Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Confira uma lista com os vegetais mais saudáveis e seus benefícios

Os vegetais são pilares essenciais para uma alimentação saudável, podendo contribuir para a ingestão de nutrientes como as vitaminas A, C, K, potássio, fibra e folato. Uma dieta saudável conta com o consumo de pelo menos cinco porções diárias de vegetais, juntamente com frutas e legumes. Essa ingestão pode ajudar na redução da pressão sanguínea, prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer e afetar positivamente os níveis de açúcar no sangue. 

Todos os vegetais são saudáveis e contribuem para o consumo diário dos nutrientes necessários para manter uma alimentação balanceada. Contudo, alguns desses alimentos contém mais benefícios que outros. Confira a nossa lista com os vegetais mais saudáveis

Espinafre

O espinafre é um dos vegetais mais saudáveis do mundo. Apenas uma xícara do alimento pode fornecer a necessidade diária total de vitamina K de um adulto, além de conter altos níveis de vitamina A, vitamina C, magnésio, folato, ferro, cálcio e antioxidantes. 

Betacaroteno e luteína, dois antioxidantes potentes presentes no espinafre estão associados a um menor risco de câncer. Além disso, outros antioxidantes são essenciais para a prevenção de doenças e do estresse oxidativo — causado por radicais livres

Brócolis

Assim como o espinafre, uma xícara de brócolis consegue fornecer a necessidade diária total de vitamina K. O vegetal também é rico em vitamina C, oferecendo duas vezes da sua quantidade diária necessária. 

O brócolis é um vegetal rico em fenóis, flavonóides, selênio e vitamina C, elementos que concedem as propriedades de aumentar a atividade enzimática, favorecendo a absorção de nutrientes e inibindo as nitrosaminas (substâncias carcinogênicas). Além disso, esse alimento combate os radicais livres, protege contra doenças cardíacas e circulatórias, melhora a imunidade celular e tem propriedade antioxidante. É também rico em fibras, favorecendo a regulação da função intestinal.

Cenoura

A cenoura é rica em vitamina A e betacarotenos, além de ser um alimento versátil que pode ser incorporado em diversas receitas e refeições. Os carotenóides presentes na cenoura podem ajudar com a saúde ocular e a reduzir a degeneração macular relacionada à idade.

O vegetal também pode ajudar na prevenção do câncer. Uma pesquisa, por exemplo, conseguiu comprovar que o consumo de duas a quatro cenouras por semana pode reduzir as chances de desenvolvimento de câncer colorretal em até 17%. 

Alho

O alho é rico em alicina, uma substância que consegue afastar agentes causadores de doenças como vírus e bactérias. Além disso, os seus efeitos estão relacionados a diminuição da pressão arterial, colesterol e do nível de açúcar no sangue. O alho também já foi ligado a prevenção de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. 

A suplementação de alho também pode contribuir com melhorias em casos de resistência à insulina — uma condição que pode resultar no desenvolvimento de diabetes tipo 2. 

Couve-flor

As fibras presentes na couve-flor são recomendadas para promover a saúde do coração e do intestino. Uma xícara do alimento possui altos níveis de vitamina C, K e fibra, além de antioxidantes associados com a prevenção de câncer em animais — o carbinol.

Ervilha 

Ervilhas são vegetais amiláceos, ou seja, ricos em carboidratos. Elas são uma ótima fonte de proteína vegetal, sendo um dos ingredientes essenciais na produção de alternativas de carne. 

Rica em fibras, a ervilha também ajuda na saúde intestinal, auxiliando em movimentos intestinais regulares e um trato digestivo saudável.

Beterraba

A beterraba é um vegetal rico em nitrato, uma substância que dentro do organismo é convertida em óxido nítrico. O óxido nítrico pode ajudar a reduzir a pressão alta, contribuindo para a saúde do coração. 

Outros nutrientes presentes na beterraba são o folato, o potássio e os antioxidantes.

Como já mencionado, todos os vegetais oferecem benefícios para a saúde, contudo o consumo dos vegetais mais saudáveis pode ajudar além do esperado. Tente incorporá-los em sua alimentação para garantir seu bem-estar!