Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Filosofia japonesa ichigo-ichie nos ensina a valorizar cada momento de maneira a torná-lo único e especial

Ichigo-ichie é um termo de origem japonesa que representa a valorização do momento que se vive a cada instante. No livro Ichigo-ichie: a arte japonesa de transformar cada instante em um momento precioso, Francesc Miralles e Héctor Garcia, também autores de Ikigay: os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz, ensinam como podemos aprender com os japoneses a viver cada momento como se fosse o mais valioso de nossas vidas.

Ichigo-ichie pode ser traduzido como “uma vez, um encontro” ou como “neste momento, há uma oportunidade”. Mas o que isso significa, afinal? Ichigo-ichie nos diz que cada encontro é um tesouro único, que jamais voltará a se repetir da mesma maneira. Por isso, temos de aproveitá-lo, ou o momento será perdido para sempre.

A filosofia ichigo-ichie tem origem em um ritual que revela as nuances e tradições da cultura japonesa: a cerimônia do chá. Para os japoneses, o ichigo-ichie lembra aos participantes da importância de desfrutar integralmente esse encontro, valorizando o trabalho do anfitrião que conduz a cerimônia de maneira especial, para torná-la uma experiência única para todos os presentes.

Tomar consciência de ichigo-ichie nos ajuda a tirar o pé do acelerador e a apreciar cada manhã que vivemos no mundo, cada momento que passamos com nossos filhos, amigos e entes queridos é infinitamente valioso e merece toda a nossa atenção. O cultivo e a prática de ichigo-ichie permitirão a você levar uma vida mais feliz e plena, sem se sentir oprimido pelo passado ou ansioso quanto ao futuro. São dicas para aprender a viver plenamente o presente, reconhecendo e valorizando a preciosidade de cada momento.

Como ichigo-ichie pode ajudar no seu dia a dia

Estar presente parece extremamente simples; mas, na realidade, pode ser complicado.

O que a filosofia ichigo-ichie nos ensina é que cada encontro acontece apenas uma vez e não pode ser replicado. Por isso, saboreie cada interação e experiência que você tem, pois ela nunca poderá ser recriada ou revivida. Nada vai acontecer da mesma maneira novamente.

É importante também estar aberto a coisas novas e novas pessoas, pois qualquer estranho tem o potencial de transformar a sua vida para melhor. Às vezes, alguém que não esperávamos pode nos fazer sentir mais vivos.

Seja totalmente você mesmo com seus entes queridos e amigos: estar presente é um desafio para toda a vida. Guarde no bolso o seu celular, esteja presente quando se encontrar com seus familiares e amigos e evite perder as coisas boas que o momento oferece.

Todas as experiências são isoladas e nunca serão repetidas da mesma maneira. Confie que cada encontro é de fato, uma vez na vida. Diga sim para oportunidades aleatórias e convites espontâneos que aparecerem em seu caminho.

Por natureza, queremos comer nossas comidas favoritas novamente, reviver boas festas, repetir experiências de afirmação da vida e nos apegar às pessoas que amamos. Em suma, o ichigo-ichie é um gentil lembrete de que não há garantia de que nada disso acontecerá novamente e, portanto, nos encoraja a agir com presença intensa, sabendo que cada momento é uma oportunidade.

10 princípios que resumem a filosofia ichigo-ichie

De acordo com Francesc Miralles e Héctor Garcia, existem dez princípios que podem ajudar você a conquistar a felicidade por meio da filosofia ichigo-ichie. Confira.

1. Não adie momentos especiais

Cada oportunidade se apresenta apenas uma vez. Se você não o abraçar, ele se perderá para sempre. A vida é uma questão de agora ou nunca.

Viva como se isso fosse acontecer apenas uma vez na sua vida. É por isso que é inspirador saudar e dizer adeus aos nossos entes queridos com ichigo-ichie, para nos conscientizar sobre a natureza única e singular de cada encontro.

2. Viva o presente

As viagens ao passado e ao futuro costumam ser dolorosas e quase sempre inúteis. Você não pode mudar o que aconteceu. Você não pode saber o que vai acontecer. Mas aqui, neste momento, todas as possibilidades do mundo estão vivas.

3. Faça algo que nunca fez antes

Como disse Einstein, você não pode fazer a mesma coisa indefinidamente e esperar resultados diferentes. Outra forma de alcançar um momento inesquecível é se entregar ao presente e deixar que algo novo desabroche dentro de você.

4. Pratique a meditação sentada

Você pode sentar-se em uma almofada de meditação ou simplesmente sentar-se e observar o milagre da vida. O simples fato de se afastar do turbilhão diário de pressa e obrigações abrirá as portas para o bem-estar.

5, Aplique atenção plena aos seus cinco sentidos

Treine a arte de ouvir, observar, tocar, saborear e cheirar para dar a cada momento a riqueza da percepção humana. Isso também permitirá que você esteja mais alerta para os outros e aumentará seu nível de empatia e influência.

6. Observe as coincidências

Estar atento às coincidências nos ajuda a melhorar a leitura dos sinais enviados pelo universo. Um diário no qual anotamos esses momentos de “magia diária” pode elevar nossa capacidade de seguir os fios invisíveis da realidade.

7. Faça de cada reunião uma festa

Não espere pelas circunstâncias certas (festas, aniversários, viagens) para experimentar coisas extraordinárias. Com o estado de espírito certo, cada dia pode ser uma celebração.

Se você não gosta do que existe, faça algo diferente. Os seres humanos são transformadores por natureza e têm o poder de se reinventar quantas vezes forem necessárias. Se a sua realidade é muito monótona e previsível para viver com ichigo-ichie, você tem a oportunidade de criar outra.

8. Seja um caçador de momentos especiais

Como em qualquer atividade, quanto mais você praticar esse “esporte”, melhores e mais abundantes serão os resultados.