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Açúcar demerara possui mais nutrientes que o açúcar branco, mas deve ser consumido com moderação

O açúcar demerara é um tipo de açúcar com grânulos grandes produzido a partir da cana-de-açúcar. Ele é originário da Guiana, um país do norte da América do Sul que, antes de ser independente, havia sido formado por três colônias neerlandesas (Essequibo, Demerara e Berbice).

Apesar de ter herdado o nome, a maior parte do açúcar demerara vem das Ilhas Maurício, na África. Ele é muito utilizado para compor receitas e enfeitar doces. Além disso, seu uso tem sido considerado mais saudável do que o do açúcar branco. Mas será que isso é verdade? Confira:

Açúcar demerara é mais saudável que o açúcar branco?

Alguns defensores do açúcar demerara afirmam que ele é muito mais saudável que o açúcar branco. Na verdade, a principal diferença entre eles é que o tipo demerara sofre menos processamento.

No processo de produção do açúcar demerara, é extraído o caldo de cana por meio da aplicação de pressão na cana-de-açúcar. O caldo, então, é cozido até engrossar e formar um xarope. A água presente no xarope evapora e a substância endurece, dando origem ao açúcar demerara.

Apesar de sofrer menos processamento do que o açúcar branco, o demerara ainda é considerado um açúcar adicionado (açúcar adicionado é todo o açúcar acrescentado no processo de confecção de um produto, não estando nele naturalmente).

E o excesso de açúcar adicionado está associado a um aumento do risco de obesidade, doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Portanto, é importante consumir açúcar demerara apenas ocasionalmente e em pequenas quantidades. Confira aqui um estudo a respeito.

Vitaminas e minerais

Em geral, quanto mais escura a cor do açúcar demerara, maior a quantidade desses nutrientes. No entanto, um estudo descobriu que açúcares marrom-escuros, como o demerara, são uma fonte pobre de vitaminas. Por isso, não compensa ingerir mais açúcar adicionado para aumentar a ingestão de nutrientes. Afinal, como já mencionado, excesso de açúcar adicionado pode ser nocivo à saúde.

Use com moderação

Assim como no caso do açúcar branco, o açúcar demerara é composto principalmente por sacarose (união de glicose e frutose), que pode ter efeitos nocivos para a saúde, estando associada a um aumento do risco de diabetes tipo 2.

O açúcar branco e o demerara são iguais em termos de quantidade de calorias. Cada colher de chá (4 gramas) de qualquer açúcar possui 15 calorias.

Além disso, qualquer açúcar do tipo adicionado aumenta o sabor doce dos alimentos, tornando maior o desejo por comer, o que pode levar ao desenvolvimento de doenças crônicas.

Dessa forma, apesar do açúcar demerara ser um pouco mais saudável que o açúcar branco, por reter mais nutrientes em seu processamento, ele deve ser consumido com moderação da mesma forma que o branco.