Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Manjericão, cebola e maçã são alguns dos vegetais que você pode cultivar no seu jardim e que ajudam a prevenir a extinção das abelhas

As abelhas são responsáveis por polinizar 80% das plantas no mundo inteiro. Sem elas, os seres humanos enfrentariam uma séria crise de escassez de alimento. Além disso, a polinização é essencial para o equilíbrio dos ecossistemas e conservação do meio ambiente.

No entanto, as colônias de abelhas estão desaparecendo cada vez mais. Isso vem acontecendo por diversos fatores, como o cultivo de alimentos geneticamente modificados, o uso de pesticidas e as mudanças climáticas.

Por esse motivo, políticas de preservação das abelhas são de suma importância, como a proibição de pesticidas nocivos e o incentivo à agroecologia. Também é possível apoiar essa causa com ações individuais, como construir um jardim rico em pólen e néctar.

Veja o que plantar para salvar as abelhas

Plantas nativas

Dê preferência para o plantio de plantas nativas no seu jardim. Elas já estão preparadas para lidar com as condições climáticas e com o ecossistema da sua região e, por isso, crescerão saudáveis.

Também é interessante procurar por variedades orgânicas, isto é, plantas geradas por polinização natural.

Procure plantar flores de diferentes formatos. Isso porque o tamanho e a língua das abelhas varia de uma espécie para a outra. Assim, cultivar plantas distintas fará com que todas as abelhas tenham acesso ao néctar.

Ervas

As abelhas são muito atraídas pelo aroma das plantas. Por isso, cultivar ervas em seu jardim é uma ótima opção. Além de serem excelentes para polinizadores, ervas ajudam no controle de insetos invasores e dão uma fragrância agradável ao ambiente.

Algumas ervas sugeridas são:

Árvores

Abelhas são atraídas por quase todos os tipos de árvores frutíferas. Suas preferidas são a macieira da variedade gala e a cerejeira. Outras espécies recomendadas para cultivo são os abacateiros, goiabeiras e jabuticabeiras.

É importante alertar que algumas espécies de árvores são nocivas para as abelhas, como o caso da árvore de neem. Assim, é preciso pesquisar sobre cada espécie antes do cultivo.

Vegetais

O cultivo de vegetais em casa só apresenta vantagens. Ao ter a sua própria horta orgânica, você evita o consumo de alimentos que tiveram algum contato com pesticidas e outros produtos químicos prejudiciais à saúde humana e das abelhas.

Além disso, muitos vegetais dão flores e alguns deles são muito apreciados pelas abelhas. Entre eles estão a cebola, pepino, cebolinha, abóbora, melão, brócolis, rabanete e couve-flor.