Suco de limão: benefícios e modos de uso

eCycle

Beber suco de limão ajuda a restabelecer os níveis de potássio, entre outros benefícios para a saúde. Entenda

Suco de limão - benefícios

O suco de limão é muito benéfico para a saúde. A água, o componente mais abundante do suco de limão, ajuda a hidratar o corpo. Mas se você adicionar algumas fatias ou gotas de um limão fresco (e orgânico, de preferência) à jarra de água pela manhã, você terá benefícios adicionais (a quantidade de limão pode variar a gosto). Segundo o livro “The Secret Benefits of Lemon and Honey, essa fruta possui muitas propriedades que auxiliam a nossa saúde, sem contar as que ajudam na limpeza da casa. Saiba mais sobre esse tema na matéria: "Benefícios do limão: da saúde à limpeza".

Acompanhe no vídeo acima do canal do Portal eCycle  como fazer suco de limão da maneira mais saudável e entenda quais são as propriedades e benefícios do suco de limão

Benefícios do suco de limão

Alcalinizante tônico

O limão possui um nível de acidez muito alto por conta do ácido cítrico presente, mas isso não significa que ele seja um acidificante para o organismo. Por incrível que pareça, o limão tem um forte efeito alcalino no corpo, desde que diluído em água, conforme o livro "Dieta Alcalina Brasileira". O fato é que o limão não permanece na forma ácida após sua ingestão, mas transforma-se em sais alcalinos proporcionando uma suave desintoxicação, o que regula o pH sanguíneo.

O nível de pH ótimo para a corrente sanguínea humana é de 7,4. O auxílio dos rins é muito importante, porque eles filtram o sangue e regulam a química do corpo para manter o pH. Entretanto, se você consumir comida acidificante com muita frequência, o equilíbrio do pH será alterado e passará a ser mais ácido e menos alcalino. A maioria dos alimentos processados, como carne, produtos lácteos e os alimentos cozidos, são formadores de ácido. Já as frutas cruas, legumes e brotos entram no grupo dos alcalinos. Nessa história, os limões são fortemente alcalinos e ajudam a restaurar o pH sanguíneo ao nível natural, de acordo com o livro “Detox and Revitalization”. Uma das formas de usufruir todos esses benefícios é ingerir o limão na forma de suco.

Vitamina C

O limão é uma das fontes naturais mais concentradas de vitamina C. Para se ter uma ideia, um limão grande contém cerca de 44,5 mg de vitamina C, o que representa 74% do valor diário de ingestão da substância recomendado pelo USDA.

Bioflavonóides

São compostos presentes em plantas que dão cor à maioria das frutas. O limão possui uma grande quantidade de bioflavonóides quercetina, que estimulam o sistema imunológico do corpo e a produção de insulina, ajudando a equilibrar o açúcar do sangue no corpo. Em geral, os bioflavonóides são fortes antioxidantes que auxiliam o corpo a combater os radicais livres. E ainda podem ajudar a prevenir o câncer, segundo o livro “The Lemon Juice Diet”.

Pectina

A pectina no limão estimula a produção da bílis e apoia o órgão do pâncreas. O autor do livro "The Secret Benefits of Lemon and Honey” também afirma que a pectina é conhecida por proteger o organismo contra cancros intestinais.

Potássio

Cada limão contém 116 mg de potássio, um mineral importante para o equilíbrio de eletrólitos e da água no corpo, de acordo com o NIH (National Institute of Health). Durante todo o dia, os eletrólitos, incluindo o potássio, são perdidos por meio do suor e, por isso, uma maneira de restabelecer níveis de potássio na parte da manhã é bebendo suco de limão - o que previne deficiências ou riscos associados a baixos níveis de eletrólitos.

Evita a desidratação

Estabelecer o hábito diário de beber um copo de água com fatias de limão a cada manhã vai ajudar a evitar a desidratação ao longo de todo o dia. Mas lembre-se: se estiver apresentando problemas de saúde consulte uma médica ou um médico. 


Veja também:


 

Comentários  

 
+8 #1 2013-09-19 03:09
Muito boa matéria !!!
Citar
 
 
+6 #2 2013-09-19 03:11
Muito boa matéria sou usuário do limão há mais de 20 ANOS...
Citar
 
 
+10 #3 2013-09-23 19:48
Não esquecer da limonada pela manhã.
Citar
 
 
+12 #4 2014-02-05 22:18
Quero entender melhor, coloco o limão em rodelas só em um copo.de água ou em uma jarra? se for o caso quantos limões? Só na parte da manhã?
Par quem tem incidência de gastrite é. aconselhável? Obrigada.
Citar
 
 
+4 #5 2014-02-06 16:05
Citando denise drumond:
Quero entender melhor, coloco o limão em rodelas só em um copo.de água ou em uma jarra? se for o caso quantos limões? Só na parte da manhã?
Par quem tem incidência de gastrite é. aconselhável? Obrigada.

Olá Denise, bastam algumas rodelas, finas duas ou três, pela manhã. Com relação ao histórico de gastrite, recomendamos consultar seu médico para informar-se sobre suas possibilidades.

Por uma pegada mais leve,
Equipe eCycle
Citar
 
 
0 #6 2014-07-02 15:04
Excelente a resposta a minha pesquisa sobre o limão - pra mim esta resposta foi a melhor. Agora farei o uso do limão diariamente. Obg.
Citar
 
 
+3 #7 2014-07-13 11:52
Ola, gostaria de saber se o suco de 1 limão em 1 copo de água toda manhã em jejum, traz melhores efeitos do que apenas deixar o limão refogado na água, obrigado.
Citar
 
 
+1 #8 2014-07-17 12:41
Também sou usuário do limão há mais de 20 anos! Tomo todo dia com um copo de vodka e açúcar! :D
Citar
 
 
+2 #9 2014-07-23 20:21
Não vivo sem Limão! pelo menos 4 x p/semana eu tomo cedo e junto c/ a comida!
Citar
 
 
+1 #10 2014-11-22 12:27
Eu gosto bastante de limão. Todo dia eu encho o prato com caldo de feijão e arroz e espremo dois a três limões sobre o caldo do feijão. Ah é uma delícia que dar vontade de repetir e comer outro prato com arroz e feijão. Só um problema ocorreu, meus dentes ficaram muito sensiveis eu acho que foi o limão que tirou o esmalte dos dentes. Preciso ir ao dentistas saber o que fazer.
Mas eu vou começar a beber o suco do limão.

Uma pergunta: O limão sem semente é um limão transgênico ou não. O DNA dele foi modificado e prejudica o nosso DNA?
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail