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Beber suco de limão ajuda a restabelecer os níveis de potássio, entre outros benefícios para a saúde. Entenda

Imagem editada e redimensionada de Randy Fath, está disponível no Unsplash

O suco de limão é muito benéfico para a saúde. A água, o componente mais abundante do suco de limão, ajuda a hidratar o corpo. Mas se você adicionar algumas fatias ou gotas de um limão fresco (e orgânico, de preferência) à jarra de água pela manhã, você terá benefícios adicionais (a quantidade de limão pode variar a gosto). Segundo o livro “The Secret Benefits of Lemon and Honey, essa fruta possui muitas propriedades que auxiliam a nossa saúde, sem contar as que ajudam na limpeza da casa. Saiba mais sobre esse tema na matéria: “Benefícios do limão: da saúde à limpeza“.

Acompanhe no vídeo acima do canal do Portal eCycle  como fazer suco de limão da maneira mais saudável e entenda quais são as propriedades e benefícios do suco de limão

Benefícios do suco de limão

Alcalinizante tônico

O limão possui um nível de acidez muito alto por conta do ácido cítrico presente, mas isso não significa que ele seja um acidificante para o organismo. Por incrível que pareça, o limão tem um forte efeito alcalino no corpo, desde que diluído em água, conforme o livro “Dieta Alcalina Brasileira“. O fato é que o limão não permanece na forma ácida após sua ingestão, mas transforma-se em sais alcalinos proporcionando uma suave desintoxicação, o que regula o pH sanguíneo.

O nível de pH ótimo para a corrente sanguínea humana é de 7,4. O auxílio dos rins é muito importante, porque eles filtram o sangue e regulam a química do corpo para manter o pH. Entretanto, se você consumir comida acidificante com muita frequência, o equilíbrio do pH será alterado e passará a ser mais ácido e menos alcalino. A maioria dos alimentos processados, como carne, produtos lácteos e os alimentos cozidos, são formadores de ácido. Já as frutas cruas, legumes e brotos entram no grupo dos alcalinos. Nessa história, os limões são fortemente alcalinos e ajudam a restaurar o pH sanguíneo ao nível natural, de acordo com o livro “Detox and Revitalization”. Uma das formas de usufruir todos esses benefícios é ingerir o limão na forma de suco.

Vitamina C

O limão é uma das fontes naturais mais concentradas de vitamina C. Para se ter uma ideia, um limão grande contém cerca de 44,5 mg de vitamina C, o que representa 74% do valor diário de ingestão da substância recomendado pelo USDA.

Bioflavonóides

São compostos presentes em plantas que dão cor à maioria das frutas. O limão possui uma grande quantidade de bioflavonóides quercetina, que estimulam o sistema imunológico do corpo e a produção de insulina, ajudando a equilibrar o açúcar do sangue no corpo. Em geral, os bioflavonóides são fortes antioxidantes que auxiliam o corpo a combater os radicais livres. E ainda podem ajudar a prevenir o câncer, segundo o livro “The Lemon Juice Diet”.

Pectina

A pectina no limão estimula a produção da bílis e apoia o órgão do pâncreas. O autor do livro “The Secret Benefits of Lemon and Honey” também afirma que a pectina é conhecida por proteger o organismo contra cancros intestinais.

Potássio

Cada limão contém 116 mg de potássio, um mineral importante para o equilíbrio de eletrólitos e da água no corpo, de acordo com o NIH (National Institute of Health). Durante todo o dia, os eletrólitos, incluindo o potássio, são perdidos por meio do suor e, por isso, uma maneira de restabelecer níveis de potássio na parte da manhã é bebendo suco de limão – o que previne deficiências ou riscos associados a baixos níveis de eletrólitos.

Evita a desidratação

Estabelecer o hábito diário de beber um copo de água com fatias de limão a cada manhã vai ajudar a evitar a desidratação ao longo de todo o dia. Mas lembre-se: se estiver apresentando problemas de saúde consulte uma médica ou um médico. 


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