Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Caso você esteja em busca de saber como afastar pombos, confira algumas dicas simples

Saber como afastar pombos pode evitar zoonoses, doenças que são transmitidas principalmente pela inalação do pó das fezes dessas aves.

História

Os pombos eram muito usados pelas pessoas como fonte de comida, como mensageiros e como forma de entretenimento. Essa relação de proximidade fez com que os animais não sentissem mais medo dos humanos.

Desta forma, é comum encontrar pombos em regiões de lojas, fábricas, restaurantes ou até mesmo casas. Afinal, como uma maneira de se proteger da natureza, eles optam por construir seus ninhos nesses locais. 

Indivíduos incomodados com a grande presença desses pássaros em suas propriedades não sabem exatamente como afastar os pombos. E, muitas vezes, escolhem métodos violentos.

No entanto, é preciso lembrar que pombos, apesar de transmitirem doenças, ainda são animais sencientes. Logo, usar de violência para afastar pombos não é uma opção correta.

Problemas causados por pombos

Antes de saber como afastar pombos, é preciso entender o porquê dessa ação. Como já foi mencionado, este tipo de ave transmite zoonoses. Isso significa que ela traz consigo algumas doenças que fazem mal ao ser humano. Confira a seguir alguns dos problemas gerados por pombos aos humanos:

Doenças 

As doenças carregadas pelos pombos estão presentes em suas secreções. As mais comuns são: histoplasmose, criptococose, e psitacose. Elas são uma ameaça à vida e à saúde humana, principalmente em pessoas com quadros de asma e sistema imunológico fraco. 

Contaminação da comida

Em áreas rurais e agrícolas, a invasão de pombos pode contaminar a comida cultivada no local. 

Risco de deslizes e quedas

As secreções deixadas por pombos são extremamente escorregadias. Quando uma pessoa entra em contato com isso no chão, ela pode deslizar e se machucar. Em áreas residenciais e comerciais essa situação é mais perigosa. 

Danos corrosivos para construções 

As fezes dos pombos são ácidas, e podem causar um efeito corrosivo em diversos tipos de construção. Esses danos também acontecem em locais com vegetação, revestimento e paisagismo. 

Calhas bloqueadas e o risco de incêndios 

As calhas são os locais perfeitos para ninhos de pombos, por serem cantos isolados e seguros, onde geralmente humanos não conseguem identificar a presença das aves. A existência desses ninhos nas calhas pode causar contaminação na água da casa, uma inundação e outros danos com a água da chuva.

Além disso, os ninhos não são feitos apenas nas calhas, como em chaminés e canos. Assim, a invasão de pombos também deixa a casa propensa a um maior risco de ocorrência de incêndios. 

Como afastar pombo

Afaste pombos com um espantalho

Existem alguns pássaros que são predadores de pombos, como falcões e gaviões. No entanto, não se pode simplesmente contratá-los para serem seguranças.

Desta forma, você pode comprar ornamentos que tenham o formato de uma ave predadora de pombos. Muitas pessoas utilizam corujas de tamanho real feitas de cerâmica para afastar pombos de sua propriedade. Ainda que o objeto não pareça tão real para você, o pombo certamente irá se manter longe se sua casa.

Eliminar qualquer fonte de comida

Não importa quantas formas você aplicar para afastar pombos, eles continuarão voltando se encontrarem fonte de comida. Por isso, elimine qualquer tipo de resíduo que possa virar alimento para este tipo de ave. Lembrando que os pombos se alimentam tanto de sementes para pássaros como de resíduos orgânicos. 

Use repelente de pombo 

Se você está em dúvida sobre como afastar pombos, utilize repelente de pombo. Essas substâncias são usadas nas regiões que os pássaros pousam, para que eles sintam que o local é grudento demais e tem um odor insatisfatório. Assim, eles optam por não ficarem naquela área. 

Porém, não aplique o repelente de pombo em regiões em que existe contato humano. Já que a substância pode ser grudenta. Sempre opte por alternativas não-tóxicas e que não tenham base em petróleo. Afinal, elas podem causar problemas à saúde humana e ainda são poluentes. 

Remova a banheira de pássaros 

Casas antigas costumam ter em seus jardins as famosas banheiras de pássaros, objeto utilizado para que pássaros possam beber água e se molhar. Se você está pensando em como afastar pombos, então é preciso retirar a banheira do local.

Apesar dos pombos não serem aves aquáticas, eles gostam de tomar banhos uma vez ou outra. Como uma forma de manter as penas em boa condição. Por isso, se você notar uma infestação de pombos próximo à banheira de pássaros, a melhor opção é retirá-la de lá. 

Utilize drones 

Um estudo, de pesquisadores da Switzerland ‘s EPFL Research Institute, provou a eficácia do uso de drones em como afastar pombos. Os estudiosos utilizaram uma câmera para identificar onde os pombos se localizavam em um prédio, e quantos estavam por lá. Com a ajuda de um computador ligado ao teto, eles também conseguiam saber as coordenadas no GPS de cada animal.

Depois de alguns dias, os pesquisadores adicionaram a ação de um drone. Toda a vez que os pombos apareciam, a câmera avisava o computador, que ativava o drone e fazia com que ele fosse em direção às aves. O objeto era responsável por assustar os pássaros fora do local.

Como uma medida de segurança, o drone só podia voar depois que tivesse autorização de um humano. No entanto, os cientistas já estão trabalhando para que ele possa agir de forma autônoma.