A pecuária é a atividade humana que mais emite gases do efeito estufa; você pode contribuir para reduzir a poluição do ar individualmente evitando consumir produtos de origem animal
Mudanças de atitudes individuais no dia a dia aliadas às ações governamentais podem reduzir a poluição do ar e melhorar sua pegada ambiental.
A poluição do ar é o termo utilizado para se referir a uma série de diferentes substâncias que estão no ar e são prejudiciais à vida humana, animal e vegetal, bem como ao ambiente construído, de acordo com a Sustrans, uma instituição britânica voltada para o transporte ativo, especialmente para os deslocamentos a pé e por bicicleta.
A poluição do ar é uma grande contribuinte para as mudanças climáticas, prejudicando o meio ambiente e a saúde humana. Por isso é urgente tomar ações por parte dos governos para reduzir a poluição do ar a níveis mais seguros. Para isso, além de oferecer uma infraestrutura adequada e quantidade de transportes que supra a demanda da população, principalmente em centros urbanos, devem promover e incentivar as pessoas a deixarem seus carros em casa para as viagens diárias e fazer viagens mais sustentáveis.
Embora grande parte da poluição do ar seja proveniente de indústrias e empresas que estão fora de nosso controle, ainda há muitas coisas que nós, como indivíduos, podemos fazer para melhorar a qualidade do ar. Como as pessoas contribuem para a poluição do ar de formas diferentes e é importante refletir sobre elas para entender como podemos reduzir a poluição do ar.
Atitudes para reduzir a poluição do ar
- Dê carona, use transporte público, bicicleta ou caminhe sempre que possível.
- Uma ótima maneira de reduzir as viagens de carro é se deslocar para as lojas da sua região a pé ou de bicicleta.
- Combine suas viagens, se for para longe, considere o transporte público, como ônibus ou trem.
- Use tintas e produtos de limpeza ambientalmente seguros sempre que possível.
- Faça regularmente a manutenção do seu veículo e desligue o carro quando estiver parado no trânsito.
- Evite queimar folhas, lixo e outros materiais.
- Evite usar equipamentos de gramado e jardim movidos a gás.
- Reduza a ingestão de carne e laticínios, os cientistas descobriram que a pecuária é na verdade o maior produtor de poluentes do ar em mais de 50%.
- Apoie iniciativas de hortas locais que ajudam a melhorar a qualidade do ar a longo prazo na sua vizinhança local.
- Acompanhe mudanças de políticas focadas na poluição do ar.