Benefícios do limão: da saúde à limpeza

eCycle

Os benefícios do poderoso limão: útil para brilhar, purificar, refrescar, polir, saciar e até prevenir doenças

benefícios do limão

Os benefícios do limão são muitos! Para quem quer ter uma vida saudável, as frutas são de fundamental importância porque são ricas em fibras, nutrientes e vitaminas. Cada uma tem o seu diferencial, mas o limão é especial. Além de ser uma fonte de vitamina C e fibras, o limão é rico em limoneno, um terpeno que é capaz de diluir gordura, combater agentes causadores de doenças e até mesmo prevenir o câncer mamário.

E os benefícios do limão não param por aí. Por ser extremamente versátil, o limão pode ser o substituto ideal para os produtos de limpeza considerados tóxicos. Saiba mais sobre esse tema na matéria: "Pesquisador lista risco de possíveis danos causados por produtos de limpeza".

Benefícios do limão

O limoneno é o verdadeiro responsável por todos os benefícios do limão, pois ele permite que o limão apresente atividade química contra as bactérias Escherichia coli, sakazakii Cronobacter e Listeria monocytogenes, efeitos preventivos ao câncer mamário, poder solvente de gordura, ação antifúngica contra espécies de Candida e atividade inseticida.

Como usar

1. Tempero de salada

Já pensou em trocar o vinagre e o sal por azeite de oliva e sumo de limão para temperar a salada? Além de um ótimo aroma e sabor, você vai usufruir dos benefícios do limão e do azeite para a saúde. E se na sua salada tinha cebola, de quebra o limão vai ajudar a melhorar o mau hálito causado pela cebola.

2. Água com limão

Já ouviu dizer que tomar água com limão traz benefícios para a saúde? Pois é, isso é verdade! Entenda mais sobre o tema na matéria "Água com limão: usos e benefícios".

3. Desinfetante caseiro

Como você viu, o limoneno presente no limão tem propriedades desengordurantes, bactericidas, fungicidas e inseticidas. Então que tal utilizar o limão como desinfetante natural? É só guardar as cascas de limão, bater com água numa proporção metade limão e metade água, coar e pronto, pode usar!

4. Conserve alimentos

O limão é um ótimo antioxidante, bactericida e fungicida. Então não hesite em pingar umas gotinhas de limão para conservar os alimentos. Principalmente saladas, abacate (na versão salgada) e doces azedos.

5. Limpe vidros e espelhos

Separe cascas de limão ou laranja e misture-as com água quente. Com essa mistura e um paninho, você pode limpar os vidros. Para fazer a limpeza de espelhos, é recomendável usar um filtro de café.

6. Refresque seu umidificador

Se por acaso o seu umidificador começar a soltar um cheiro mofado, experimente adicionar poucas colheres de chá de suco de limão no compartimento da água. Assim, você irá refrescar o aroma que o aparelho solta, e sua casa passará a ter um bom nível de umidade.

7. Purificador de ar

Ferva uma combinação de canela, bicarbonato de sódio e raspas de limão em um pote. Assim, você elimina odores do jantar da noite passada que ainda não saíram. Para se livrar do mau cheiro da geladeira, coloque meio limão em um pires e mude uma vez por semana. Veja mais sobre como fazer um desodorizador de ar.

8. Lustre cobre

Quer dar um brilho nos objetos de cobre da sua casa? Então separe limão e um pouco de sal. Primeiro coloque o limão no micro-ondas por dez segundos e, em seguida, corte-o ao meio. Após esse processo, mergulhe a metade cortada do limão no sal e esfregue com vigor contra o objeto de cobre. Mas lembre-se: o melhor é limpar peças realmente feitas de cobre, pois as que são folhadas podem ser danificadas.

9. Enfrente a mancha de sabão

Aquela mancha de sabão que se acumula em torneiras, chuveiros, banheiras e, principalmente, nas paredes do banheiro, e que é difícil de sair, pode agora ser eliminada. Basta espremer limão diretamente na espuma, deixar descansar por alguns minutos e depois limpar a sujeira com facilidade.

10. Afaste as formigas

Esprema limão nas rachaduras e fendas em que as formigas transitam. O forte cheiro cítrico vai afastá-las de uma vez. Ou faça uma solução com uma mão cheia de cascas de limão e um copo de água e borrife nos locais. Veja mais dicas de como se livrar das formigas em sua casa sem o uso de pesticidas.

