Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Fazer uma pastilha para garganta ajuda a aliviar sintomas de gripes e resfriados. Confira essa receita caseira com limão, cravo e melaleuca

A pastilha para garganta pode ser uma ótima forma caseira de aliviar alguns sintomas de gripes e resfriados, que podem aparecer junto com o tempo seco e frio, em mudanças bruscas de temperatura ou até depois de um dia de trabalho no ar condicionado.

Essa receita não deve ser vista como um remédio para garganta inflamada, já que contém açúcar, cujo consumo é melhor evitar em casos graves. Porém, se os sintomas forem leves, os ingredientes da pastilha podem ajudar a hidratar a região e reforçar sua imunidade.

Além disso, você evita consumir embalagens não reutilizáveis nem recicláveis e tem à mão uma alternativa eficaz e vegana. E lembre-se: se persistirem os sintomas, consulte uma médica ou médico.

Pastilha para garganta

Você vai precisar de:

Como fazer

Adicione o açúcar, o limão e a água na panela. Em seguida, adicione o maple syrup, o gengibre e os óleos essenciais. Depois disso, coloque o cravo.

óleos essenciais
O que são óleos essenciais e para que servem?

Ligue o fogo e mexa todos os ingredientes. Quando começar a ferver, mexa novamente e deixe cozinhar durante três minutos. Abaixe o fogo e deixe ferver por 15 a 20 minutos, mexendo sempre.

Depois de desligar, deixe esfriar enquanto você unta a assadeira (ou a pia de granito) com óleo de coco. Se a mistura das pastilhas para garganta estiver espessa, você já pode derramá-la na assadeira. Despeje pequenos pontos, um de cada vez. Em seguida, polvilhe com o amido para que elas não grudem.

Espere esfriar e transfira suas pastilhas para um prato ou pote e use sempre que sua garganta começar a coçar ou doer.

Você também pode adicionar uma dessas pastilhas para garganta a sua xícara de chá e apreciá-la como se fosse uma bebida adocicada.

Chá de canela
Chá de canela: para que serve e como fazer

Sobre os ingredientes da pastilha para garganta

Essa pastilha para garganta é eficaz por causa das propriedades de seus ingredientes. O cravo, por exemplo, tem ação analgésica, anti-inflamatória, antifúngica e bactericida. Já o maple syrup é rico em antioxidantes, vitaminas e minerais.

O gengibre ajuda a manter o sistema imunológico saudável, é um anti-inflamatório e ajuda no alívio da dor e da náusea; e o suco de limão é sua fonte de vitamina C nessa receita. Os óleos essenciais de Eucalyptus globulus e melaleuca, por sua vez, fornecem propriedades antissépticas e de alívio da coceira na garganta.

Para conhecer outros remédios caseiros para dor de garganta, dê uma olhada na matéria 18 opções de remédio caseiro para dor de garganta.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais