Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

A cera de carnaúba pode ser utilizada em carros, móveis e cosméticos

A cera de carnaúba é uma resina retirada de uma palmeira conhecida cientificamente como Copernicia prunifera. Ela tem uma infinidade de usos, além de ser 100% natural e vegana.

No Brasil, ela já é utilizada como alternativa sustentável em diversas áreas, na fabricação de medicamentos, cosméticos, embalagens e outros produtos.

A carnaúba é uma árvore típica do nordeste brasileiro, também conhecida como “árvore da vida”. Isso porque é possível aproveitar praticamente todas as partes dessa palmeira. Dela podem-se extrair madeira, remédios, alimento, óleo e, é claro, a popular cera de carnaúba.

As atividades relacionadas ao cultivo da árvore da carnaúba e à extração das folhas são artesanais, realizadas de maneira sustentável, e a produção do material é incluída no grupo das fontes renováveis.

Outra vantagem da cera de carnaúba é que ela pode substituir perfeitamente a cera de abelha, sem um processo de produção que envolva crueldade animal.

É importante lembrar que o consumo da cera de abelhas, além de contribuir para a redução da expectativa de vida desse animal, também afeta populações de outros insetos que concorrem pelo néctar.

Usos da cera de carnaúba

1. Fabricação de cosméticos

Essa cera tem sido cada vez mais procurada na fabricação de produtos de beleza naturais, dando consistência a produtos como creme de cabelo, batom, protetor labial e hidratante facial, porque retém umidade e protege a pele.

2. Produção de medicamentos

A indústria farmacêutica utiliza a cera de carnaúba no revestimento de medicamentos e cápsulas medicinais.

3. Polimento de carro e piso

A cera de carnaúba também é encontrada em produtos voltados para acabamento e proteção de pisos, móveis e automóveis. Quando aplicada, a cera de carnaúba fornece brilho e um verniz intenso, além de criar uma camada impermeabilizadora, impedindo a penetração da água.

4. Substituto do plástico

Por ser um produto renovável, a cera de carnaúba tem sido cada vez mais presente na indústria como substituto do plástico. O material pode ser utilizado na fabricação de copos, canudos, talheres e muitos outros.

5. Tecnologia

A cera de carnaúba também tem sido amplamente utilizada como recurso sustentável na área da tecnologia, para produzir chips, tonners, peças de placas em produtos eletrônicos, código de barras, entre outros.

6. Embalagens veganas e sustentáveis

Ainda como substituta do plástico, a cera de carnaúba pode ser usada na fabricação de embalagens para conservar alimentos, por exemplo.

Nessa linha, a Junibee foi a primeira empresa no Brasil a comercializar essas embalagens, que substituem o plástico-filme. Aliás, a produção delas é tão simples que você mesmo pode fazer a sua em casa.

Faça a sua própria embalagem com cera de carnaúba

Siga o passo a passo e aprenda como fazer uma embalagem com cera de carnaúba. Esse produto é ideal armazenar alimentos, tampar potinhos e proteger os lanches que você quiser transportar na bolsa. E o melhor: é 100% vegano e ecológico.

  1. Materiais necessários
    Ingredientes

    • Cera de carnaúba
    • Papel-manteiga
    • Ferro de passar roupas
    • Tecido 100% algodão
    • Tesoura tipo Zig-Zag
  2. Passo a passo:
    Modo de Preparo

    1. Corte, com a tesoura, o tecido em pedaços no tamanho que preferir.
    2. Use um ralador (de queijo, por exemplo) para ralar a cera de carnaúba.
    3. Então, corte dois pedaços de papel-manteiga, em um tamanho que seja maior que o do seu tecido.
    4. Sobre uma superfície, estenda o tecido sobre o pedaço de papel-manteiga.
    5. Espalhe bem a cera sobre o tecido e, em seguida, coloque por cima outro pedaço de papel-manteiga, formando um “sanduíche”.
    6. Passe o ferro sobre o papel-manteiga para que a cera se espalhe pelo tecido.
    7. Deixe secar e pronto! Agora, é só começar a usar a sua embalagem!