Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Uma máscara de abacate caseira e natural pode fazer milagres pela sua pele e cabelos. Confira dicas, benefícios e receitas práticas

A máscara de abacate é uma alternativa natural, livre de substâncias tóxicas, acessível e superprática para deixar sua pele e cabelo hidratados e macios. Isso porque o abacate é rico em gorduras, vitaminas e minerais que podem fazer milagres pelo seu corpo, tanto como alimento quanto como cosmético

Além de ser fonte de vitaminas C e E, que desempenham um papel fundamental na vitalidade da pele, o abacate contém ácidos graxos, que promovem hidratação profunda e ainda reduzem irritações e vermelhidão. As mesmas propriedades servem para o cuidado capilar, já que a fruta auxilia na reparação de cabelos danificados, conferindo brilho e maciez aos fios.

É por isso que a indústria de cosméticos adora o abacate. Você já reparou na quantidade de marcas que utilizam a fruta e seu óleo na fabricação de produtos? Mas aqui vai um segredo: na verdade, você não precisa investir em cosméticos industrializados para aproveitar os benefícios dessa fruta incrível.

Como a máscara de abacate pode beneficiar a minha pele?

Previne danos causados pelos raios UV

Uma pesquisa de 2011 confirmou que o abacate contém compostos que podem ajudar a proteger sua pele dos danos do sol e da inflamação. Os raios ultravioleta (UV) são os responsáveis pelo aparecimento das indesejadas rugas, bem como outros sinais de envelhecimento, e podem causar câncer de pele.

Além disso, outros estudos demonstraram que tanto a vitamina C quanto a vitamina E, encontradas em abundância nos abacates, desempenham um papel importante na proteção da pele contra os danos oxidativos causados ​​pelo sol e outros fatores ambientais, como a poluição.

Melhora a elasticidade 

Um estudo de 2010 realizado com mais de 700 mulheres analisou a relação entre a condição da pele e a ingestão de gorduras e micronutrientes antioxidantes.

Os pesquisadores concluíram que uma alta ingestão de gorduras saudáveis, especialmente a monoinsaturada, que é encontrada nos abacates, ajuda a aumentar a elasticidade da pele e reduz o aparecimento de rugas.

Minimiza erupções

Se sua pele é propensa a erupções, limpar o rosto com óleo de abacate pode ajudar a eliminar o problema, graças à sua ação antimicrobiana. Você também vai sentir sua pele mais macia e hidratada com o uso regular do óleo.

Melhora a saúde geral da pele

O óleo de abacate prensado a frio tem uma abundância de antioxidantes, esteróis vegetais, ômega-9, minerais e vitaminas, incluindo vitaminas C e E. Juntos, esses nutrientes podem ajudar a aumentar a produção de colágeno, aliviar a inflamação e remover as células mortas da pele.

Previne pele seca

Os abacates são uma grande fonte de biotina, que faz parte das vitaminas do complexo B. A biotina é conhecida por ajudar a prevenir a pele seca quando aplicada topicamente. Ela também pode ajudar a prevenir cabelos e unhas quebradiças.

Máscaras de abacate para a pele

O que torna o abacate uma alternativa prática e simples para a sua rotina de skincare é que você pode usar a polpa da fruta diretamente na pele para começar a usufruir de seus benefícios. 

É isso mesmo: você não precisa de milhares de ingredientes para sentir o poder do abacate na maciez, na hidratação e na desinflamação da pele. A fruta faz todo o trabalho sozinha! Como alternativa, você pode usar o óleo de abacate, que é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais.

Mas, se preferir, você também pode criar produtinhos naturais e caseiros mais complexos para potencializar os incríveis benefícios do abacate. Confira receitas práticas e simples de fazer.

Máscara de abacate e mel para hidratação profunda

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de óleo de coco sólido (coloque na geladeira para solidificar se estiver no estado líquido)
  • 1/2 abacate maduro sem caroço e descascado
  • 1 colher de chá de mel 
  • 1 colher de chá de água

Como fazer

Coloque o óleo de coco, o abacate, o mel e a água em uma tigela. Amasse o abacate com um garfo e mexa bem até obter uma mistura homogênea. Se preferir, você também pode bater tudo no 

no liquidificador. Em seguida, aqueça a pele com uma toalha de rosto úmida e quente por 20 segundos para abrir os poros.

Aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos (ou até 30 minutos), evitando a área dos olhos. Enxágue com água morna ou fria. Após lavar o rosto, você pode aplicar seu hidratante de costume para potencializar os benefícios.

Máscara de abacate e aveia para esfoliação (vegana)

Ingredientes

Como fazer

Adicione todos os ingredientes em uma tigela e amasse com um garfo, até obter uma pasta homogênea. Aplique no rosto e deixe agir por 15 minutos. Enxágue com água corrente em abundância.

Essa receita pode ser adaptada de acordo com as suas necessidades e preferências. Confira outras ideias de ingredientes naturais na matéria Limpeza de pele caseira em cinco passos.

Máscara de abacate para os cabelos

Os abacates são extremamente hidratantes e nutritivos porque contêm óleos naturais e ácidos graxos poliinsaturados e monoinsaturados (as gorduras “boas”). Embora esses óleos possam ser benéficos para todos os tipos de cabelo, eles são especialmente úteis para cabelos secos e desidratados.

A fruta também é rica em vitaminas que podem nutrir o couro cabeludo e ajudar o cabelo a ter um aspecto saudável, brilhante e hidratado. Você deve ter ouvido que a biotina ajuda o cabelo e as unhas a crescer. Isso é especialmente válido para pessoas com deficiência de biotina.

O abacate é uma grande fonte de biotina, e adicionar essa vitamina do complexo B de volta à sua vida pode ajudar o cabelo a crescer de maneira saudável.

Máscara de abacate com óleo de coco

Ingredientes

  • 1 abacate
  • 2-3 colheres de sopa óleo de coco

Como fazer

Use um garfo para amassar um abacate inteiro em uma tigela. Comece com 2 colheres de sopa de óleo de coco e misture.

O óleo de coco demonstrou ser facilmente absorvido pelo cabelo e proteger os fios de danos externos. Você pode adicionar mais óleo de coco, se preferir uma máscara de consistência líquida. Aplique a partir das pontas do cabelo e vá subindo até o couro cabeludo.

Máscara de abacate, azeite e suco de limão

Ingredientes

Como fazer

Amasse o abacate e misture o azeite e o suco de limão, até atingir uma consistência semelhante à de guacamole. Aplique no cabelo úmido ou seco da raiz às pontas.

O limão é antifúngico e pode ajudar a reduzir a oleosidade e a caspa. Mas, se não for enxaguado corretamente, pode descolorir temporariamente os fios. Por isso, vale ficar de olho nas proporções. As propriedades emolientes do azeite ajudam a dar suavidade e maciez aos cabelos.

Máscara de abacate e Aloe vera

Ingredientes

  • 1 abacate maduro
  • 2 colheres de sopa de gel de Aloe vera
  • 1 colher de chá de óleo de coco

Como fazer 

Bata ou misture os três ingredientes, adicionando mais óleo de coco se você tiver cabelos muito longos ou grossos. A babosa, ou Aloe vera, tem propriedades anti-inflamatórias que podem acalmar o couro cabeludo. Em conjunto com o abacate, ela também nutre os fios e evita pontas duplas.

Máscara de banana e abacate

Ingredientes

  • 1 banana madura
  • 1/2 abacate

Como fazer

Amasse ou misture os ingredientes e aplique no cabelo úmido da raiz às pontas. A banana tem alto teor de sílica; por isso, é excelente para suavizar o cabelo e adicionar brilho extra aos fios.

Como evitar reações alérgicas

Se você tem pele sensível, experimente testar o abacate em uma pequena área do corpo antes de aplicar no rosto. Coloque um pouco da mistura já pronta na parte de baixo do pulso ou na parte interna do cotovelo e deixe agir por até 20 minutos. 

Se não sentir coceira, vermelhidão ou queimação durante os 20 minutos, é bastante provável que você possa usar uma máscara de abacate feita em casa sem efeitos colaterais. Caso experimente qualquer reação estranha, retire o produto imediatamente e procure orientação médica.