Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

A criatividade é um traço de personalidade que permite que as pessoas transformem e criem algo de forma única

A criatividade é o ato de tornar algo inédito ou de transformar sua imaginação em realidade. A criatividade é caracterizada pela habilidade de enxergar o mundo de maneiras diferentes, de encontrar padrões, fazer conexões entre fenômenos distintos e gerar soluções.  

Além desses pontos, a psicologia e a biologia desempenham um papel importante na experiência da criatividade. Para os neurocientistas, existem três redes cerebrais de grande escala que são importantes para a criatividade:

  1. A execução da rede de atenção ajuda o ser humano a manter o foco e a concentração;
  2. A rede da imaginação permite que a pessoa sonhe acordada e imagine estar no lugar do outro;
  3. A rede de importância permite que as pessoas saibam identificar eventos importantes armazenados em seu cérebro e presentes no mundo ao seu redor.

Para os cientistas, quanto mais ativas são essas redes no cérebro de uma pessoa, mais criativa ela é.  Por fim, a criatividade é uma habilidade que permite às pessoas a compreensão do mundo ao redor, e a habilidade de ligar as observações aos conhecimentos em suas memórias

Diferença entre ser uma pessoa imaginativa e criativa 

Ter uma boa imaginação não faz com que um indivíduo seja criativo. Na verdade, a criatividade é a combinação de duas forças, a de imaginar coisas novas e a de colocá-las em prática. Uma pessoa com boa imaginação pode ter diversas ideias e pensar vários cenários diferentes, mas se ela não colocar em prática, sua criatividade não é desenvolvida.

Importância da criatividade 

Apesar de ser importante no dia a dia, para que as pessoas reciclem seus resíduos ou se arrumem para uma festa, a criatividade é muito valorizada no mercado de trabalho. Seja na criação de uma marca, na concorrência de uma vaga ou na criação de músicas e séries de TV, a criatividade sempre é uma habilidade importante.

Uma pesquisa, realizada pela IBM, com mais de 1500 CEOs mostrou que a criatividade é o traço mais importante para o sucesso de uma empresa. Ou seja, as pessoas que estão contratando novos funcionários sempre enxergam a criatividade como um fator positivo para a admissão de alguém. 

Sem contar que os produtos mais criativos sempre são aqueles que chamam a atenção. Afinal, as pessoas sempre levam em consideração os produtos mais inovadores na hora de gastar seu dinheiro. A ideia é simples, entre um cereal com brindes de seu desenho animado favorito e um simples cereal sem adicionais, qual você levaria?

Personalidade criativa

Algumas pessoas são mais propensas à criatividade do que outras. Isso se dá porque existem indivíduos que nascem com uma personalidade criativa, uma das cinco personalidades mais conhecidas estipuladas pela psicologia. Esse traço de personalidade é indicado como “abertura às novas experiências”.

Pessoas com esse tipo de personalidade têm muito mais do que só a criatividade, elas têm curiosidade, imaginação e a capacidade de enxergar futuro e desenvolvimento para as coisas. Para saber mais sobre o assunto confira “Características da personalidade criativa”.

Criatividade e psicologia 

Para desenvolver um pensamento criativo, o indivíduo precisa realizar ligações entre diferentes ideias. É possível alcançar essas ligações por meio do cultivo de pensamentos divergentes e a exposição contínua a novas experiências e aprendizados. 

Alguns pesquisadores de psicologia que estudam a criatividade optam por explorar o pensamento inovador, que está ligado a ser criativo. Porém, psicólogos clínicos costumam utilizar a criatividade para encorajar seus pacientes a expressarem seus sentimentos difíceis de maneira artística. 

Todo mundo tem criatividade 

Pesquisadores acreditam que a criatividade não é um traço único de certas pessoas sortudas. Na verdade, existem estudiosos que pregam que a criatividade é uma característica que pode ser aprendida e melhorada com o passar do tempo. 

Um professor e pesquisador da Ohio State University ‘s ,chamado de Angus Fletcher, criou um novo método para o treinamento da criatividade. A sua técnica, aplicada de forma bem sucedida no exército estadunidense, se baseia em ajudar as pessoas a serem criativas como crianças e artistas.

Ou seja, com a criação de histórias que imaginam um mundo alternativo e uma mudança de perspectiva, o que gera ações inesperadas. Esse método seria o suficiente para que as pessoas conseguissem desenvolver sua criatividade no dia a dia.