Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Albedo é a medida de refletividade de uma superfície; ela indica a capacidade de absorção dos raios solares pelo planeta Terra

AlbedoImagem de Pascale Amez em Unsplash

Albedo pode ser definido como a medida da quantidade de radiação solar refletida por um corpo ou uma superfície, sendo calculado como a razão entre a quantidade de radiação refletida e a quantidade de radiação recebida. Em termos geográficos, o albedo representa a relação entre a quantidade de luz refletida pela superfície terrestre e a quantidade de luz recebida do Sol, afetando diretamente a temperatura de equilíbrio da Terra.

A medida varia de zero (absorção total de um corpo negro) a um (reflexão total de um corpo refletor), extremos teóricos inexistentes na natureza. Segundo especialistas, pode-se dizer que o albedo da Terra é 0,4, o que significa que 60% da energia solar incidente fica retida no sistema terrestre. Esses valores podem ser medidos com alta precisão por meio de satélites, sendo posteriormente inseridos nos modelos de tempo e clima.

Fatores que influenciam no valor do albedo

O albedo depende de algumas características da superfície, como cor, textura e umidade. Ele também varia de acordo com o ângulo de incidência solar, ou seja, quanto mais perpendicular o ângulo entre o raio solar e a superfície, maior a tendência da radiação ser absorvida, diminuindo o poder de reflexão e, consequentemente, o albedo. Ao amanhecer ou entardecer, o ângulo de incidência solar com a superfície é pequeno, aumentando a reflexão e, consequentemente, o albedo.

Quanto mais reflexiva for uma superfície, maior o valor do albedo. Superfícies muito brancas, como com neve recém precipitada, refletem uma fração muito alta da radiação recebida, possuindo um grande albedo. Por outro lado, superfícies mais escuras, como água, florestas ou asfalto, absorvem uma fração muito alta da radiação recebida, possuindo um pequeno albedo.

O que muda o albedo da Terra?

Alguns fatores podem alterar o albedo da Terra, fazendo com que ela absorva ou reflita mais radiação, como:

Mudanças na quantidade de radiação absorvida ou refletida pela Terra provocam impactos no balanço energético do planeta. Nos últimos anos, as emissões de gases do efeito estufa na atmosfera têm feito com que uma maior quantidade de energia emitida pelo Sol fique retida na Terra, intensificando o efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global.

Com isso, especialistas climáticos estão preocupados com o fato de que, se o aquecimento global continuar, as geleiras e calotas polares derreterão, fazendo com que a água do oceano absorva uma maior quantidade de radiação, o que intensifica mais ainda esse fenômeno.

Albedo de usinas hidrelétricas

De acordo com um estudo, os reservatórios de usinas hidrelétricas são mais escuros do que a terra circundante, fazendo com que eles absorvam mais calor do que ela. Esse calor, no entanto, se infiltra lentamente na atmosfera, contribuindo para a intensificação do efeito estufa e, consequentemente, do aquecimento global. Nesse sentido, especialistas sugerem que mudanças nos reservatórios de usinas hidrelétricas são necessárias para reduzir o efeito nocivo do albedo sobre o clima.


Fontes: Estudo sobre o albedo em diferentes tipos de superfície e Determinação do Albedo da Superfície a partir de Dados AVHRR/NOAA e TM/LANDSAT-5


Veja também: