Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Se você tem se perguntado “meu gato acorda muito cedo, o que devo fazer?”, confira uma lista de motivos pelos quais seu bichano pode estar acordando no meio da madrugada

Meu gato acorda muito cedo, o que fazer? Você já deve ter se perguntado isso em algum momento se tem um felino em casa. A verdade é que gatos são animais com costumes noturnos. No entanto, a sua domesticação fez com que eles adaptassem o seu relógio corporal ao tempo de seus tutores humanos. 

Isso significa que se você dorme de noite, é mais do que comum que seu gato também descanse neste período.  Porém, em algumas situações, os tutores de gato enfrentam uma rotina com um bichano que acorda mais cedo do que o normal. 

Os motivos pelos quais o seu gato pode estar acordando muito cedo, ainda de madrugada, podem envolver fome e tédio. Existem soluções para lidar com este tipo de problema felino, mas é preciso entender que se nenhuma dessas alternativas se aplicar ao seu gato, a melhor opção talvez seja levá-lo para o veterinário.

Meu gato acorda muito cedo, o que fazer?

Se você tem andado por aí se perguntando isso, fique de olho nas próximas dicas.

Fome

Esse é um dos motivos mais comuns quando se trata de gatos. Muitas vezes o dono acorda cansado pela manhã, coloca a ração no pote e volta a dormir. Essa atitude pode criar um hábito no animal, que vai acordar todas as manhãs esperando pelo alimento. 

Para resolver essa questão, e não deixar seu gato lhe acordar às quatro da madrugada, certifique-se que ele está comendo bem durante o dia. Você pode resolver isso o alimentando um pouco antes de dormir, ou dando um tempo entre o seu acordar e a hora de colocar a ração. 

Uma outra alternativa é o uso de potes de ração automáticos. Este tipo de dispositivo permite que o pote se encha sozinho depois de algum tempo, o que significa que enquanto tiver comida o animal não vai acordar ninguém.

Energia 

É importante que seu gato gaste toda a energia que ele precisa durante o dia, seja com brinquedos ou com brincadeiras entre ele e seu tutor. Caso ele não consiga fazer isso, é bem provável que ele acorde bem cedo para lhe chamar para brincar.

Por isso, espalhe lugares para ele pular e arranhar na sua casa, desde bolas até brinquedos motorizados ou fofos. Se você passa muito tempo do dia fora de casa, certifique-se de chamá-lo para brincar um pouco antes de dormir, assim ele pode se cansar e dormir bastante durante a noite. 

Rotina

Um outro fator que pode estar acordando o seu gato muito cedo é a falta de uma rotina. Esses animais adoram coisas previsíveis, a rotina é algo muito importante para eles. Por isso, mantenha a alimentação do animal no mesmo horário todos os dias, assim como ahora de brincar, limpar os pêlos, dar carinho e limpar a areia de gato. 

Se algo mudar na rotina do animal, é possível que ele comece a acordar bem cedo de manhã. Ou seja, se você sair para viajar por um tempo ou mover as coisas de lugar, ele pode começar a agir desta maneira como uma forma de demonstrar seu desconforto e de se adaptar à nova rotina. 

Depois de mudar sua rotina uma vez, mantenha ela por um longo período de tempo, para que o animal não encontre dificuldades de socialização e de saúde. 

Observação

Ao treinar o seu gato para acordar cedo, não interaja com ele ou dê muita atenção em horários que você não planejou a rotina para que assim ele entenda a hora certa de fazer as coisas, principalmente a hora de ir dormir e acordar.