Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Entenda como é possível fazer a reciclagem de cabelo humano

A reciclagem de cabelo humano é possível, e uma das melhores alternativas para descartar esse tipo de resíduo. Apesar de ser biodegradável, o cabelo demora muito tempo para se decompor em aterros sanitários. Quando descartado em grandes quantidades, pode causar sufocamento de sistemas de drenagem e malefícios ao meio ambiente. 

Para entender quanto tempo demora a decomposição do cabelo você pode analisar casos de múmias encontradas com seus fios intactos. Outro exemplo é o do corpo do artista Salvador Dalí. Quando pesquisadores foram realizar a exumação de seu corpo, 28 anos depois de sua morte, encontraram o bigode do artista em perfeito estado, da mesma forma que ele usava regularmente. 

Para especialistas, a resistência do cabelo acontece graças à presença de queratina, uma proteína de difícil decomposição. O tempo de degradação desse resíduo sólido também depende da forma com que ele foi descartado. No caso do contato direto do cabelo com o solo, a decomposição acontece de forma mais acelerada. 

Pode jogar cabelo no lixo? 

O cabelo humano pode ser jogado no lixo, no entanto, essa prática tem alguns impactos ambientais. É recomendado que ele seja jogado em poucas quantidades no lixo comum, para evitar o acúmulo em aterros sanitários. Quando em grande concentração, nesses aterros, o cabelo libera uma grande quantidade de chorume, que é responsável por problemas como a poluição nutricional

Outros problemas causados pelo descarte incorreto 

Poluição do ar: em algumas localidades, é comum que o lixo descartado em aterros seja queimado. No entanto, quando o cabelo é queimado, ele libera diversas substâncias e gases perigosos para a saúde humana, além de odores desagradáveis.

Problemas de saúde: quando o cabelo está acumulado em lixeiras abertas, ele gera um pó, que pode causar desconforto ou problemas respiratórios para quem vive ao redor;

Enchentes: quando o cabelo descartado incorretamente vai parar no esgoto e em bueiros, ele pode ser um empecilho para as grandes chuvas. Isso porque ele pode impedir que a água passe com fluidez, causando enchentes e alagamentos.

Pode jogar cabelo na privada ou na pia?

O cabelo humano é o grande inimigo do seu encanamento. Dentro dos canos da pia ou da privada, esses resíduos não estão no ambiente ideal para sua degradação. Desta forma, eles se acumulam  cada vez que você joga um pouco mais dentro da pia, do ralo ou da privada, e isso pode entupir o seus canos. 

Se o encanamento nunca foi limpo, você pode enfrentar sérios problemas de entupimento na sua casa. Sem contar que os cabelos que escapam e vão parar no esgoto podem parar em outros corpos d’água. Devido aos químicos usados nos fios e a quantidade de nitrogênio em sua composição, o acúmulo de cabelo pode causar eutrofização.

Como fazer reciclagem de cabelo humano?

Para evitar todos os malefícios causados pelo descarte incorreto desse resíduo, gerado anualmente, a reciclagem de cabelo humano é a melhor alternativa. Existem diversas maneiras de fazer isso, afinal, pesquisadores já elencaram formas mais ecológicas de se livrar daquele acumulo de cabelo em sua escova. Confira a seguir:

Compostagem de cabelo 

Uma forma fácil para fazer reciclagem de cabelo, se você pratica compostagem, é adicioná-lo à composteira. O processo é demorado, mas funciona, e pode gerar um fertilizante rico em nutrientes para sua plantação. Para saber mais confira a matéria: “Pode usar cabelo na compostagem?”.

Limpeza de vazamento de óleo 

Existem projetos ao redor do mundo de pesquisadores que buscam doações de cabelo para a produção de tapetes. Esses tapetes são usados para conter o vazamento de petróleo nos oceanos e rios, e servem para recuperar boa parte da biodiversidade local. Além disso, as propriedades de absorção do cabelo podem ajudar a tirar metais pesados da água. 

O lado ruim desse tipo de reciclagem de cabelo humano é que depois que os tapetes absorvem o petróleo, é difícil descartá-los. Como modo de resolver esse problema, algumas pessoas optam por queimar esse resíduo de cabelo humano, o que pode acabar gerando mais impacto ambiental negativo. 

Doação para perucas 

Para praticar a reciclagem de cabelo humano e fazer outra pessoa feliz, você pode doar os seus fios para alguma Organização Não Governamental (ONG) ou pessoa que trabalhe com a produção de perucas para quem precisa. Geralmente quem recebe a peruca de cabelo doado é alguém que sofre com doenças que causam a sua perda. Ao doar um pouco de sua cabeleira você pode fazer alguém feliz.

Cabelo na construção

A ciência já mostrou que a reciclagem de cabelo humano pode ser benéfica para a indústria da construção civil. Isso porque ele pode ser uma das matérias-primas para criação de cimento eco-friendly. O uso de cabelo para reforçar produtos como o cimento ajuda a melhorar a isolação térmica de construções. 

Cabelo na indústria de tecidos 

Devido a sua elasticidade e propriedades de isolamento térmico, o cabelo já foi e ainda é usado para a produção de tecido. Diversas sociedades têm o uso de cabelo para produção de roupas como algo cultural. 

Em países como a China, os fios de cabelo já foram utilizados até mesmo para fazer pontos em pacientes feridos. Diversos estudos apontam que essa prática pode ser benéfica mesmo nos dias de hoje. 

Óculos de cabelo 

Para além dos tecidos, a reciclagem de cabelo humano é usada na criação de brinquedos, objetos de decoração e cosméticos. Um dos produtos mais inusitados são os óculos de sol feitos de cabelo humano. O produto foi criado por dois estudantes da universidade britânica Royal College of Art, e consiste de uma resina produzida a partir da matéria-prima do cabelo encontrada em salões de beleza.