Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Papel semente é um papel reciclado feito com sementes que, depois de usado, pode ser plantado para fazer as sementes germinarem. Ao fazer esse papel, você pode escolher a semente das plantas que quiser, tais como margaridas, cenoura, tomate e salsinha. Depois de pronto, você pode usar o papel semente para convites, papel de carta, presentes, confete biodegradável, cartões de visita, etiquetas, entre outras possibilidades. Confira nosso passo a passo de papel semente a seguir!

Materiais necessários

  • 1 liquidificador ou mixer;
  • 1 recipiente grande;
  • Tela de nylon com bordas de madeira;
  • Água para cobrir a tigela e bater com o papel;
  • Papel para reciclar;
  • Sementes de sua preferência;
  • Papel colorido ou corante natural (opcional).

Passo a passo

O processo do papel semente é semelhante ao de um papel reciclado comum. Por isso, se preferir, você pode seguir nosso passo a passo explicado no vídeo a seguir:

O processo do papel semente é semelhante ao de um papel reciclado comum.

  1. Picar o papel
    Papel picado

    Imagem: Portal eCycle

    Para começar a fazer o papel semente, é preciso picar o papel em pequenos pedaços. Pode ser com uma tesoura ou mesmo com a mão.

  2. Bater o papel com água
    Batendo papel com água

    Imagem: Portal eCycle

    Depois de picar o papel, bata no liquidificador (ou mixer) com um pouco de água. Misture até formar uma pasta espessa de papel que dará origem ao papel semente.

  3. Acrescente cor
    Papel colorido

    Imagem de Hamed Daram no Unsplash

    Se você quiser fazer seu papel semente com cores diferentes, você pode acrescentar papéis de uma cor específica ou corantes naturais, como açafrão-da-terra em pó. Coloque-os na pasta de papel e volte a misturar.

  4. Despeje a mistura na tela
    Despeje a mistura na tela

    Imagem: Portal eCycle

    Com a mistura pronta, é hora de despejá-la na tela de nylon. Lembre-se de acrescentar um recipiente embaixo para a água escorrer. Você pode manusear a pasta com uma colher para distribuí-la bem pela tela ou usar uma esponja para tirar o excesso de água.

  5. Acrescente as sementes e coloque o papel para secar
    Acrescente as sementes e coloque o papel para secar

    Imagem: Portal eCycle

    O último passo envolve colocar o papel para secar e acrescentar as sementes, polvilhando e espalhando-as pela folha. Você pode colocar em um tecido ou deixá-lo secar na própria tela, se estiver fazendo pouca quantidade. Depois disso, é só deixar seu papel semente secar completamente e estará pronto. O tempo para a secagem completa vai depender do clima e da umidade do ar, por isso, observe bem e tenha calma para que ele seque por inteiro.

Como plantar papel semente

Papel semente como plantar
Imagem de Nikola Jovanovic no Unsplash

Plantar o papel semente é bem simples. Se for uma folha grande, você precisará picotá-la. Em seguida, basta pegar um pequeno pedaço e colocar diretamente no canteiro ou vaso, cobrindo-o com terra – assim como se faz normalmente com as sementes.

Vá acompanhando o processo, sempre regando levemente e mantendo as sementes úmidas até elas brotarem e criarem raízes.

Avatar do autor Joana Coelho
Escrito por:
Joana Coelho