Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Trabalho exercido por mulheres pode ser mais eficiente em ambientes corporativos

De acordo com um estudo publicado pela Revista de Estudos de Negócios Internacionais, a presença de ao menos uma mulher no conselho administrativo de uma empresa pode oferecer melhorias para o desempenho no ambiente corporativo. Acredita-se que uma única mulher consegue oferecer cerca de 2% de melhorias para a empresa em lugares de poder. E, embora o número pareça pequeno, é significativo e pode indicar mudanças positivas de âmbito social.

O estudo foi feito em duas universidades dos Estados Unidos, onde os pesquisadores reuniram informações sobre mais de 3 mil empresas em 38 países entre 2007 e 2015. De acordo com os resultados da pesquisa, empresas que contavam com a presença de mulheres dentro do conselho administrativo eram mais socialmente responsáveis. 

Questões como direitos humanos, tratamento e treinamento de funcionários e outras questões sociais eram mais eficientes em ambientes corporativos onde mulheres faziam parte do conselho administrativo. 

A pesquisa indica que existem algumas qualidades femininas que não podem ser replicadas por homens no ambiente corporativo e que podem ser essenciais para o funcionamento de uma companhia. Mulheres diretoras e em outras posições de poder apresentam características filantrópicas e são mais centradas em resolver questões éticas.

De acordo com Valentina Marano, uma das idealizadoras da pesquisa, muitas mulheres têm mais experiência na área filantrópica, assim como diplomas em áreas variadas do esquema empresarial. Esses diplomas e experiências ajudam a estender o alcance corporativo de algumas empresas para áreas ambientais e sociais.

Por muito tempo, os ambientes corporativos foram vistos como ambientes dominados por homens com a estrita liderança masculina. Porém, avanços sociais e a diversificação do meio empresarial facilitaram a presença feminina nesses espaços. Além disso, os dados obtidos pela pesquisa conseguiram exemplificar o êxito das mulheres em obter mudanças significativas. 

Entre a chegada das mulheres nesses ambientes e os resultados da pesquisa, diversos passos foram dados para criar a aceitação da liderança feminina no mundo corporativo. A sociedade patriarcal continua com uma visão errônea onde esses ambientes devem ser exclusivamente povoados por homens, porém, é impossível ignorar as melhorias. 

A resiliência e a resistência feminina, cada dia mais, abrem espaço para diversas profissões no mercado de trabalho, incluindo no ambiente corporativo.