Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda como fazer o masala chai, um chá de especiarias original da Índia

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

O masala chai é um chá feito a partir de chá preto e especiarias. Ele pode ser feito com leite, igual o chai latte ou tomado puro. Enquanto em outras partes do mundo chai é um sabor de chá, na Índia ele é apenas chá. Quando a bebida saiu de sua terra natal e passou a ser feita em outros lugares, a palavra ganhou um novo significado. 

A bebida foi resultado da colonização Britânica na Índia. Eventualmente, os indianos pegaram o costume dos britânicos de beber chá — geralmente preto e com leite. Porém, como o país é rico em especiarias, logo elas acharam seu lugar no chá, e assim foi criado o masala chai

A Índia é uma dos países que mais exporta e consome chá. 

O chai tem algumas variações, porém a mistura original envolve chá preto, especiarias como canela, cardamomo e cravo e algum tipo de adoçante, seja açúcar ou xarope de agave. Em Kashmir, a bebida pode ser encontrada com chá verde, e em outros lugares da Índia, ele é servido com uma pitada de sal. 

Benefícios 

Uma pesquisa feita com ratos concluiu que as teaflavinas (um tipo de antioxidante) presentes no chá preto diminuem o risco de diabetes, obesidade e colesterol elevado. Os resultados também mostraram que outro grupo de antioxidantes presentes na bebida, as fluvinas, reduzem os níveis de colesterol e açúcar no sangue.

Além disso, muitas das especiarias encontradas no masala chai são ricas em componentes antioxidantes e anti-inflamatórios.

Como fazer

Para fazer o seu próprio masala chai, você vai precisar de:

Amasse a canela, os cardamomos, as pimentas, e os cravos juntos em um pilão até ficarem em pedaços pequenos. Transfira as especiarias para uma panela junto com a água e com o gengibre, coloque em fogo alto até ferver. Quando a mistura ferver, diminua o fogo para médio e deixe reduzir por volta de um terço. Adicione os saquinhos de chá e deixe no fogo por mais 5 minutos. Se quiser, adicione 2 xícaras do leite vegetal de sua preferência, para fazer um chai latte. Tire do fogo e deixe a bebida tampada por mais 5 minutos. Depois, coe o líquido e adoce-o como preferir. 

O masala chai é tradicionalmente servido quente, mas pode ser bebido enquanto gelado e guardado na geladeira.