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Quer perder peso? Confira alguns alimentos que queimam gordura, aceleram o metabolismo e reduzem o inchaço

Imagem de bruce mars em Unsplash

Alimentos que queimam gordura são aqueles que aceleram o metabolismo e estimulam a redução da gordura corporal. Uma dieta bem equilibrada, acompanhada por uma rotina de exercícios físicos regulares, é a peça-chave para se livrar do acúmulo de gordura – especialmente a abdominal, que tem sido largamente associada, em diversos estudos, a doenças cardiovasculares, como AVC e infarto.

Na verdade, todos os alimentos estimulam o metabolismo. No entanto, alguns deles, como a pimenta, podem ter um impacto maior no metabolismo do que outros. Por isso, adicioná-los ao seu plano alimentar semanal pode facilitar muito o processo de perda de gordura.

O termo “alimentos que queimam gordura” pode se aplicar também àqueles que reduzem o apetite e/ou a ingestão geral de comida, como os ricos em fibras, mas com baixo índice glicêmico. As nozes, por exemplo, mantêm a sensação de saciedade por mais tempo, além de proporcionarem incríveis benefícios para a saúde.

11 alimentos que queimam gordura

1. Café

Queridinho da mesa brasileira, o café é fonte de cafeína, que melhora o humor, dá um up na energia e aumenta o desempenho mental e físico. Mas não para por aí: o café também é um excelente aliado para queimar gordura.

Um estudo publicado na revista científica Medicine and Science in Sports mostrou que ingerir cafeína uma hora antes do exercício queima quase o dobro de gordura que seria queimada em condições normais, além de melhorar o desempenho na atividade física em 17%. Isso porque a cafeína aumenta a taxa metabólica em impressionantes em até 13%, dependendo da quantidade consumida e da resposta individual.

Na mesma linha, um estudo de 2021 conduzido por pesquisadores do Departamento de Fisiologia da Universidade de Granada (UGR) revelou que consumir cafeína (cerca de 3 mg/kg, o equivalente a uma xícara de café forte) meia hora antes do exercício aeróbico aumenta significativamente a taxa de queima de gordura. Eles também descobriram que se o exercício for realizado à tarde, os efeitos da cafeína são ainda mais marcantes do que pela manhã.

2. Frutas vermelhas

As frutas vermelhas são ricas em água e fibras, o que ajuda a manter o seu corpo saciado por mais tempo. Além disso, são doces e deliciosas – e consumi-las regularmente pode matar o desejo de uma sobremesa com muito mais calorias. Os antioxidantes das frutas vermelhas, especialmente a antocianina, também ajudam a proteger a saúde do coração.

3. Nozes

As nozes são muito nutritivas. Elas são ricas em proteínas de qualidade e gorduras boas, que são benéficas para compensar a fome por longos períodos. Um estudo de 2011, publicado no Journal of Nutrition and Metabolism, descobriu que incluir nozes na dieta durante 12 semanas leva a melhorias na qualidade da dieta, sem qualquer ganho de peso.

Outro estudo sugere que um dos motivos pelos quais as nozes estão associadas a um risco menor de diabetes tipo 2 é que ajudam a controlar o peso. O excesso de peso aumenta o risco de açúcar elevado no sangue e diabetes.

4. Ervilha

As ervilhas são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Elas também contêm carboidratos complexos, que são uma boa fonte de energia.

Um estudo de 2011 publicado na revista Nutrition Journal explica que a proteína contida nas ervilhas tem um impacto maior na redução da fome do que a proteína do soro do leite. Elas ainda são uma excelente alternativa para obtenção de proteínas, sobretudo para vegetarianos e veganos.

5. Peixes ricos em gordura

Salmão, arenque, sardinha, cavala e outros peixes oleosos contêm ácidos graxos ômega-3, que comprovadamente reduzem a inflamação e diminuem o risco de doenças cardíacas. Além disso, os ácidos graxos ômega-3 podem ajudá-lo a perder gordura corporal.

O peixe é ainda uma excelente fonte de proteína de alta qualidade. A digestão de proteínas leva a uma maior sensação de saciedade e aumenta a taxa metabólica significativamente mais do que digerir gordura ou carboidratos.

6, Ovos

O ovo é uma excelente fonte de nutrientes. Além de proteger a saúde do coração, estudos demonstraram que um café da manhã à base de ovo reduz a fome e promove a sensação de saciedade por várias horas em indivíduos com sobrepeso e obesidade.

Os ovos também são uma grande fonte de proteína de alta qualidade, o que aumenta a taxa metabólica em cerca de 20% a 35% por várias horas após a ingestão, com base em vários estudos.

7. Óleo de coco

O óleo de coco proporciona diversos benefícios para a saúde. Adicionar óleo de coco à dieta ajuda a elevar o colesterol HDL “bom” no sangue e diminuir os triglicerídeos, além de ajudar você a perder peso.

Um estudo de 2011 revelou que homens obesos que adicionaram 2 colheres de sopa de óleo de coco por dia à dieta diária perderam em média 2,5 cm de cintura, sem fazer nenhuma outra mudança na dieta ou aumentar o nível de atividade física.

As gorduras do óleo de coco são principalmente MCTs, que foram creditadas com propriedades supressoras do apetite e queimadoras de gordura. Ao contrário da maioria dos óleos, o óleo de coco permanece estável em altas temperaturas, tornando-o ideal para cozimento.

Consumir até 2 colheres de sopa de óleo de coco diariamente pode ajudar a maximizar a queima de gordura. Certifique-se de começar com uma colher de chá ou mais e aumente gradualmente a quantidade para evitar qualquer desconforto digestivo.

8. Chá verde

O chá verde é uma excelente escolha de bebida para uma boa saúde. Além de combater a retenção de líquidos, ele ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas e proteger contra certos tipos de câncer. E, para melhorar, ele também contém uma boa dose de cafeína, aliada ao antioxidante galato de epigalocatequina, que promove a queima de gordura e a perda de gordura abdominal.

9. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um alimento com propriedades medicinais muito popular desde as civilizações mais antigas, com benefícios para a saúde baseados em evidências.

Estudos têm associado o vinagre de maçã à redução do apetite e dos níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Além disso, o principal componente do vinagre, o ácido acético, aumenta a queima de gordura e reduz o armazenamento de gordura da região da barriga.

Por isso, incluir vinagre de maçã à sua dieta pode ajudar você a perder gordura corporal. Comece com 1 colher de chá por dia diluída em água e vá aumentando gradualmente até chegar a 1 ou 2 colheres de sopa por dia, para minimizar o possível desconforto digestivo.

10. Pimentas

Pimentas fazem mais do que apenas adicionar sabor à comida: seus poderosos antioxidantes podem reduzir a inflamação e ajudar a proteger as células contra danos. Além disso, pesquisas sugerem que um antioxidante nas pimentas, chamado capsaicina, pode ajudá-lo a atingir e manter um peso saudável, porque promove a saciedade e evita a ingestão excessiva de calorias.

E mais: o consumo de pimenta também promove a aceleração metabólica, que favorece a perda de gordura.

11. Chá oolong

O chá oolong é uma das bebidas mais saudáveis que existem. Embora receba menos prensagem do que o chá verde, tem muitos dos mesmos benefícios para a saúde, graças ao seu conteúdo rico em cafeína e catequinas. Uma revisão de estudos descobriu que a combinação de catequinas e cafeína no chá aumentou a queima de calorias em impressionantes 102 calorias por dia, em média.

Beber algumas xícaras de chá verde, chá oolong ou uma combinação dos dois regularmente pode promover a perda de gordura e fornecer outros efeitos benéficos à saúde.


Fontes: Medical Xpress, Healthline, Medical News Today e Webmd


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