa ser melhor estudado. Existem estudos que apontam que a dieta pode sim ter efeito positivo, enquanto outros não apontam mudança perceptível. Uma pesquisa, publicada em 2019, revelou que seus voluntários tiveram uma redução nos genes relacionados à inflamação depois de adotarem a dieta nórdica. 

Colesterol e triglicéridos

Alguns estudos encontraram uma redução dos triglicérides no organismo humano, mas nenhum efeito significativo no colesterol ruim (LDL) ou bom (HDL). No entanto, uma pesquisa observou a redução gradual do colesterol LDL em seus voluntários, e consequentemente uma redução nos fatores de risco de doenças do coração. 

Pressão sanguínea 

Em um estudo de seis meses em voluntários obesos, o uso da dieta nórdica diminuiu a tensão arterial sistólica e diastólica em 5,1 e 3,2 mmHg, respectivamente. Em comparação a uma dieta de controle da condição, esses resultados foram positivos e benéficos para o tratamento de obesidade. 

Outras pesquisas também apontaram uma redução importante na pressão sanguínea diastólica em participantes com síndrome metabólica

Perda de peso

Resultados de pesquisas apontam que o consumo de dieta nórdica tem um efeito a curto prazo na perda de peso. Ela ajuda pessoas que pretendem perder peso por motivos de saúde ou que estão se preparando para alguma cirurgia. Essas pesquisas apontaram que depois de um ano é comum que o indivíduo, que tenha feito a dieta nórdica, ganhe o peso de volta. 

Receita da dieta nórdica 

  • 750 g de batatas 
  • 4 ovos
  • 1/2 xícara de maionese
  • 1/4 xícara de sour cream
  • 2 colheres de chá de suco de limão
  • 1/2 colher de chá de curry em pó
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 20 picles de pepino cortados no sentido do comprimento
  • 1 maçã picada
  • 1/4 de cebola roxa picada
  • 3 colheres de sopa de endro picado (opcional)

Modo de preparo

  1. Ferva um grande pote de água;
  2. Acrescente batatas; 
  3. Cozinhe por 15 min;
  4. Desligue e transfira para um pote grande;
  5. Refrigere por 40 min;
  6. Acrescente ovos à mesma água;
  7. Cozinhe durante 9 min;
  8. Escorra e transfira para uma tigela de água fria para esfriar por 5 min;
  9. Descasque e fatie 1 ovo. Deixe de lado;
  10. Descasque e pique os ovos restantes;
  11. Pique as batatas;
  12. Misture maionese com sour cream, suco de limão, curry em pó e sal numa tigela grande;
  13. Adicione batatas, ovos picados, pepininhos, maçã, cebola roxa e endro;
  14. Mexa até que esteja bem misturado;
  15. Transfira para uma travessa;
  16. Cubra com ovo reservado, mais pepininhos fatiados e endro.