Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

O bicarbonato de sódio é classificado como um sal e auxilia na redução de alcalinidade e acidez. Por suas propriedades neutralizantes, o bicarbonato tem inúmeras utilidades

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

O bicarbonato de sódio é um composto químico que se apresenta na forma de um sólido cristalino de coloração branca ou levemente rosada. Também conhecido como hidrogenocarbonato de sódio ou até mesmo como carbonato ácido de sódio, sua fórmula molecular é definida por NaHCO3. O bicarbonato de sódio é classificado como um sal, pois é altamente solúvel em água, mas, quando aquecido a mais de 50°C, começa a se decompor, liberando gás carbônico (CO2).

Ele é considerado um agente neutralizante, que auxilia na redução de alcalinidade e acidez, neutralizando o meio para o mais próximo de um pH (potencial hidrogeniônico) 7, que é o valor neutro em uma escala de 0 a 14 – valores abaixo de 7 são considerados ácidos e valores acima de 7 são básicos (ou alcalinos), sendo 7 um valor de pH neutro, nem ácido, nem básico, ou seja, em equilíbrio. A água, por exemplo, é um composto neutro e tem um pH aproximado de 6,8 a 7,2 (veja mais sobre pH e aprenda a fazer um medidor de pH caseiro na matéria “Faça você mesmo: medidor de pH“).

Além disso, o bicarbonato de sódio tem a capacidade de retardar ainda mais mudanças no equilíbrio do pH, o que também o torna conhecido na química como agente de tamponamento. Essa dupla capacidade de neutralizar e tamponar são as propriedades mais marcantes do sal, que ajudam a entender o que é o bicarbonato. É graças a elas que o bicarbonato possui tantas utilidades diferentes.

Para que serve o bicarbonato?

O bicarbonato de sódio pode ser utilizado em diversas fórmulas caseiras, possuindo utilidades na limpeza, para a saúde e também para a beleza. Quando misturado com vinagre, sal, limão e água, ele forma uma mistura sustentável e eficaz para substituir os produtos de limpeza convencionais e auxilia a remover manchas.

Por seu PH levemente alcalino, o bicarbonato de sódio ajuda no combate de irritações menores, como picadas de insetos, afta, azia e dor de garganta. Já entre as suas utilidades para a beleza, ele pode fazer parte dos ingredientes de desodorante, creme de barbear, enxaguante bucal, shampoo para cabelos oleosos e secos e esfoliantes caseiros – que auxiliam na remoção de células mortas.

No caso dos produtos de beleza caseiros, é importante tomar cuidado com as dosagens, pois o bicarbonato tem uma ação forte. Receitas com bicarbonato para clarear os dentes, por exemplo, são muito comuns na internet, mas exigem atenção. O produto é usado pelos dentistas nas fórmulas profissionais para clareamento, mas em doses controladas. Nas receitas caseiras, é difícil controlar a dosagem e a periodicidade com que o produto será aplicado, fazendo com que o efeito do bicarbonato possa acabar sendo muito abrasivo para o esmalte dos dentes. Entenda melhor o problema na matéria: “Bicarbonato clareia os dentes?“. Conheça oito métodos caseiros para clarear os dentes que não envolvem o uso de bicarbonato de sódio.

O bicarbonato também é útil na cozinha e para receitas culinárias. Ele funciona como um fermento mais eficaz que o convencional e é ótimo para receitas mais aeradas, como pão de ló e pão de mel. Para tirar o mau cheiro da geladeira, uma dica é misturar um quarto de copo de água com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e fazer a limpeza com um pano em movimentos circulares. Você também pode usar o bicarbonato para limpar o forno, para remover gorduras e para fazer a limpeza do ralo. O sal também facilita o processo de descascar um ovo cozido e ajuda até a remover os agrotóxicos presentes nos alimentos.

É importante não exagerar nas doses, principalmente quando for aplicar o bicarbonato em alguma parte do seu próprio corpo. Siga as instruções das matérias linkadas e lembre-se de adquirir o bicarbonato de sódio de um fabricante confiável, pois só assim você terá a segurança de que o produto é natural e que não prejudicou o meio ambiente em seu processo de fabricação.