Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Jala neti é uma prática de higiene indiana que alivia e pode até curar rinite, sinusite e outros problemas respiratórios

Imagem: Stella Legnaioli/Portal eCycle

Jala neti é uma técnica milenar utilizada há séculos pelos iogues indianos para limpar e descongestionar as vias nasais. Em hindu, jala significa água e neti, purificação. A prática, que faz parte do Hatha Yoga e da antiga medicina ayurverda, consiste em lavar o nariz com uma solução de água morna e sal. Os efeitos do jala neti, além de relaxantes, previnem e aliviam rinite, sinusite, enxaqueca, resfriado, coriza e outros problemas.

O jala neti é feito com água (filtrada ou mineral) morna misturada com um pouco de sal. A aplicação é simples, feita com a ajuda de um bule de porcelana ou cerâmica específico para o jala neti, chamado lota. A recomendação é evitar lotas de plástico, porque a água quente em contato com esse tipo de material pode soltar substâncias tóxicas, como a dioxina e microplásticos.

Benefícios do jala neti

jalaneti
Imagem de Joseph Mucira no Pixabay

Jala neti é um dos seis procedimentos de purificação, ou shatkarmas. Envolve derramar água em uma narina e enxaguar outra narina ajudando a manter a passagem nasal limpa. O jala neti é uma forma de limpar os seios da face e, consequentemente, manter o trato respiratório livre de sujeira e toxinas. As cavidades nasais ficam obstruídas com impurezas que podem causar inflamação, infecções e outros distúrbios respiratórios.

  • A prática regular pode ajudar a manter a sua passagem nasal limpa, tornando o seu sistema respiratório forte.
  • É eficaz no tratamento da asma e facilita a respiração dos pacientes asmáticos.
  • É uma ótima técnica para manter seus ouvidos, olhos e nariz longe de infecções.
  • É eficaz para pessoas com bronquite, pois mantém as narinas desobstruídas para que você não precise respirar pela boca.
  • Tem um efeito de resfriamento no cérebro, puxando o calor excessivo, e alivia a enxaqueca.

Como fazer o jala neti

O primeiro passo é adquirir um lota. O lota é um pequeno bule com um bico alongado na ponta que permite que a água salina entre por uma narina e saia pela outra. Recomenda-se usar uma colher de chá de sal a cada meio litro de água. Lembre-se de respeitar as proporções, porque o sal em excesso pode causar ardência e sensação de queimadura nas narinas, mas pouco sal pode machucar o nariz.

  1. Esquente a água. Coloque-a no lota junto com uma pitada de sal. Espere esfriar um pouco. Quando estiver morna, estará pronta para ser aplicada.
  2. De preferência diante de um espelho, incline a cabeça para o lado direito, respirando pela boca. Insira o bico do lota na cavidade nasal direita, de modo a permitir a passagem de água.
  3. Ajuste sua cabeça a um determinado ponto onde a água flui da narina direita para a esquerda e finalmente seja enxaguada. Continue até que a água do lota termine.
  4. Encha a panela novamente e repita o processo com a narina direita. Você pode sentir irritação no nariz, espirros ou tosse nas primeiras vezes. Garanta que seu nariz fique seco após concluir todo o processo.

Se preferir, confira o processo passo a passo no vídeo abaixo, no canal Marcos Rojo Yoga:

No final do processo, você pode assoar o nariz para ter certeza de que não sobraram resquícios de sujeira. O jala neti também possibilita a limpeza do canal auditivo, uma vez que as vias respiratórias estão relacionadas também com os ouvidos.

O jala neti é indicado para todas as pessoas que sofrem com alergias respiratórias, rinite, sinusite, bronquite, asma e outros problemas na mucosa nasal. Não há contraindicações. Recomenda-se fazer a higienização diária, no máximo três vezes por dia.



Veja também: