Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Entenda alguns motivos da falta de fome pela manhã e como quebrar esse “hábito”

A falta de fome pela manhã é comum — é possível que todo mundo, em algum momento da vida, acorde sem vontade de comer. Contudo, isso vai contra o senso-comum de que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Essa frase é usada porque o café da manhã quebra o jejum do sono e reabastece o suprimento de glicose para que os níveis de energia sejam supridos. Por isso, algumas pessoas defendem que pular o café da manhã é errado. Entretanto, existem alguns benefícios de pular o café da manhã: o auxílio na redução de consumo de calorias, prevenção da indigestão e o ato é uma forma segura de fazer jejum intermitente.

Mas, independente das instâncias sobre pular ou não essa refeição, a falta de fome ainda existe e pode impedir pessoas que querem manter o hábito de fazer o desjejum. 

Quais são as causas da falta de fome pela manhã?

Imagem de Brooke Lark no Unsplash

Existem diversas causas para a falta de fome pela manhã, e embora algumas sejam sinais de algo sério, na maioria das vezes é completamente normal. Mas, em todo caso, é bom observar os motivos. São alguns deles:

  • Seu jantar foi grande.

Falta de fome pela manhã está longe de ser um problema. Muitas vezes, comemos mais tarde ou em quantidades maiores do que estamos acostumados. A falta de fome pela manhã depois de um jantar exagerado se dá principalmente se a comida tiver altos níveis de proteína ou gordura. Esse tipo de alimento gera uma maior sensação de saciedade por mais tempo e desacelera o esvaziamento do estômago. 

  • Seus níveis de adrenalina são mais altos pela manhã.

Os níveis hormonais variam durante o sono e podem mudar o apetite. Isso acontece especialmente pelo aumento da adrenalina pela manhã. Já que esse hormônio aumenta o metabolismo de carboidratos e suprime o apetite. 

  • Ansiedade ou depressão.

Transtornos mentais como ansiedade e depressão também afetam a falta de fome pela manhã. A produção de hormônios do estresse é maior nesses casos, suprimindo o apetite. 

O que fazer?

Já foi concluído que a falta de apetite matinal é comum e pode ser inofensiva na maioria das vezes. Mas, o café da manhã ainda “acorda” o corpo e começa a suprir os nutrientes necessários para que o ser humano consiga exercer suas tarefas diárias. Em casos de doenças é necessário que exista acompanhamento médico, mas, em casos normais é possível regular o corpo com hábitos saudáveis.

Comece prestando atenção no horário do seu jantar e na quantidade de comida ingerida durante a noite. Se a falta de fome continuar é possível comer alimentos ricos em nutrientes em poucas quantidades. 

Por outro lado, também existe a opção de pular o café da manhã, pois esse hábito não oferece nenhum tipo de ameaça ao ser humano e pode se tornar uma prática saudável.

Avatar do autor Equipe eCycle
Escrito por:
Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.