11. Elimine o mau cheiro causado pelo acúmulo de lixo

Você só precisa de um limão e de poucas colheres de chá de bicarbonato de sódio. Esprema o suco do limão, misture com o bicarbonato e aplique nos locais mau cheirosos com um pano;

12. Polimento da madeira

Misture uma parte de suco de limão com duas partes de azeite de oliva. Passe a mistura no local que você quer polir. Veja como fazer isso usando vinagre branco também.

13. Apague manchas

Esfregue o suco de limão no local e deixe descansar durante a noite. Em seguida, lave normalmente. O limão também retira manchas causadas por goteiras no interior de automóveis.

14. Peças cromadas

O sumo do limão pode fazer brilhar torneiras cromadas ou até mesmo o cromo que existe em carros de modelos mais antigos - basta adicionar sal.

15. Limpe a pia

Você deve misturar suco de limão com sal até que se forme uma pasta consistente. Em seguida, basta aplicar a mistura na parte de metal da pia, esfregar bem com uma bucha vegetal e enxaguar. Em bancadas laminadas, faça uma solução diluída do suco do limão e coloque em um frasco de spray.

16. Limpe os rejuntes dos azulejos ou pisos

Misture o conteúdo de duas colheres de chá de creme de tártaro e de suco de limão para formar uma pasta fina. Depois de formada, é só aplicar a pasta no rejunte e esfregar com uma pequena escova de dente usada. Em seguida, enxágue.

17. Faça um alvejante natural

Esprema limões (de ¼ a ½ xícara de suco de limão) e aplique o conteúdo em um balde com quatro litros de água quente. Em seguida, adicione roupas brancas e deixe-as de molho por até duas horas. Após esse período, coloque as roupas em um ciclo básico de lavagem da máquina de lavar. Terminada a lavagem, pendure-as no varal. Essa é uma boa alternativa de alvejante natural para fraldas de pano, antigos linhos e outras roupas delicadas, mas se não tiver certeza, teste antes em uma área pequena primeiro.

18. Limpe o micro-ondas

Confira o melhor truque para você limpar e tirar o mau cheiro do seu forno de micro-ondas, utilizando apenas tigela, água e limão. Confira o vídeo:

19. Higienize tábuas de corte

Corte um limão ao meio e coloque sal em uma das metades. Depois disso, esfregue o limão com sal na tábua de corte para matar os germes. Lave como de costume, com água, e permita que o ar seque sua tábua. Veja outra maneira de limpar sua tábua de corte usando água oxigenada e vinagre.

20. Plásticos de cozinha

Mergulhe os recipientes de armazenamento de alimentos em suco de limão diluído para remover manchas e odores. Pode-se adicionar bicarbonato de sódio e esfregar, enxaguar e depois secar.

21. Limpeza geral

Misture meia xícara de vinagre branco, suco de um limão e duas xícaras de água. Em seguida, coloque a mistura em um borrifador e limpe sua residência. Para higienizar o vaso sanitário, basta colocar meia xícara de suco de limão na bacia e depois mexer com uma escova sanitária.

22. Sacie sua sede com suco de couve com limão

Por fim, realizar as tarefas do dia a dia se torna algo desgastante para o corpo. Se bater aquela sede, faça um suco de couve com limão:

Ingredientes

  • 1 pedaço pequeno de gengibre fresco (3 cm já é suficiente);
  • 3 folhas de couve;
  • 1/2 maçã;
  • 2 laranjas;
  • Suco de 1 limão;
  • 1 litro de água de coco.

Modo de preparo

Descasque, corte as laranjas em pedaços e tire suas sementes. Então adicione-as no liquidificador junto das folhas de couve lavadas e com talos (que possuem mais fibras), adicione o gengibre em pedaços pequenos. Acrescente água, gelo e suco de limão. Bata tudo até que todos os ingredientes incorporem. Para adoçar você pode adicionar xarope de bordo (o "maple syrup") e, se gostar de bebidas bastante gelado, acrescente gelo no copo. Sirva a seguir. Se preferir, coe.

Veja o vídeo que mostra uma das eficiências do limão:

Obs: Lembre-se de que o limão em contato com o sol pode causar desde manchas na pele até queimaduras de segundo grau. Sempre lave bem as mãos depois do uso para se prevenir.


 

Comentários  

 
0 #1 Glória Felgueiras 2017-02-19 20:55
Gostei das dicas de limpeza.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail