Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Uma videira perene nativa da América latina, a unha-de-gato é conhecida por tratar doenças como resfriados, osteoartrite e artrite

A unha-de-gato é uma planta medicinal originária da América do Sul e da América Central comumente usada como um suplemento para tratar diversas enfermidades. A aparência da planta, semelhante a uma garra de gato, faz com que ela leve esse nome curioso. 

Apesar das diversas propriedades que a unha-de-gato tem, não se tem muita comprovação científica sobre seus efeitos positivos no corpo humano. O pouco que se sabe é baseado em estudos iniciais e em conhecimentos populares, propagados por gerações de comunidades tradicionais. 

Capim-santo
Capim-santo: benefícios e propriedades medicinais

Dados científicos sobre a unha de gato

Comum em regiões tropicais, existem duas espécies diferentes de unha-de-gato, a Uncaria Tomentosa e a Uncaria Guianensis. Essas plantas medicinais podem chegar até 30 metros de altura. Elas são encontradas tanto na floresta Amazônica quanto em outras áreas tropicais da América Central e do Sul. 

Pertencente à família Rubiaceae, essas trepadeiras perenes se distinguem pela cor das folhas, forma dos espinhos e das flores. A Uncaria Tomentosa é caracterizada por um cipó lenhoso e gigante de até 35 metros. 

A sua base tem comprimento de 5 a 40 centímetros de diâmetro. Seus espinhos são semicurvados e pontiagudos. Essa é a espécie comumente encontrada no Brasil, em regiões como Amapá, Amazonas e Pará.

Para que serve a unha do gato?

A unha-de-gato é usada como tratamento de condições como câncer, inflamações, osteoartrite e infecções. Porém, as evidências científicas que existem sobre a planta ainda precisam de aprofundamento, e nem todos os benefícios defendidos tem embasamento de pesquisa. Confira a seguir algumas finalidades da unha-de-gato defendidas pela ciência: 

Pode melhorar sintomas de osteoartrite

Um estudo mostrou que os voluntários tiveram redução na dor depois de quatro semanas consumindo suplemento da planta. Nenhum efeito colateral foi comprovado.

Outro estudo, analisou o consumo diário do suplemento da unha-de-gato em pessoas com osteoartrite. Ele comprovou a melhora dos pacientes quando comparados com aqueles que tomavam placebo. Porém, os benefícios pararam de surgir depois de oito semanas. 

Por isso, ainda é preciso estudar melhor a unha-de-gato e suas propriedades anti-inflamatórias.

Pode auxiliar nos sintomas de artrite reumatoide 

A artrite reumatoide é uma doença autoimune que causa inchaço e dor nas juntas. Acredita-se que a unha-de-gato pode ajudar no tratamento. Uma pesquisa, do ano de 2022, determinou que o tratamento de unha-de-gato com medicamentos reduziu em 29% a dor nas juntas. Isso quando comparado ao grupo que não fez o tratamento.

Apesar dos resultados a respeito da artrite reumatoide serem promissores, ainda é preciso entender melhor o funcionamento dessa planta no organismo. Afinal, os estudos ainda são iniciais e fracos. 

Pode aumentar o funcionamento do sistema imunológico

A unha-de-gato é usada, popularmente, para aumentar o funcionamento do sistema imunológico. Logo, ela é recomendada para prevenir gripes, resfriados e outras condições que causam danos a esse sistema, como o HIV. 

Uma pesquisa, apontou que o consumo de 700mg de unha-de-gato ajudou a aumentar o número de células brancas no sangue —  conhecidas por combater infecções no organismo. Os pesquisadores defendem que os efeitos anti-inflamatórios da unha-de-gato são responsáveis por esse benefício. 

Compostos poderosos que melhoram a saúde 

Além disso, a unha-de-gato ajuda a melhorar várias questões de saúde. Um exemplo é o envelhecimento precoce, graças aos compostos poderosos que a constituem. Alguns exemplos são os ácidos fenólicos, alcaloides e flavonoides – conhecidos por suas propriedades antioxidantes que combatem radicais livres

Efeitos sem comprovação científica no momento 

Apesar dos benefícios citados acima, algumas propriedades da unha-de-gato ainda não possuem embasamento científico. Confira a seguir algumas condições que, supostamente, podem ser tratadas com a planta:

  • Câncer
  • Ansiedade
  • Alergias
  • Problemas estomacais e intestinais (propriedades diuréticas)
  • Infecções virais
  • Pressão sanguínea alta
  • Gota
  • Asma
  • Cisto no ovário
  • AIDS

Como consumir unha-de-gato?

A U.Tomentosa pode ser consumida em uma variedade de formas. A principal é através do chá de unha-de-gato, bebida comum entre os indígenas desde os tempos antigos. Porém também é possível fazer o uso de tinturas, cápsulas, suplementos, extrato seco e extrato fluído. Os produtos podem ser feitos com a casca, as folhas e até as raízes da videira. 

betula
Bétula: benefícios e usos da planta medicinal

Quais as contraindicações da unha-de-gato?

Não existem muitas contraindicações reportadas da unha-de–gato em estudos a respeito. No entanto, a alta quantidade de taninos em sua composição pode causar alguns efeitos colaterais como a náusea, irritação no estômago e diarreia. Alguns estudos pequenos também apontaram aumento no risco de hemorragias, pressão alta e danos nos nervos.

Gestantes, pessoas que estão amamentando e crianças devem evitar fazer o consumo de derivados da planta do gênero Uncaria. Isso porque não existem estudos que garantam a segurança dessa prática nesses indivíduos. 

Pessoas com doenças autoimunes também devem evitar o consumo em grande quantidade. Afinal, a unha-de-gato pode promover o melhor funcionamento do sistema imunológico, causando piora no quadro de quem sofre com essas condições. 

Além disso, a planta também pode interagir com medicamentos que reduzem o funcionamento do sistema imune. Ou seja, ela pode fazer com que os remédios percam sua eficácia. Pessoas que tomam medicamentos para colesterol, pressão sanguínea, câncer e coágulos sanguíneos devem consultar um profissional de saúde antes de usar a planta.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais