Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Conheça os usos e benefícios das frutas e do ácido cítrico para a saúde e para diversas indústrias

Cítrico é um adjetivo que se refere às frutas ácidas, como limão e laranja, bem como a um ácido antioxidante e acidulante que pode ser extraído dessas frutas: o ácido cítrico. As plantas do gênero Citrus, pertencente à família Rutaceae, são originárias do sudeste da Ásia, dividem-se em diversas espécies e híbridos naturais e cultivados, como lima, toranjatangerina e cidra.

As frutas cítricas vêm em uma variedade de tamanhos, cores vibrantes, aromas incríveis e sabores ácidos e agridoces deliciosos. Além disso, elas fornecem muitos benefícios à saúde, desde estimular o sistema imunológico até reduzir o risco de doenças do coração.

Ricas em vários nutrientes, como antioxidantes flavonoides e fibras, além de grandes quantidades de vitamina C, que conferem proteção vascular, reduzem a inflamação, melhoram a função gastrointestinal e a saúde e desempenham um papel importante na prevenção de doenças como diabetescâncer e doenças neurológicas.

Benefícios das frutas cítricas para a saúde

Limões, limas, toranjas e laranjas são ricos em fitonutrientes, como carotenoides, flavonoides e polifenóis. Esses nutrientes são tipos de antioxidantes que dão às frutas suas cores vivas e cheiros fortes. Eles também podem ajudar a proteger seu corpo e prevenir muitos problemas de saúde.

Fortalecem o sistema imunológico

As frutas cítricas são ricas em vitamina C, ou ácido ascórbico, um nutriente conhecido por ajudar a aumentar a imunidade. Essa vitamina estimula o sistema imunológico a produzir glóbulos brancos que são necessários para combater infecções, promovendo a saúde e o bem-estar do organismo como um todo.

Ajudam a proteger contra o câncer

As frutas cítricas são ricas em fitonutrientes, incluindo flavonoides. De acordo com vários estudos, os flavonoides podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de certos tipos de câncer.

Melhoram a saúde do coração

As frutas cítricas contêm muitos compostos que podem ajudar a manter o coração saudável. Suas fibras solúveis e flavonoides podem ajudar a aumentar o colesterol HDL, que é saudável, e reduzir o colesterol ruim, o LDL, bem como os triglicerídeos prejudiciais.

Essas frutas podem reduzir a pressão alta, outro fator de risco para doenças cardíacas, e também são ricos em potássio, o que pode ajudar a reduzir o risco de derrame e doenças cardíacas.

Protegem o cérebro

A quercetina, um flavonoide encontrado nas frutas cítricas, pode ajudar a combater a inflamação crônica parcialmente responsável pelo desenvolvimento de doenças como Alzheimer e Parkinson. Alguns estudos também afirmam que o suco de frutas cítricas também aprimora as funções cognitivas.

Promovem a saúde da pele

A vitamina C é um nutriente essencial para a produção de colágeno, uma das proteínas mais comuns do corpo e um dos principais blocos de construção de suas articulações e músculos.

Ele também fornece suporte para a sua pele, para ajudar a evitar que ela fique flácida e “caída”. Um único limão tem cerca de metade da dose diária recomendada de vitamina C, enquanto uma laranja tem mais de 100%. Um consumo adequado de vitamina C pode ajudar a melhorar a saúde e retardar o envelhecimento da pele.

O que é e para que serve o ácido cítrico?

O ácido cítrico é encontrado naturalmente em frutas cítricas, especialmente limões e limas. É ele o responsável pelo sabor azedinho desses alimentos. Uma forma sintética do ácido cítrico também é amplamente utilizada em diversas indústrias.

Alimentos e bebidas usam cerca de 70% do ácido cítrico sintético, suplementos farmacêuticos e dietéticos usam 20% e os 10% restantes ficam com os agentes de limpeza. A forma sintética do ácido cítrico também é utilizada para estabilizar ou preservar medicamentos e como desinfetante contra vírus e bactérias.

As frutas cítricas e seus sucos são as melhores fontes naturais de ácido cítrico. Exemplos de frutas cítricas incluem limões, limas, laranjas, toranjas, mexericas e pomelos. Outras frutas também contêm ácido cítrico, embora em quantidades menores.

abacaxi é um dos exemplos, assim como morangosframboesascranberriescerejas e tomates. E, embora não ocorra naturalmente, o ácido cítrico também é um subproduto da produção de queijo, vinho e pão de massa fermentada.

O ácido cítrico tem muitos benefícios e funções para a saúde impressionantes. Além de metabolizar energia, ele aumenta a absorção de nutrientes e ajuda a prevenir a formação de cálculos renais.

Como um derivado cítrico faz a madeira transparente 100 por cento renovável

Desde que foi introduzida pela primeira vez em 2016, a madeira transparente foi desenvolvida por pesquisadores do KTH Royal Institute of Technology, em Estocolmo, na Suécia, como um material estrutural inovador para a construção civil. Ela permite a entrada de luz natural e pode até armazenar energia térmica.

A chave para transformar a madeira em um material composto transparente é retirar sua lignina, o principal componente de absorção de luz da madeira. Mas os poros vazios deixados pela ausência de lignina precisam ser preenchidos com algo que restaure a resistência da madeira e permita que a luz penetre.

Em versões anteriores do composto, os pesquisadores do Wallenberg Wood Science Center da KTH usaram polímeros baseados em fósseis. Em 2021, no entanto, os pesquisadores testaram com sucesso uma alternativa ecológica: acrilato de limoneno, um monômero feito de limoneno.

Segundo a autora principal do projeto, Céline Montanari, o novo acrilato de limoneno é feito de frutas cítricas renováveis, como resíduos de casca que podem ser reciclados da indústria de suco de laranja. Um extrato da produção de suco de laranja é usado para criar o polímero que restaura a resistência da madeira deslignificada e permite a passagem da luz.

Os novos avanços podem permitir uma gama ainda inexplorada de aplicações, como na nanotecnologia da madeira. As possibilidades incluem janelas inteligentes, madeira para armazenamento de calor, madeira com função de iluminação integrada e até mesmo um laser de madeira!