Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

O melão é fonte de vitaminas e minerais que contribuem para o bom funcionamento do organismo

Melão (Cucumis melo L.) é o fruto produzido pelo meloeiro, planta rasteira de origem asiática e africana. Refrescante, saudável e doce, o melão é uma das frutas mais consumidas durante as estações quentes. No entanto, seus benefícios à saúde vão além do sabor e textura agradáveis. O melão é um alimento funcional completo e faz muito pelo equilíbrio do nosso organismo.

A polpa do melão é carnosa e contém grandes quantidades de água, vitaminas e minerais. Essas substâncias auxiliam na hidratação, perda de peso e podem prevenir doenças cardíacas e envelhecimento precoce. Além disso, o fruto possui funções calmantes, diuréticas, fortificantes e laxantes.

Informação nutricional do melão

ComponenteQuantidade
Energia29 kcal
Proteína0,7 g
Carboidrato7,5 g
Gordura0 g
Fibras0,3 g
Potássio216 mg
Zinco0,1 mg
Vitamina C8,7 mg
Vale ressaltar que as propriedades da fruta não variam muito de uma espécie para a outra.

Tipos de melão

  • Melão orange: a casca desse tipo de melão é lisa e possui coloração amarela esbranquiçada. A polpa é alaranjada e doce;
  • Melão matisse: a casca desse tipo de melão é branca e possui rajadas de coloração esverdeada. A polpa também é branca;
  • Melão amarelo: a casca desse tipo de melão é lisa ou enrugada e pode ter a coloração amarela, branca ou verde-escura. A cor da polpa varia do branco ao verde-claro. Esse é o tipo de melão mais comum no Brasil;
  • Melão cantaloupe: a casca desse tipo de melão é rendada e clara. A polpa possui coloração alaranjada;
  • Melão pele-de-sapo: a casca desse tipo de melão é verde. A polpa é branca e doce;
  • Melão gália ou israelense: a casca desse tipo de melão é rendada e amarelada. A polpa possui coloração esverdeada.
Melão
Imagem de Mockup Graphics em Unsplash

Benefícios do melão

O melão é uma fruta que possui diversos benefícios para o organismo:

Hidrata e desintoxica

O melão é uma excelente alternativa para hidratar e desintoxicar o organismo. De acordo com uma entrevista realizada pela nutricionista funcional Caroline Codonho para a marca Taeq, o consumo de melão é ideal para manter o peso, já que a fruta é fonte de água e possui baixo valor calórico. Suas fibras, aliadas a essa quantidade de água, garantem a eliminação de toxinas acumuladas com a má alimentação.

Ajuda na digestão e dá saciedade

O melão é rico em fibras que ajudam na digestão. Essas fibras, junto com a pectina (fibra em forma de gel), aumentam a sensação de saciedade, evitando que se coma em excesso e ajudando no processo de emagrecimento.

Alivia a prisão de ventre

Como a fruta tem alta concentração de água e fibras, ela é um laxante natural e ajuda a aliviar a prisão de ventre.

Fortifica o sistema imunológico

O melão tem grandes quantidades de flavonóides em sua composição, que são excelentes fontes de antioxidantes, anti-inflamatórios, carotenóides e minerais. Por isso, ele pode ser considerado como um fortificante do sistema imunológico.

Reduz a pressão arterial

O consumo regular de melão é responsável por diminuir a pressão arterial, que, juntamente com os agentes “purificadores” do sangue contidos na fruta, promovem bons níveis de colesterol.

Regula a menstruação, circulação e coagulação sanguínea

Consumir melão pode ajudar a controlar a menstruação, já que melhora a circulação do sangue e seus nutrientes têm propriedades anticoagulantes. A fruta é um calmante natural, o que também diminui as mudanças de humor da menopausa. Além disso, seus componentes revigoram o organismo de forma geral.

Previne problemas urinários

Quando consumido com frequência, o melão pode prevenir problemas no trato urinário. Suas vitaminas e minerais facilitam o trabalho dos rins, fazendo com que substâncias tóxicas produzidas pelo nosso organismo sejam eliminadas de maneira mais eficaz. Além disso, o pH alcalino da fruta atua neutralizando a urina e controlando a proliferação de micro-organismos que causam infecções urinárias.

Aumenta a saúde da visão

A fruta tem zeaxantina em sua composição, nutriente capaz de absorver raios de luz solar prejudiciais, bloqueando-os e protegendo os olhos dos danos causados por eles.

Melhora a pele

Além de todos os benefícios para a saúde, o melão também pode ser usado em compressas ou em receitas caseiras para tonificar a pele, uma vez que limpa profundamente e ativa a circulação.

Como escolher melão?

A primeira dica para escolher melão é pressionar levemente o “umbigo”, na parte inferior do melão (oposta à haste). Se ele ceder um pouco, significa que está no ponto. Se o melão estiver muito firme, ainda pode estar verde. Porém, se essa casca puder ser pressionada sem muito esforço, o melão pode estar maduro demais.

Se o caule ainda estiver preso à fruta, evite comprá-la, pois provavelmente estará verde. Dentre as características da aparência física do melão, sua casca precisa ser firme, de cor forte e não apresentar rachaduras, partes moles ou perfurações de insetos.

Outra dica é cheirar a extremidade do caule. Se não houver cheiro algum, ou algo parecido com mofo, evite comprar. Quando a fruta está madura, ela deve ter um aroma ligeiramente frutado. Por último, sacudir o melão e prestar atenção nas sementes é outra alternativa. Se as sementes estiverem soltas, é um sinal de que ele está maduro.

Receitas com melão

Suco refrescante de melão

  • 1 fatia de melão;
  • Caldo de ½ limão;
  • 2 folhas de hortelã;
  • ¼ de xícara de chá de água;
  • Cubos de gelo a gosto.

Adicione todos os ingredientes em um liquidificador e bata até que fique um líquido homogêneo.

Sorbet de melão com hortelã

  • 2 fatias médias de melão;
  • 3 folhas de hortelã;
  • 3 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 copo de água.

Adicione as fatias de melão e as folhas de hortelã em um liquidificador e bata até ficar na consistência de purê. Reserve. Em fogo baixo, dissolva o açúcar na água e misture-os com o purê de melão. Por fim, leve o sorbet de melão com hortelã ao freezer por mais ou menos 6 horas e, de hora em hora, retire do congelador e misture com uma colher de pau.